segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Xadrez: número 1 do Brasil até 12 anos é de Florianópolis









Atleta faz parte da seleção do Clube de Xadrez e tem apoio da FME

A enxadrista número 1 do Brasil na categoria até 12 anos, segundo o ranking internacional da World Chess Federation (Federação Mundial de Xadrez), é de Florianópolis. Fernanda Santoro Boscardin Balbys, estudante do Instituto Estadual de Educação, é a número 75 do mundo. Descoberta há um ano, treina no Clube de Xadrez de Florianópolis, com apoio da Fundação Municipal de Esportes. Detalhe importante: Fernanda começou a jogar xadrez há apenas um ano e três meses.
“Ela absorve bastante os ensinamentos, é assídua, tem o apoio familiar, que é muito importante, tem o talento particular e é muito concentrada”, descreve o historiador Marcelo Pomar, para explicar a escalada rápida da carreira da menina. Ele é técnico do Clube de Xadrez há dez anos e se ocupa pessoalmente do treinamento de Fernanda. Para ela – uma garota miúda, tímida, que praticamente sussurra ao falar e que profissionalmente quer ser ‘desenhista de mangá’ (formato japonês de história em quadrinhos) – “os professores é que são bons”.   
Fernanda foi descoberta no curso de xadrez do Instituto de Educação por outro técnico do clube, Kaiser Mafra, e convidada a aprender e a treinar na própria agremiação, junto às ‘seleções’ que são formadas a partir do circuito escolar. Em 2014, o circuito teve a participação de 380 atletas até 19 anos; destes, 18 fazem parte da seleção especial do Clube de Xadrez de Florianópolis, que vão representar o município nas competições estaduais – por isso, o convênio com a Fundação Municipal de Esportes.
“São atletas da casa”, assegura Pomar, explicando que alguns municípios contratam enxadristas para representá-los. Em 2014, esses ‘atletas da casa’ conseguiram o terceiro lugar nas Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina e também o terceiro lugar nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. O Clube vem formando essas seleções há 21 anos, segundo Marcelo Pomar, e este ano, na categoria até 19 anos, a equipe perdeu apenas uma das sete partidas disputadas.
Vão participar agora, em novembro, dos Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina), mas o técnico ainda não decidiu se Fernanda vai ‘entrar em campo’: como só há limite mínimo de idade – e “o céu é o limite” para o limite máximo, como diz Pomar – é muito provável que a garota tenha de enfrentar enxadristas mais velhas e com muito mais cancha que ela, o que seria contraproducente para sua carreira. De qualquer forma, Fernanda está inscrita e talvez vá apenas para, como o fez nos Joguinhos, ‘conhecer’ o ambiente da disputa.
Marcelo Pomar diz que Santa Catarina tem a segunda melhor estrutura de xadrez do país, perdendo apenas para São Paulo,  e o clube de Florianópolis é um bom exemplo dessa estrutura. “Temos uma das melhores bibliotecas do Estado” sobre o esporte, garante Pomar. Os atletas treinam no próprio clube – que foi fundado em 1963 e tem sede própria no centro da Capital (rua Anita Garibaldi) há 30 anos – ou pela internet, principalmente no site gratuito FICS (Free Internet Chess Server). “A internet é uma ferramenta de que a gente se apropriou há muitos anos”, informa o técnico. “No caso do FICS, as partidas ficam registradas e a gente pode estudar e comentar erros e acertos com os jogadores.”
O Clube de Xadrez de Florianópolis está agora procurando patrocínio para bancar uma equipe no Mundial de Xadrez Escolar, que vai acontecer em Juiz de Fora (MG), em dezembro.

Mais informações, Clube de Xadrez de Florianópolis: 3206-6408
Fotos: Petra Mafalda/PMF
texto:Comunicação PMF pmf.secom@gmail.com

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Maria Helena e Banda em SEXTA ESPECIAL LA BOHÈME CAFÉ

SEXTA ESPECIAL LA BOHÈME CAFÉ  DAS 21:30 À 0.30 H. – 17-10-2014.
Rua Lauro Linhares 1.903 – Próximo da UFSC – Reservas 8822-4970

Maria Helena e Banda com os Clássicos do Samba para ouvir e dançar.

Como aperitivos: saborosas comidas de boteco, padrão La Bohème.


Estamos com problema no envio das mensagens, e esta é uma tentativa de
não deixá-los sem informações.
No Facebook  La Bohème Café  encontrarão mais detalhes.

Antonio e Maria Helena


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Concurso de fotografia da Udesc tem inscrições prorrogadas até 13 de novembro



Com o tema "Conexões: Udesc 50 anos", o Concurso de Fotografia 2014 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) seguirá com inscrições abertas até 13 de novembro. A sexta edição da seleção distribuirá R$ 16 mil em prêmios, sendo R$ 4 mil para o primeiro colocado.

"As inscrições foram prorrogadas por mais 45 dias para que mais gente possa participar da iniciativa", explica o coordenador de Cultura da Udesc, Ivan Tonon, que recomenda aos interessados lerem atentamente o edital.

Leia a matéria completa em http://www.udesc.br/?idNoticia=11415

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Udesc (Ascom) 
(48) 3321-8142/8143

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Florianópolis recebe primeiro cinema solar do Brasil






         Um projeto cultural adota energia limpa e renovável para exibir filmes e divulgar arte pelo Brasil. Depois de passar por várias cidades, o Cinesolar, primeiro cinema móvel do país que funciona com energia do sol, chega a Florianópolis para realizar duas sessões gratuitas do longa-metragem ‘Colegas’, de Marcelo Galvão. As atividades ao ar livre acontecem nesta quinta-feira (2), às 19 horas, na escadaria do Rosário, no Centro, e na sexta-feira (3), no mesmo horário, no Conselho Comunitário da Tapera, com entrada franca.
         Patrocinado pela Genzyme, empresa farmacêutica do grupo Sanofi, o projeto já viabilizou a realização de sessões de cinema em Goiás Velho (GO), Brasília (DF) e alguns locais de São Paulo. Ainda estão na agenda passagens pelo Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além do Festival Curta Brasília, que acontece na capital federal. Em Florianópolis, a iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Franklin Cascaes e Universidade Federal de Santa Catarina.
         Equipado com placas solares e um sistema conversor que transforma a energia solar em elétrica, o Cinesolar possui uma estrutura autossustentável. Além do telão para exibição de filmes, o veículo tem sistema de som, projeção, cabine para DJ e ainda carrega cadeiras para acomodar o público. Desde o início das atividades, em maio, o cinema móvel foi visto por mais de 13 mil pessoas. Nas 90 sessões já realizadas, o projeto gerou uma economia de 220 mil watts, o equivalente a cerca de 400 horas de funcionamento ininterrupto de uma geladeira.
           De acordo com Cynthia Alario, diretora da empresa Brazucah produções e coordenadora do projeto, o Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis que podem beneficiar diversos segmentos, inclusive no campo do entretenimento, das artes e da cultura. “Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, explica.

Serviço:

O quê: Sessão gratuita de cinema com o Cinesolar 
Quando: quinta-feira, dia 2 de outubro, às 19 horas
 Onde: Escadaria do Rosário – Centro
             OBS: Em caso de chuva, a sessão será realizada na E.E.B Lauro Müller,
             na rua Marechal Guilherme, 134 – Centro
 Quanto: gratuito
 Informações: www.cinesolar.com.br

 O quê: Sessão gratuita de cinema com o Cinesolar 
Quando: sexta-feira, dia 3 de outubro, às 19 horas
 Onde: Conselho Comunitário da Tapera (anexo ao posto policial)
            OBS:  Em caso de chuva, a sessão será realizada no Salão Comunitário da
             Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na rua Bernardino João
             Damásio nº 118, Tapera
Quanto: gratuito

Sinopse: Colegas (Direção de Marcelo Galvão)


Colegas é uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

Direção e roteiro: Marcelo Galvão
Elenco: Alex Sander, Alexandre Tigano, Amélia Bittencourt, Anna Ludmilla, Ariel Goldenberg, Breno Viola, Carlos Miola, Christiano Cochrane, Daniele Valente, Deto Montenegro, Elder Torres, Giulia de Souza Merigo, Juliana Didone, Leonardo Miggiorin, Lima Duarte, MarceloGalvão, Marco Luque, Maytê Piragibe, Monaliza Marchi, Nill Marcondes, Oswaldo Lot, Pedro Urizzi, Rita Pokk, Roberto Birindelli, Rui Unas, Simone Teider, Theo Werneck

Gênero: Comédia
Duração: 94 min
Classificação: Livre
Informações: www.cinesolar.com.br


Contatos para entrevista: 
Dilney Carvalho (Peri) / UFSC 
(48) 9937-9248