sexta-feira, 26 de março de 2010

Crônica de Urda Alice Klueger : Você sabia?

Que línguas falamos na América? A gente começa respondendo: português e espanhol. Mas aí se lembra que nos EUA se fala inglês, e que metade do Canadá fala francês. E que pelo Caribe e nas Guianas se falam línguas como o holandês e outras, como o papiamento, em Aruba e Curaçau, interessantíssima língua inventada pelos escravos daquelas ilhas, no passado. Parece um monte de línguas, não? Mas estamos nos esquecendo do quíchua e do aimará, primeiras línguas de parte dos povos andinos – como segunda língua, eles costumam aprender o espanhol, que é usado no dia a dia. Nem vamos falar de todas as outras inúmeras línguas de outros inúmeros grupos indígenas por esta América afora, como o Xokleng, quase aqui no quintal de casa. Vamos logo aonde quero chegar: ao Guarani.

Acabo de voltar do Paraguai, e lá, milagrosamente, a língua guarani sobreviveu em toda a sua glória, e é a língua do dia-a-dia das gentes daquele país. Quando voltei, meu amigo Viegas, um intelectual, me perguntou:

- E daí, e daí? Tu viste alguém falando mesmo guarani lá no Paraguai?

Respondi-lhe que lá todos falavam guarani como primeira língua e o tempo quase todo, excetuando-se, claro, os menonitas do Chaco, sobre os quais já falei na semana passada.

- Mas tu viste mesmo? Quantas pessoas? – o meu amigo Viegas não estava entendendo muito bem.

- Viegas, TODOS falam guarani. Lá na casa do Aldo (família de classe média-alta, onde me hospedara em Assunción – o Aldo é médico aqui em Blumenau), todos falam guarani o tempo todo. Passavam a falar espanhol quando eu chegava, por educação.

Tenho a leve impressão que Viegas achava que a coisa era mais a nível da gente pobre.

- Mas tu tens certeza? Há um país aqui na América falando guarani?

- Tem, Viegas. É coisa milagrosa, mas tem! De alguma forma, aquele povo tão forte (e sobre o qual vivemos fazendo gozações) salvou aquela antiga língua americana!

E contei-lhe mais, da menina que vira na rodoviária de Assunción entretidíssima a ler um livro infantil em guarani, sentada sobre uma mala. Devia ter uns 8 anos. Na ocasião, eu acabara de fazer amizade com 3 moças brasiguaias (brasileiros que estão devastando todo um estado paraguaio, ao norte, acabando com a floresta e a terra), e estava de papo com as brasiguaias (em português, é claro), e chamei a atenção delas para a menina lendo o livro em guarani. Elas se espantaram:

- Nós também sabemos ler em guarani. Nossa primeira língua foi o português, mas depois aprendemos o guarani na escola.

Meu amigo Viegas quedou-se um pouco incrédulo, tipo assim como se precisasse de umas horas para absorver uma coisa assim tão desconhecida e tão próxima de nós.

E então lhes digo que até aprendi duas palavras em guarani, e copiei algumas saudações. Uma das palavras é água, que se escreve “y”, mas quero ver alguém daqui conseguir aquela pronúncia musical com que se diz água. Estão rindo de mim, não é?A outra é Ipacaray, e os mais velhos haverão de se lembrar da música “Recuerdos de Ipacaray”, e Ipacaray é um lago, que vi um pouco ao longe, mas lindo e azul, e a palavra quer dizer: “água que tem fim”. Foi pouco para duas semanas por lá, não foi? Mas o que não aprendi eu copiei, e hoje deixo para vocês umas das lindas saudações copiadas:

“Roipota iporãba opamb’e nderegucrã!”






Urda Alice Klueger

terça-feira, 23 de março de 2010

Exibição de filme sobre a causa palestina no dia 30 de março

Vocês são nossos convidados para participar do Dia da Terra Palestina - 30 de março!
Através do filme 101 Ocupação teremos um momento de confraternização e reflexão sobre a situação da Palestina hoje!

Data: 30 de março de 2010 - terça-feira
Hora: 19:00 hs

Filme: Occupation 101 - A Voz da Maioria Silenciada
" O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância , e sim a ilusão da verdade " .

Debatedores:
Khader Othmann - Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino
Elaine Tavares - jornalista

Local: Museu da Escola Catarinense (antiga FAED) - UDESC. Projeto Cinearth
R. Saldanha Marinho, 196, Centro, Florianópolis, SC.

Entrada Franca
Teremos também camisetas e Hatahs!

Filme: Occupation 101 - A Voz da Maioria Silenciada
Sinopse:
dos diretores Abdallah Omeish e Sufyan Omeish , 2006, duração 80 minutos.
O filme trata das raízes históricas do conflito entre Israel e Palestina, abrangendo uma ampla gama de assuntos, entre os quais: a primeira onda de imigração dos judeus europeus para a região da Palestina nos anos de 1880; as tensões dos anos de 1920; as guerras de 1948 e 1967; a primeira Intifada de 1987; o processo de paz de Oslo; a expansão dos acampamentos judeus; o bloqueio econômico e a ocupação de Israel na Faixa de Gaza; o papel dos EUA no conflito; o testemunho das vítimas da ocupação israelense.


Significado da data "30 de março - Dia da Terra"
Hoje, nas terras invadidas da Palestina, nos campos de refugiados e nas emigrações da Diáspora e um pouco por todo o mundo, em sinal de solidariedade, comemora-se o 34.º “Dia da Terra” (Yawm Al-Ard), como um dia de protesto e de resistência, contra a apropriação, por Israel, da terra Palestina.

Em 1976 em resposta ao anúncio do governo israelense de um plano que iria confiscar terras, em áreas árabes, para construir novas colônias e ampliar cidades judaicas, foi organizada uma greve geral pelos palestinos e diversas manifestações nas cidades árabes da Galiléia ao Negev.

O governo israelense, através do seu exército nazi-sionista, reprimiu violentamente com tanques e artilharia pesada. O saldo do confronto foram seis jovens, cidadãos árabes, mortos e 96 feridos e 300 presos.

Desde então, o 30 de Março, tornou-se anualmente num Dia de comemorações e de manifestações, realizadas não só por cidadãos palestinos, mas por árabes e demais cidadãos de todo o mundo.

Hoje, o "Dia da Terra" simboliza também a resistência palestina à ofensiva em curso, de Israel, no tocante à continuada expropriação de terras, ao apartheid, à colonização e à ocupação.
Sua presença e sua solidariedade são fundamentais na luta de libertação da Palestina!

Divulgue esse evento, repasse este convite para seus amigos!

Palestina livre!
Viva a Intifada! Resitência até a vitória!
Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino
"Um beduíno sozinho não vence a imensidão do deserto, é preciso ir em caravana"
www.vivapalestina.com.br
www.palestinalivre.org

Veja a programação Cultural e musical do final de março do Bar Açores em Santo Antonio de Lisboa

A música Brasileira marca presença no Bar e Restaurante Açores, ótima atração confira a agenda e divirta-se.


22/03/2010 DORNELLES,CONTRA-BAIXO E BATERIA (MPB)

23/03/2010 DORNELLES ( MPB)

24/03/2010 REINALDO TUNNES (MPB)

25/03/2010 TEMPERO BRASILEIRO (SAMBA DE RAIZ)

26/03/2010 VELA ABERTA ( MPB)

27/03/2010 RAIZ DE CANELA(MPB/SAMBA E BOSSA)

28/03/2010 RAQUEL BARRETO (SAMBA DE RAIZ)


BAR E RESTAURANTE AÇORES
SANTO ANTONIO DE LISBOA – FPOLIS
Rua Cônego Serpa, 20 – ao lado da Igreja.

Faça já sua RESERVA pelo fone: 3235.1377

Reservas a partir das 19h00min h até 21h30min h (TERÇA Á DOMINGO)

VENHA ASSISTIR OS JOGOS DA COPA DO MUNDO NO BAR E RESTAURANTE AÇORES

sexta-feira, 19 de março de 2010

Regulação da mídia é fundamental para a democracia, diz Vannuchi

Daniel Mello
Agência Brasil- FNDC

São Paulo - O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, disse que é fundamental para a democracia estabelecer um modelo de regulação da mídia. “É angular nos concentrarmos em uma solução para a questão de mídia”, afirmou durante debate sobre o Plano Nacional de Direitos Humanos na Universidade de São Paulo (USP).

A metáfora de que os meios de comunicação são o quarto poder da República foi utilizada pelo ministro. Ele destacou que apesar de os veículos de comunicação agirem como se fossem essa quarta parte do Estado, eles se colocam “a salvo” de qualquer forma de regulação. “Esse quarto poder tem que entrar na roda para ser submetido ao mesmo sistema de controles recíprocos”, ressaltou.

Vannuchi criticou, entretanto, o modelo cerceador de liberdades adotado em Cuba. “Não é suportável a ideia de que a Revolução Cubana não consegue conviver com uma blogueira”, disse em referência à cubana Yoani Sanches, que faz críticas ao regime de Fidel Castro em seu blog.

Rede social carece de modelo de negócio, dizem especialistas

Pedro Canário
Teletime- FNDC

Investir em redes sociais tem se tornado uma estratégia quase obrigatória para as empresas que querem saber a opinião dos clientes em relação a produtos ou serviços. O problema é que essas ferramentas ainda são relativamente recentes e a maioria das empresas não têm conhecimento de como usá-las em prol do negócio. A razão disso é que ainda não existe um modelo de negócio eficiente.

A observação foi feita pelo sócio-diretor da MPP Solutions, Marcelo Póvoa, durante palestra no Web Expo Forum, nesta quarta-feira, 17, que ocontece em São Paulo. Para o executivo, as redes sociais ainda não atingiram a maturidade, por isso é difícil afirmar qual é a "estratégia vencedora" para esse tipo de ambiente. Segundo Póvoa, antes, os sites de buscas e as primeiras ferramentas de relacionamento eram gerenciados por pessoas, dependendo totalmente de conhecimento humano. Hoje, o que ocorre é uma dependência cada vez maior de tecnologias de varredura baseadas em algoritmos para a busca de informações relevantes.

Póvoa cita o exemplo da primeira versão do Yahoo, que chegou a liderar o mercado de buscas com um site compartimentado em inúmeras subcategorias de conhecimento, cujo conteúdo era organizado por uma equipe de biblioteconomistas. "Logo a web cresceu e a mão de obra tornou-se insuficiente, abrindo espaço para o Google, que apareceu justamente com um conhecimento técnico diferenciado capaz de fazer buscas por toda a internet", conta ele, ao dizer que as redes sociais, a exemplo do Facebook e de suas ferramentas de venda de publicidade, estão seguindo o mesmo caminho. É aí, segundo Póvoa, que há a necessidade de um modelo economicamente sustentável de negócio.

O diretor de vendas e negócios da Accenture, Mario Faria, corrobora a visão do diretor da MPP Solutions, para quem o problema se deve grande parte ao desconhecimento das empresas e dos gestores de orçamentos em relação às mídias sociais. Segundo Faria, a falta de interesse por parte do mercado corporativo, aliada à falta de um modelo de negócio sólido, acabou resultando em estratégias sem propósito na web.

A opinião de Cesar Paz, diretor presidente da AG2 e presidente da Associação Brasileira de Agências Digitais (Abrad), as redes sociais precisam ser mais bem compreendidas pelo mundo corporativo, para que possam ser criadas estratégias mais claras, com objetivos definidos. "O importante não é entender o que leva as pessoas às redes sociais, e sim entender que as redes sociais são ferramentas para suprir uma necessidade que as pessoas têm de se comunicar."

Maratona Fotográfica acontece neste final de semana

Quem ainda não garantiu uma vaga na 16ª Maratona Fotográfica de Florianópolis deve se apressar, pois o prazo de cadastramento encerra às 11h, neste sábado (20/03), data do início da competição. As inscrições ainda podem ser feitas na loja Color System do Shopping Trindade, loja 6, em frente à Praça Santos Dumont. A largada acontece às 12h, no Forte Santa Bárbara, no Centro, com a distribuição das seis primeiras tarefas e o encerramento será às 18h de domingo (21/03), mediante a devolução do material produzido pelos participantes. O evento é uma promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e faz parte das comemorações da Prefeitura da Capital no aniversário da cidade.

A competição abrangerá as categorias filme e digital, limitando-se ao total de 400 participantes no evento. A inscrição na categoria filme equivale ao valor de um rolo de filme colorido Fujifilm 400 de 24 poses (R$ 12,00) e na categoria digital corresponde a um CD (R$ 5,00), que devem ser adquiridos pelo participante na loja Color System do Shopping Trindade.

O regulamento completo e a ficha de inscrição estão no site da Fundação Franklin Cascaes, no Portal da Prefeitura de Florianópolis (www.pmf.sc.gov.br). Informações pelo telefone (48) 3324-1415 ou pelo e-mail do evento (maratonafoto@gmail.com). A 16ª Maratona Fotográfica tem o patrocínio da Color System e Nikon - Udenio do Brasil, além de apoio da Companhia Operadora de Terminais de Integração S/A (Cotisa) e Rádio Udesc 100.1 FM. Em 2009, a competição atraiu 305 competidores de vários estados do Brasil.



Outras regras



A competição inicia às 12h do sábado (20/03), na sede da Fundação Franklin Cascaes, no Forte Santa Bárbara, à Rua Antônio Luz nº 260 (junto ao Terminal Urbano Cidade de Florianópolis), onde serão entregues as camisetas e as seis primeiras tarefas. A competição abrangerá temas que serão divulgados a cada seis horas, perfazendo o total de 24 fotos. Cada tema deverá ser fotografado uma única vez e na ordem anunciada.

As etapas seguintes serão informadas pela Rádio Udesc 100.1 FM; ou pelo telefone da Fundação Franklin Cascaes; ou diretamente no Forte Santa Bárbara. O término da competição será no domingo (21/03), às 18h, ocasião em que ocorrerá a entrega do filme bruto sem revelação ou do CD devidamente gravado. Das 24h do dia 20 às 6h do dia 21 haverá um intervalo no evento.

Uma comissão julgadora com três profissionais da área escolherá as três sequências vencedoras e também os 24 melhores registros individuais em cada categoria. Os autores receberão a seguinte premiação:

Conjunto - Categoria Filme



*1° lugar – R$ 3.000,00 + caneta para limpeza exclusiva

*2° lugar – R$ 2.000,00 + caneta para limpeza exclusiva

*3° lugar – R$ 1.500,00 + caneta para limpeza exclusiva



Conjunto - Categoria Digital



*1° lugar – R$ 2.000,00 + máquina fotográfica Reflex D5000 + caneta Lens Pen.

*2° lugar – R$ 1.500,00 + máquina fotográfica Coolpix L100 + caneta Lens Pen.

*3° lugar – R$ 1.000,00 + máquina fotográfica Coolpix S560 + caneta Lens Pen.



Individual – Categoria Filme e Digital



*As 24 melhores imagens de cada categoria serão premiadas com R$ 100,00.





Serviço:



O Quê: 16ª Maratona Fotográfica de Florianópolis

Quando: sábado (20/03) – largada às 12h

domingo (21/03) – encerramento às 18h

Onde: Forte Santa Bárbara (sede da Fundação Franklin Cascaes)

Rua Antônio Luz nº 260 (perto do Terminal Cidade de Florianópolis)



Inscrições: sexta-feira (19/03) - das 9h às 18h

sábado (20/03) - das 9h às 11h

Loja Color System do Shopping Trindade

R. Lauro Linhares nº 2123/ loja 6 (em frente à Pça. Santos Dumont)

Informações: (48) 3324-1415

www.pmf.sc.gov.br (no site da Fundação Franklin Cascaes)

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Bancário e OAB/SC fazem inspeção na 3ª Vara Cível da Comarca de São José

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Bancário e OAB/SC fazem inspeção na 3ª Vara Cível da Comarca de São José



Principais problemas encontrados estão relacionados com a falta de infra-estrutura e a carência de funcionários. Até no banheiro da vara foram encontrados processo arquivados.


O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Bancário (IBDConB), presidido pelo advogado Luciano Duarte Peres (foto), e a OAB/SC estiveram essa semana na 3ª Vara Cível da Comarca de São José, unidade com competência privativa para processar e julgar ações relacionadas ao Direito Bancário, para inspecionar as atividades.


A visita foi feita a pedido da própria vara, a fim de que o Instituto e a OAB/SC possam levar ao Tribunal de Justiça (TJ/SC) propostas que contribuam com o aprimoramento do serviço de Direito Bancário no Estado de Santa Catarina.


Os principais problemas encontrados durante a inspeção estão relacionados, principalmente, com a falta de infraestrutura e com a carência de funcionários. “Nós encontramos processos arquivados até no banheiro da vara e um número de funcionários inferior ao que seria preciso para existir uma celeridade processual”, explica o advogado Luciano Duarte Peres.


Atualmente, a 3ª Vara Cível da Comarca de São José possui mais de 3 mil petições aguardando para serem juntadas aos autos e 11 mil processos ainda estão pendentes de julgamento. Todos os dias, mais de 100 novos processos são protocolados somente na área de Direito Bancário.


Agora, com as informações necessárias em mãos, os dirigentes do Instituto, da OAB, do TJ e da Vara irão se reunir a fim de buscar soluções para os problemas identificados. O encontro acontecerá na primeira semana de abril.




Assessoria de Imprensa

Juliana Pamplona / Karyna Pereira / Amanda Mariano

48 3035.5503 / 9981.0506 / 9971.5056 / 8465.3325

www.alvodecomunicacao.com.br

Twitter: www.twitter.com/alvocom

Arthur Moreira Lima , nesta sexta, no aniversário de Florianópolis

O pianista Arthur Moreira Lima juntamente com a Orquestra Sinfonica Catarinense, presenteia Florianópolis, no aniversário de 284 anos da cidade, com recital de clássicos da música erudita e popular. O repertório vai de Chopin a Pixinguinha, passando por Mozart, Lizst, Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga, dentre outros.

Entre as orquestras e os regentes famosos com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, National da França, sob a direção de Kurt Sanderling, KiriIl Kondrashin, Mariss Jansons, Serge Baudo, Jesus Lopez-Cobos, Sir Charles Groves, Vladimir Fedosseyev, Rudolf Barshai, dentre outras.

LOCAL Parque de Coqueiros
Avenida Engenheiro Max de Souza, s/n°
Coqueiros - Florianópolis

Horário(s): 19/03/2010 - Sexta, às 19h30
Preço(s): GRÁTIS

sábado, 13 de março de 2010

Começa a II Conferência Nacional de Cultura

Presidente Lula e ministro Juca Ferreira abrem oficialmente a II CNC

Diversidade, fortalecimento e participação. Essa foi a tônica do discurso das autoridades que compareceram à cerimônia de abertura da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC) realizada na noite dessa quinta-feira, 11 de março, no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, entre elas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

Também participaram da solenidade os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Franklin Martins (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Orlando Silva (Esportes) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência da República),

Os atores Murilo Grossi e Zezé Mota foram os mestres de cerimônia. Além de chamar ao púlpito as personalidades que falariam e apresentar as atrações artísticas como, por exemplo, os cantores e compositores Antonio Nóbrega e Chico César, os dois ainda liam textos em que evidenciavam a diversidade de expressões culturais brasileiras.

Entre um discurso e outro, aconteceram shows com o brincante Antônio de Nóbrega - que saudou os participantes em nome de todos os artistas -, Chico Cesar, performances circenses, congo e o Hino Nacional cantado por Célia Porto.

O presidente da República afirmou que a presença de atores da sociedade civil e da classe artística na II CNC representa um avanço na construção das políticas públicas no Brasil. “É preciso ter um povo que sonha, que reivindica, pois a participação de vocês tornará tudo mais rico”, sintetizou. (Leia o discurso)

Em seu pronunciamento, o ministro Juca Ferreira também ressaltou a importância do aspecto cultural e simbólico na vida das pessoas e no processo de identidade de um país. Para ele, o homem é o único animal que precisa de alimento tanto para o corpo quanto para o espírito. “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”, sintetizou.

A coordenadora da II CNC e secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Silvana Meireles, apresentou ao público os objetivos do encontro. “Esse evento é um espaço para ouvir a sociedade e aperfeiçoar as políticas culturais do país, mas é crucial que ela seja uma contribuição para a construção do marco regulatório do setor, pois precisamos de leis que garantam seu financiamento, sua institucionalidade e a continuidade das políticas culturais de forma federada e harmônica”.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, destacou que a gerência da cultura no país foi feita de dois modos no Brasil, a primeira através da imposição e a segunda marcada pela imposição. “O modo que tratamos a cultura hoje no Brasil é por meio de um estado presente, mas não impositivo, por essa razão, a participação de vocês nessa construção é de suma importância”, disse.

Entre um discurso e outro a plateia levantava cartazes em apoio a aprovação da PEC 150 que, se aprovada, destinará 2% do orçamento de impostos da União; 1,5% dos estados e 1% dos municípios, para a Cultura.

A II Conferência Nacional de Cultura termina no domingo, 14 de março. Nesses três dias de atividades estão programados debates, mesas-redondas e plenárias onde os delegados eleitos nas prévias setoriais irão expor os pontos e diretrizes que os segmentos culturais julgaram ser relevantes para o setor. fonte: FNDC

Leia também: http://blogs.cultura.gov.br/cnc/2010/03/12/artistas-se-apresentam-na-abertura-da-ii-cnc/

sexta-feira, 12 de março de 2010

A II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional acontece gratuitamente no Centro Sul

A II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, está sendo realizada, entre 10 e 14 de março de 2010, no Centro de Convenções de Florianópolis (SC),e é um evento de caráter nacional. O objetivo principal é reunir e mobilizar diversos segmentos da sociedade na construção de um espaço de debate e aprimoramento das políticas públicas para o desenvolvimento regional.

Consiste em oportunidade para a interação entre agentes sociais, empresariais e governamentais, contribuindo para o fortalecimento dos laços de colaboração e a criação de redes para o desenvolvimento regional. Para tanto, o evento foi planejado segundo quatro eixos temáticos: governança democrática, inclusão produtiva, meio ambiente e vida sustentável, interação latinoamericana e Brasil-Europa.

Esta será a segunda edição do evento. Em 2009, a Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional aconteceu em Salvador (BA) e superou todas as expectativas, tanto com relação aos participantes do Congresso Internacional e aos expositores na Feira de Produtos como em relação ao volume de negócios gerados durante a sua realização.


A II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional contribui para a consolidação dos objetivos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) do Ministério da Integração Nacional, incentivando a dinamização e divulgando as potencialidades de desenvolvimento das regiões brasileiras.
A entrada é Gratuita.
Local: Centro SUL - Centro de Convenções de Florianópolis - SC

para saber mais e ver programação entre no site: http://www.mi.gov.br/mostra/

Teto no Mercado Público

O vereador Márcio de Souza encaminhou indicação ao Executivo solicitando abertura de licitação para a execução de obra de restauro e revitalização do Mercado Público, incluindo a colocação de um teto no vão central com sistema retrátil (abre e fecha), devendo, no edital da licitação, constar a recuperação de todo o sistema de gás, elétrico e hidráulico.

Segundo informações do site da Prefeitura, uma empresa foi contratada para elaborar um projeto de restauro e revitalização do Mercado.

Grupo Coisa da Antiga em Dose Dupla neste fim de semana

"O grupo Coisa da Antiga traz no repertório sambas de compositores como Noel Rosa, Wilson Batista, Pedro Caetano, Paulinho da Viola, Ataulfo Alves, entre outros."
Chico Neis – voz e violão; Fernanda Silveira – voz e cavaco; Gabriela Flor – voz e pandeiro; Jorge Pinto – voz e harmônica; Douglas Delatorre (Dôga) – voz e percussão.
Sábado, 13 de março - a partir das 22:00h
Choperia e Petiscaria Essencial
Rodovia José Carlos Daux, 9090 - SC 401 km 9 - Trevo de Santo Antonio de Lisboa - próximo a faculdade CESUSC
Couvert: R$ 7,00
Domingo, 14 de março - a partir das 21:30h
Bar e restaurante Açores
Rua Cônego Serpa, 20 – ao lado da Igreja.
Fone para reservas: 3235.1377
Couvert: R$ 7,00

terça-feira, 9 de março de 2010

Programação da Barca dos livros dedicada as mulheres em março

MULHERES DA TERRA - SÉRIE DE 2 PROGRAMAS DA RBS TV




Documentário produzido pela Plural Filmes vai ao ar nos dias 13 e 20 de março, no programa Santa Catarina em Cena, ao meio dia, na RBS TV, e às 13h45, na TV COM. Mulheres camponesas ganham destaque na semana do Dia Internacional da Mulher

As mulheres camponesas de Santa Catarina têm consciência de que estão em suas mãos muitas possibilidades de colaborar com a preservação da diversidade da alimentação no mundo. Em suas mãos de mulheres da terra, que conhecem todos os segredos da germinação e do desenvolvimento do alimento. Mãos que conhecem as sementes.

E é exatamente a partir deste ponto que elas se lançam num desafio: trabalhar para que as sementes “crioulas” sejam preservadas. Elas respeitam as sementes como patrimônio dos povos a serviço da humanidade, por isso entendem que preservá-las é sentir também a energia de uma história guardada há milênios pela agricultura camponesa, pelos quilombolas e pelos indígenas.

É esta relação íntima com a terra e com as sementes, tendo como horizonte o futuro da agricultura e da alimentação no mundo, que o documentário “Mulheres da Terra”, produzido pela Plural Filmes, vai contar através das histórias de vida de algumas destas mulheres. Em vivências filmadas no interior dos municípios de Marema, Mondaí, São Miguel do Oeste, Chapecó, Anchieta e Palmitos encontramos a preocupação universal com o futuro do planeta. Em histórias de mulheres que, com suas mãos, cuidam da terra e são cuidadas por ela. A feminilidade desta relação é também é um ponto importante.

O desafio de soltar a voz, de ser personagem de sua história é destaque aqui, desvendando o sonho de um futuro que garanta a biodiversidade. Todas as mulheres entrevistadas fazem parte do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina (MMC/SC), que tem o Projeto de Produção, Recuperação e Melhoramento de Sementes Crioulas como um de seus pilares de luta.

[Sementes crioulas são aquelas que não sofreram modificações genéticas por meio de técnicas. São chamadas “crioulas” pois, geralmente, seu manejo foi desenvolvido por comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caboclos etc] – Fonte: MMC/SC


Ficha técnica:
Direção: Marcia Paraiso
Pesquisa: Marcia Paraiso e Adriane Canan
Diretora Assistente: Adriane Canan
Fotografia: Anderson Capuano
Ass. Fotografia: Kike Kreuger
Som: Guilherme “Grilo” Britto
Coordenação de Produção: Will Martins
Edição e Finalização: Bernardo Garcia
Uma produção: Plural Filmes e RBS TV
Contatos: plural@pluralfilmes.com.br
(48) 3234 – 2762

segunda-feira, 8 de março de 2010

Festa cubana no Rancho Beira Mar

Grupo Portal do Choro no Baiacú de Alguém


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e aniversário do grupo, o Portal do Choro estará SEXTA, 12/03, a partir 21:30h, na sede do bloco BAIACÚ DE ALGUÉM em SANTO ANTÔNIO DE LISBOA.
Uma boa opção para começar o fim de semana!

Eleição no Fórum de cultura da Capital


Dando sequência ao rodízio na executiva do Fórum Municipal de
Cultura da Capital foi eleita para presidir a entidade até agosto de
2010 a produtora cultural Christiane Ramirez (na foto abaixo). A
eleição ocorreu quinta-feira, na assembleia geral da entidade. O
ex-presidente Murilo Silva (direita) passa a ocupar a função de
segundo secretário.

O fórum definiu diretrizes. Uma delas é a resolução dos
problemas administrativos e políticos para seleção dos projetos
culturais contemplados na Lei Municipal de Incentivo. Como
encaminhamento, o Fórum decidiu que solicitará à Fundação Franklin
Cascaes informações sobre o funcionamento deste sistema de seleção e
apoio, e também todos os projetos aprovados, desde o início da atual
gestão e seus respectivos valores. O pedido de informações também será
reforçado pelo poder legislativo.

Após diversos comentários sobre a última programação natalina,
o fórum ainda definiu que solicitará à prefeitura, via Câmara, e para
o governo do Estado, via Assembleia Legislativa, informações sobre o
contrato do tenor italiano Andrea Bocelli, que teve parcela de valores
já paga com dinheiro do município e do Funturismo. Outra luta
ultrapassa os limites municipais: a construção um Fórum Estadual de
Cultura.


Murilo silva e /DC

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher no Bar dos Açores em Santo Antônio de Lisboa

Neste dia 08/03/2010, “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”, o Bar dos Açores homenageia as mulheres ao som de "Samba da Saia" de Verônica, Iara e Banda.

BAR E RESTAURANTE AÇORES
SANTO ANTONIO DE LISBOA – FPOLIS
Rua Cônego Serpa, 20 – ao lado da Igreja.
Reservas: (48) 3235-1377