sexta-feira, 23 de setembro de 2011

18ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (AÇOR) em Sombrio

Representantes de 34 municípios de colonização açoriana de Santa Catarina se reúnem no final de semana para homenagear as raízes culturais
A cidade de Sombrio, no sul do Estado, foi escolhida para sediar a 18ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (AÇOR), que acontece esta semana, entre os dias 23 e 25 (de sexta-feira a domingo). Apresentações folclóricas, shows musicais, exposições, mostra de vídeos, lançamentos de livros, oficinas e comida típica estão entre as atrações do evento, que a cada ano acontece num município diferente do litoral de Santa Catarina.

Realizada pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, em parceria com a Casa da Cultura de Sombrio e prefeitura local, a festa mostrará o que há de mais autêntico e original no folclore, no artesanato, nas danças, na gastronomia e na religiosidade das comunidades em que estão presentes o legado e a cultura de base açoriana no Estado. O Açor é, segundo o coordenador do NEA, Joi Cletison, o maior evento de promoção da cultur açoriana realizado hoje no Brasil.
Sob um grande pavilhão, 34 municípios e instituições vão apresentar e comercializar em estandes culturais o seu artesanato de referência regional açoriana. Um dos pontos altos da programação será a missa do Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo, às 9h de domingo, na igreja Santo Antônio, centro de Sombrio, com a participação de seis cantorias e 15 bandeiras do Divino de diferentes municípios litorâneos.

Reunindo uma mostra das danças e cantigas típicas trazidas por grupos das Ilha dos Açores, o 18o. Açor recebe o apoio cultural do Governo dos Açores, Funcultural e governo do Estado. As sedes anteriores do evento foram Itajaí, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Palhoça e Governador Celso Ramos.
Fotografias para divulgação poderão ser baixadas no endereçohttp://ftp.identidade.ufsc.br/18_ACOR.zip
PROGRAMAÇÃO
23/09 – Sexta-feira
18h – Abertura da praça da gastronomia típica de base açoriana
18h30 – Abertura dos estandes culturais, exposições temáticas
19h – Apresentações folclóricas
19h30 – Abertura oficial do 18º AÇOR, com pronunciamentos oficiais
20h30 – Visita das autoridades aos estandes culturais
21h – Apresentações folclóricas
23h45 – Show musical com o grupo Gente da Terra (Florianópolis)
24h – Encerramento das visitas aos estandes culturais e exposições
24/09 – Sábado
10h – Desfile com grupos folclóricos, municípios e instituições que participam da 18ª. Festa da Cultura Açoriana de SC. Local: avenida Getulio Vargas – Sombrio
11h30 – Abertura da praça de alimentação (café açoriano a partir das 8h)
12h – Abertura dos estandes culturais e exposições
12h às 23h30 – Apresentações folclóricas
16h – Lançamentos de livros (pavilhão dos estandes)
23h45 – Show musical com a banda Tarrafa Elétrica (Itajaí)
24h – Encerramento das visitas aos estandes culturais e exposições
25/09 – Domingo
9h – Missa do Encontro das Bandeiras e Folias do Divino Espírito Santo. Local: igreja Santo Antonio – Centro
11h – Mastro de São Sebastião – Grupo Itapocorói/Penha
11h30 – Abertura da praça de alimentação (café açoriano a partir das 8h)
12h – Abertura dos estandes culturais e exposições
12h às 20h – Apresentações folclóricas
18h – Encerramento das visitas aos estandes culturais
GASTRONOMIA
Comida típica de base açoriana: almoço, jantar e café açoriano e outros quitutes.
23/09, sexta-feira – Jantar e café açoriano, das 18h às 24h
24/09, sábado – Café açoriano, das 8h às 24 h; almoço e jantar, das 11h30 às 23h
25/09, domingo – Café açoriano, das 8h às 24h; almoço e jantar, das 11h30 às 23h
ESTANDES CULTURAIS
Exposições dos municípios e instituições mostrando as referências da cultura de base açoriana do litoral catarinense (artesanato, utensílios, etc).
Datas e horários de funcionamento
23/09, sexta-feira – das 18h às 24h
24/09, sábado – das 12h às 24h
25/09, domingo – das 12h às 18h
EXPOSIÇÕES
“Açores”, com fotos de Joi Cletison que mostram as várias ilhas do arquipélago açoriano, enfocando arquitetura, costumes e belezas naturais; “Os Açores”, exposição do fotógrafo português Mauricio de Abreu que apresenta imagens das freguesias rurais e tradições culturais no arquipélago dos Açores.
Local: pavilhão do evento, no horário de funcionamento dos estandes.
LANÇAMENTOS DE LIVROS
“Boi de Mamão, Folguedo Folclórico da Ilha de Santa Catarina”, de Nereu do Vale Pereira; “Cultura Açoriana – Identidade do Povo Gancheiro”, Secretaria de Educação de Governador Celso Ramos, trabalho produzido durante a realização do 17 º AÇOR; “A Canoa Baleeira dos Açores e da Ilha de Santa Catarina”, de Joel Pacheco.
Dia 24, sábado, às 16h, no palco do Pavilhão dos Estandes.
OFICINAS
O projeto Saber Fazer tem como proposta estimular as práticas artesanais tradicionais desenvolvidas pelos descendentes de açorianos no litoral catarinense, buscando elevar a auto-estima desses habitantes, reafirmando o indivíduo e a coletividade. No AÇOR haverá mostra da produção da renda de crivo, tecelagem, cerâmica figurativa, cestaria e renda de bilro. Em vários estandes das instituições participantes os artesãos vão exibir suas técnicas de produção e também comercializar seus produtos.
MOSTRA DE VÍDEOS
Projeção de vídeos temáticos filmados no litoral de Santa Catarina e no arquipélago dos Açores, tendo como temas a religiosidade, as festas populares, as touradas a corda, o artesanato, as danças folclóricas e outros.
Mais informações pelos fones (48) 3721-8605 e (48) 3533-1958 ou no sitewww.nea.ufsc.br.

Nenhum comentário: