segunda-feira, 20 de maio de 2013

Lançamento do Livro:“O Voo das Curucacas: Estudo Genealógico de Famílias Serranas de Santa Catarina”

 




“O Voo das Curucacas: Estudo Genealógico de Famílias Serranas de Santa Catarina”, de autoria de Ismênia Ribeiro Schneider, é o primeiro volume da Coleção Memória Familiar, idealizada pelo Instituto de Genealogia de Santa Catarina – INGESC.
Nascida em São Joaquim e hoje residente na capital catarinense, Ismênia foi inspirada pelo nobre sentimento de busca das suas raízes, trazidas à baila por seu genitor, o professor, historiador e deputado estadual, Enedino Batista Ribeiro (1899-1989), pioneiro, com alguns outros companheiros serranos, na busca da história de seus ancestrais.
O livro O Voo das Curucacas descreve fatos históricos, delineando hábitos e costumes de famílias pioneiras que se estabeleceram numa das regiões mais belas, mas também mais montanhosa, selvagem e inóspita do Estado: a Serra Catarinense. Por mais de 250 anos, quase sem interrupções, as vidas dos descendentes das estirpes Ribeiro e Souza se cruzaram, como numa única trama... ajudando a governar os destinos dessa região, contribuindo na consolidação de uma economia pastoril, com sua cultura e modus vivendi típicos, que a caracterizaram, perdurando até  nossos dias.
Divide-se em três partes, sendo a primeira denominada “Costa de Serra: suas terras, sua gente”, que contempla o contexto histórico da Serra Catarinense, alguns personagens importantes da história do município de São Joaquim, bem como a história de algumas fazendas da região e, ainda, histórias de alguns assassinatos na Comarca de Lages no século XIX. A parte II se dedica a explorar a Genealogia da Família Ribeiro nessa região, que tantas vezes se mescla com outra importante família: a Souza, que, por sua vez, constitui a parte III do livro.
Representa uma contribuição no resgate da história desse território, podendo ser do interesse dos amantes da história, da genealogia, e dos muitos descendentes das famílias estudadas, assim como dos estudantes de ensino fundamental e médio da região serrana.

“Não existe sede de fazenda serrana sem pinheiro, nem pinheiro sem curucaca... A imagem-som desses dois entes míticos está gravada no imaginário do serrano. Onde quer que vá, chega o momento em que a nostalgia de suas paragens de infância o chama de volta, para tornar a ver o elegante e imutável vulto das centenárias araucárias, ouvir o murmurejar da viração da serra nas grimpas das grandes copadas, ver mais uma vez recortado contra o céu rubro do cair da tarde o bando das curucacas guardiãs das sedes, ruflando as asas e grasnando alto, para se aninharem nos braços acolhedores das velhas árvores...” (Ismênia Ribeiro Schneider).

obs: Dona Ismênia é mãe  da Daniela  e sogra do Nelson Motta,   nossos companheiros do Bloco Cultural e Carnavalesco de Santo Antônio de Lisboa "Baiacú de Alguém".

Nenhum comentário: