terça-feira, 6 de outubro de 2015

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MARCA CENTENÁRIO DO FORTE MARECHAL LUZ, EM SÃO FRANCISCO DO SUL


Nos dias 11, 15 e 16 de outubro uma programação especial marca o Centenário do Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, Santa Catarina. Palestras, a abertura da exposição itinerante sobre o sistema defensivo de Santa Catarina, a apresentação do livro "As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786″ e o cerimonial no Forte Marechal Luz fazem parte da programação do evento organizado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, pelo Projeto Fortalezas da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Comando do Forte Marechal Luz. O evento, que é gratuito e aberto à comunidade, conta ainda com o apoio do Instituto Federal Catarinense, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro e Museu do Mar.
Um cruzeiro para velejadores, saindo de Paranaguá, no Paraná, em direção a São Francisco do Sul, abrirá o evento, no dia 11, domingo.  Mais informações sobre o trajeto e o regulamento para participação podem sem acessadas no site da Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC).
Confira aqui a Programação Completa do Centenário do Forte Marechal Luz.
 Sobre o Forte Marechal Luz:
Forte Marechal Luz está localizado na ponta e morro de João Dias (Morro do Forte), na barra norte da Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, no litoral norte do Estado de Santa Catarina. O forte foi inaugurado no dia 21 de dezembro de 1915, embora a ideia de sua construção já existisse desde 1822, incitada pela Câmara Municipal de São Francisco do Sul. A Instituição pedia a criação de uma "Companhia de Artilharia", para fortificar os morros de João Dias, Sumidouro, Ponta da Cruz, Hospício e demais pontos "ameaçados pelos castelhanos". Entretanto, somente em 1909 as terras necessárias à sua construção foram adquiridas pelo Governo Federal, iniciando-se nesse ano a sua construção.



Outras informações sobre o Centenário do Forte Marechal Luz:
Museu Histórico de São Francisco do Sul
Telefone: (47) 3444-5443

Outras informações sobre as fortalezas mantidas pela UFSC estão disponíveis em www.fortalezas.ufsc.br. Para conhecer melhor as demais fortificações de Santa Catarina, do Brasil e de diversos outros países, acesse o Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações, plataforma digital disponível em www.fortalezas.org
(Para não receber mais nossas mensagens, envie uma solicitação de remoção para o e-mail: roberto.tonera@ufsc.br)

Nenhum comentário: