sábado, 28 de novembro de 2009

Encontro Internacional de Palhaços segue até domingo em Floripa

Um evento maravilhoso com palhaços de todo o mundo, uma verdeira homenagem ao palhaço e ao circo.
Participe e prepare-se para rir muito. O maior evento do genero na América Latina.

Com entrada gratuita e ingressos a preços populares, as atrações acontecerão em cinco espaços: Teatro Governador Pedro Ivo, Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), SESC Prainha, Lona Anjos do Picadeiro e Circo Tomara Que Não Chova (circo ao ar livre), que serão montados no Largo da Alfândega. Ainda serão sorteados ingressos para que clientes e colaboradores possam assistir a espetáculos fechados.

O Anjos do Picadeiro – que acontece desde 1996 – nasceu no Rio de Janeiro, cidade natal do Teatro de Anônimo, mas já passou por Salvador, São Paulo e São José do Rio Preto. E foi nesta última, em 1998, que o Anônimo e a Cia. Pé de Vento Teatro se conheceram e logo surgiu a vontade de promover um evento juntos. Em Florianópolis, os artistas locais dividirão suas experiências com palhaços estrangeiros da Argentina, Chile, Estados Unidos, Espanha, França e Suíça. Os convidados nacionais virão de diversos estados: Alagoas, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e também do Distrito Federal. Na semana que antecede a abertura oficial, de 18 a 22 de novembro, o SESC realizará o projeto Palhaçaria: rede de difusão da arte do clown – um circuito que apresentará espetáculos da programação por 15 cidades do interior de Santa Catarinense.

No dia 25, quarta-feira, a tradicional Palhaceata levará os palhaços às ruas da cidade em uma celebração pública, onde será feita uma homenagem a uma das tradições folclóricas mais antigas de Florianópolis: o boi-de-mamão, uma manifestação popular que reúne dança e música. Em oficina com o público, o artista plástico local Valdir Agostinho montará uma Bernunça – típico personagem do folclore ilhéu presente nas festas do boi-de-mamão. Para se juntar à Palhaceta, o palhaço argentino Tomate fará um grande dragão com balões de inflar.

Um dos destaques da programação, o norte-americano Avner Eisenberg levará o show Exceptions to Gravity, que mistura mímica e teatro físico. Apesar da agenda cheia, Avner lecionou sobre palhaçaria e performances excêntricas nos Estados Unidos, França, Alemanha, Finlândia, Bélgica, Japão e Espanha, desenvolvendo habilidades de teatro silenciosas como uma ferramenta terapêutica. Também dos Estados Unidos, Julie Goell fará uma versão incomum de Carmen, de Bizet, combinando teatro físico com uma voz de mezzo soprano. Com quase 30 anos de carreira, a palhaça suíça Gardi Hutter apresentará pela primeira vez no Brasil: O Ponto. Nesse espetáculo, Joana, personalidade clown consagrada na peça Joana D’arpo, é um “ponto” que vive para o teatro. Trata-se da memória viva dos atores durante as apresentações: uma vez esquecida a fala, cabe ao “ponto”, discretamente, sussurrar trecho que se segue.

Da vizinha Argentina, o evento programou quatro atrações. Chacovachi é um dos destaques da programação de rua. Palhaço de rua por natureza, seus números em praça pública foram inspiradores e abriram caminho para sucessivas gerações de artistas. Ele apresentará a performance Palhaço Terceiromundista no circo ao ar livre que será montado no Largo da Alfândega. Nesse mesmo espaço, a malabarista, clown e artista de rua Maku Jarrak fará o show Rinbombam, um trabalho baseado na ação física, nas habilidades circenses e na comunicação com o público de maneira cômica. A dupla Naná e Tomate levará o espetáculo Casicapresse, que reúne números cômicos variados. O grupo Cancionero Rojo se formou no ano 2006 para criar o espetáculo de mesmo nome, que conta de maneira cômica a história universal da criação do mundo.

Oficinas, seminários e mesas-redondas acontecerão durante a semana, de segunda a sexta. Essa troca de conhecimento e experiências é uma marca do Anjos do Picadeiro, que para esta edição escolheu Espiral de Influências como tema para reflexão. A artista norte-americana Julie Goell fará a oficina Arte do palhaço, improvisação e comédia física e o carioca Álvaro Assad, do Centro Teatral e Etc. e Tal, falará sobre o tema a Realidade Mímica. O artista espanhol Loco Brusca mostrará conceitos de projeção, presença, ritmo, improvisação, entre outros. Nos dias 24 e 25, o evento realizará o I Seminário de Comicidade Anjos do Picadeiro, que abordará temas como os caminhos que levam ao riso e performance e improvisação na construção da cena. O público poderá conhecer mais sobre os artistas com o Papo de Palhaço, que reunirá dos palhaços para um bate-papo, e nas mesas-redondas Encontro com a tradição e Matrizes latino-americanas da comicidade.

Anjos do Picadeiro 2009 é uma co-realização do SESC Santa Catarina e Cia. Pé de Vento Teatro e realização do Teatro de Anônimo. O evento tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio da Funarte/Funcultural - Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes do Estado e apoio da Unimed Grande Florianópolis, por meio das Leis Federal e Municipal de Incentivo à Cultura.

O site oficial do evento é: http://www.anjosdopicadeiro.com.br/

Nenhum comentário: