terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TV Senado homenageia Artur da Távola com reapresentação de 'Quem tem medo da música clássica?'


[Foto: Artur da Távola]
A reapresentação de dez dos 168 programas "Quem tem medo da música clássica?", veiculados pela TV Senado ao longo de oito anos, é a homenagem preparada pela emissora para lembrar a trajetória de seu idealizador, o senador Artur da Távola, falecido em 2008, e celebrar o Dia Nacional da Música Clássica, comemorado em 5 de março. Os telespectadores poderão rever alguns dos melhores momentos desse acervo até o dia 8 de maio, sempre às 15h30 de sábado e às 7h do domingo.
Neste final de semana, vai ao ar o bailado romântico "Raymonda", do compositor russo Alexander Glazunov (1865-1936), interpretado pelas Violonistas de São Petersburgo. Segundo explica Artur da Távola na abertura do programa, trata-se de uma peça amorosa, uma música leve, sem a dramaticidade peculiar das composições eruditas russas. O apresentador também chamou atenção para a passagem da obra em que os sete violinos tocam em uníssono.
Os outros programas escolhidos para reapresentação são "Obras de Antonio Vivaldi", no dia 20 de março; "O pianista Cláudio Dauelsberg", no dia 27 de março; "Grupo Instrumental Uakti", no dia 03 de abril; "Música Barroca", no dia 10 de abril; "Música da Armênia", no dia 17 de abril; "Música da Armênia - 2ª parte", no dia 24 de abril; "Música Brasileira - Wagner Tiso", no dia 1º de maio; e "A Música de Vila Rica (Ouro Preto)", no dia 08 de maio.
Ao idealizar o "Quem tem medo da música clássica?", dirigido por Sílvio Schimitt, Artur da Távola pretendia estabelecer uma conversa simples e direta com o telespectador. Sempre com descontração e bom humor, oferecia explicações sobre as melhores peças do repertório clássico mundial, contava histórias, segredos e informações em torno de cada uma, executada em seguida por intérpretes renomados. Seu objetivo era estimular o público a se aproximar da música erudita, passando a conhecer não só os compositores e suas obras, mas também o funcionamento de uma orquestra.
A programação completa e trechos das obras reapresentadas poderão ser acessados no endereço www.senado.gov.br/tv/hotsites/tavola/tavola.html. Uma surpresa aguarda o internauta ao visitar o site e clicar no teclado do piano no alto da página.
Simone Franco / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
100000
Assuntos Relacionados: Homenagem

Nenhum comentário: