sexta-feira, 6 de março de 2009

Redes sociais consumirão 90% da banda larga Internet até 2012

Redação Convergência Digital /FNDC

Estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM, denominado “Transformando o Papel da Indústria de Telecomunicação”, divulgado nesta terça-feira, 03/03, destaca que os fornecedores de soluções de telecomunicação devem criar novos serviços que atendam às necessidades dos usuários das redes sociais.
De acordo com a análise, até 2012, o número desses internautas ultrapassará 800 milhões e o tráfego na internet alcançará 20 mil petabytes por mês. Em junho do ano passado, este público já representava cerca de dois terços dos usuários de internet no mundo.
A previsão é que 90% do consumo de banda larga do tráfego da internet seja direcionado para as redes sociais até 2012. Entre as ferramentas que devem apresentar maior crescimento neste período estão: TV pela internet, com aumento de 104%; comunicações por vídeo, 44%; games, 30% e VoIP, 24%.
Este cenário permite que empresas, como a Skype e o Google, apresentem modelos de negócios diferenciados. Além de tradicionais fornecedores, essas companhias oferecem um conjunto de ferramentas e aplicativos de comunicação, que vão desde mensagens instantâneas até serviços de colaboração mais complexos.
O estudo aponta que as redes sociais já estão sendo utilizadas para prover a interação entre empresas, clientes e parceiros de negócios. Entre os dados, 69% dos profissionais utilizam aplicativos para aumentar a colaboração, 55% agilizam o tempo de resposta e outros 36% pretendem diminuir os custos de TI com o uso dessas ferramentas.
"Com a evolução da web, os fornecedores de telecomunicação passam a atuar como provedores de serviços de plataformas abertas na Internet. Todo esse processo é estratégico para os negócios e impacta diversas áreas, como ofertas de produtos e serviços, skills, plataformas, modelos de receita e mercado", ressaltou Manzar Feres, Diretora da área de Telecomunicação da IBM para América Latina.
Os internautas estão mais atentos e exigentes às novidades e facilidades que a web oferece. Entre os principais interesses estão sites como Facebook e MySpace, atendendo seus objetivos de colaboração, principalmente para contatos pessoais.
De acordo com os entrevistados, 69% usam essas ferramentas para interagir com amigos e familiares, 65% trocam mensagens com parentes distantes, 47% tentam localizar amigos que perderam contato e 29% buscam informações sobre músicas e bandas.
Com isso, cada vez mais a web será utilizada para compartilhar vídeos, fotos e outros conteúdos multimídia que permitem enriquecer a experiência dos usuários. Este aumento de interatividade desperta o interesse do internauta em usar ainda mais a web no seu cotidiano e desafia as organizações a desenvolverem serviços diferenciados.

Nenhum comentário: