terça-feira, 7 de julho de 2009

Jovens criam “telegolpe” para driblar censura

07/07/2009 |
Redação
Jornal do Commercio (PE) - FNDC


TEGUCIGALPA – Com vídeos e imagens feitas com telefones celulares, jovens hondurenhos contrários ao golpe que derrubou o presidente Manuel Zelaya criaram na internet o “telegolpe”, para divulgar as marchas e protestos que a televisão de seu país, submetida ao controle estatal, não está transmitindo.

“Nós os chamamos de telegolpe, porque nos canais nacionais não é possível ver a realidade do que está acontecendo. Se chegarem a cortar a banda larga na internet estamos mortos”, explicou César Silva, estudante de engenharia.

Segundo ele, 26 vídeos já foram disponibilizados no YouTube até agora. “Sem dúvida, de todos os 26, o maior sucesso e o que mais procuram é o chamado Não está acontecendo nada em Honduras”, ironizou. O vídeo está disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=oczkjf2vvnu.

Nos primeiros dias depois do golpe, os militares cortaram várias rádios populares, e os canais nacionais de TV precisam dar espaço várias vezes por dia a uma cadeia nacional, que transmite a informação oficial. Além disso, os serviços de TV a cabo não possuem o canal Telesur – que transmite da Venezuela – e a rede americana CNN.

A iniciativa de divulgar as imagens na internet surgiu de um grupo de estudantes de diferentes cursos das universidades de Tegucigalpa. “Estávamos fartos de ver que pela televisão só trasmitem a voz daqueles que apóiam o golpe”, disse Adriana Alvarado, estudante de jornalismo.

Nenhum comentário: