quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Orquestra Escola de Florianópolis faz apresentação musical no Chile



Alunos e professores do projeto Orquestra Escola, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), participam do 15º Encontro Internacional de Jovens Músicos, que acontece de 11 a 21 de janeiro, dentro da programação de verão no Chile. O grupo catarinense se apresenta na abertura do evento, com músicos de diversas cidades chilenas e integrantes da Orquestra Colégio Louis Pasteur de Santiago e da Illawarra Orquestra Juvenil nesta quinta-feira (12/11), às 20h, no Teatro Municipal de Viña Del Mar.

O concerto contará com a presença da prefeita de Viña Del Mar, Virginia Reginato, e da superintendente da Fundação Franklin Cascaes em exercício, Roseli Pereira, que está acompanhando o início das atividades de intercâmbio cultural dos músicos catarinenses naquele país. “É para Viña del Mar uma alegria fazer parte deste importante evento musical que reúne o melhor das crianças e jovens talentos”, destaca o site oficial do município chileno.



Intercâmbio cultural



O 15º Encontro Internacional de Jovens Músicos reúne crianças e jovens de sete a 17 anos de orquestras sul-americanas para aulas instrumentais em conjunto, oficinas de naipes, palestras, além de concertos individuais e coletivos. O intercâmbio cultural com o Chile existe desde 2006 com o objetivo de promover o aperfeiçoamento de metodologias e o incentivo educacional. “Mais da metade do grupo está viajando pela primeira vez. O Chile é uma referência na área de música e essa interação é muito importante porque contribui para a motivação e o aprendizado dos alunos”, justifica o maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira, que há 29 anos participa de eventos de intercâmbio musical.

Promovido pelo Centro Cultural de Jovens Violinistas, o encontro visa incentivar a difusão da cultura por meio da música, contribuindo para a formação e fomento da arte e para o desenvolvimento do turismo no Chile. Além da participação na programação oficial, a delegação de Florianópolis fará apresentações em espaços culturais da cidade, como praças, igrejas e shoppings, em Viña Del Mar, Santiago e Valparaíso, cidade declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. O retorno à capital catarinense está programado para dia 22 de janeiro.

Criada em 2006, a Orquestra Escola da Fundação Franklin Cascaes promove a inclusão social de crianças e adolescentes através da música, atendendo atualmente cerca de 200 alunos em oficinas ministradas no Forte Santa Bárbara, sede administrativa da FCFFC. Realizado gratuitamente, o projeto conta com o patrocínio da Tractebel Energia S.A., por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), e tem supervisão técnica do maestro Carlos Vieira, regente da Orquestra Sinfônica de Florianópolis.

Dieve Oehme
Assessoria de Comunicação FCFFC

Nenhum comentário: