segunda-feira, 26 de abril de 2010

Casa da Memória abre espaço para cineclubismo



O Cineclube Ieda Beck conquista mais um espaço no centro da cidade para divulgar a produção audiovisual catarinense. Nesta quarta-feira (28/04), às 19h, acontece a sessão Homens e Animais, na Casa da Memória, com exibição do documentário Espírito de Porco, de Chico Faganello e Dauro Veras. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Cinemateca Catarinense. A entrada é gratuita.

O circuito da Cinemateca Catarinense e Funcine, que já utilizava o Teatro da Armação, na Praça XV de Novembro, contará também com a Casa da Memória/FCFFC para a temporada de 2010. No auditório do imóvel serão realizadas exibições gratuitas de filmes, seguidas de bate-papo, na última quarta-feira de cada mês, com o objetivo de projetar a cultura catarinense e ampliar o acesso à linguagem audiovisual.

Obra premiada

Viabilizado com o prêmio de R$ 60 mil do edital Cinemateca Catarinense 2005, da Fundação Catarinense de Cultura, Espírito de Porco faz uma crítica ao tratamento dispensado aos porcos na suinocultura industrial e à poluição causada pela atividade. Quase todo rodado em Seara, município do oeste de Santa Catarina, o documentário foi lançado no final de 2009 e, desde então, tem participado de mostras e festivais pelo Brasil e exterior.

O filme conquistou o Prêmio Especial do Júri na 15ª Edição do CINE-ECO - Festival Internacional de Cinema Ambiental, em Serra da Seia, Portugal (2009). Também foi premiado na 1ª Mostra Internacional Pelo Direito dos Animais, em Curitiba/PR (2009); no 7º FestCine Amazônia, em Porto Velho/RO (2009); e no 11º Festival Internacional de Documentários "Santiago Álvarez in Memoriam", em Santiago, Cuba (2010).

Na história, o espírito de um porco recém abatido volta a terra para defender sua espécie das difamações lançadas contra ela, narrando sua trajetória, desde o nascimento num estado do Sul do Brasil com grande concentração de porcos até quando sua carne vai para a mesa dos consumidores. O espírito defende os suínos, discute a alimentação e a poluição, e apresenta os problemas do cotidiano, buscando semelhanças com as pessoas.

O filme Espírito de Porco revela algo que quase nunca é levado em conta: o ponto de vista do animal sobre sua própria realidade. Sob essa perspectiva há uma negativa veemente de que a espécie seja responsável pela poluição e pelas crises da suinocultura industrial, atribuindo aos humanos uma responsabilidade maior pelas desgraças que são creditadas ao porco.


Os diretores

Nascido em Seara, Chico Faganello é jornalista formado, com especialização em cinema na Itália e nos Estados Unidos, além de professor nos cursos de cinema da UFSC e da Unisul. Dirigiu vários curtas, médias e um longa-metragem, e fez diversos programas de televisão na Itália e no Brasil.

Dauro Veras é jornalista e roteirista. Realizou coberturas na América Latina, Europa e Ásia. Fez roteiros para televisão e teve reportagens premiadas em turismo e economia. Em 2003 editou uma publicação ganhadora do Prêmio Esso de Jornalismo – Informação Ecológica. Atua no Observatório Social, organização que pesquisa o mundo do trabalho.

Serviço:

O Quê: Sessão Homens e Animais – Cineclube Ieda Beck

Exibição de Espírito de Porco (documentário/2009/SC/ 52”)

De Chico Faganello e Dauro Veras



Quando: Quarta-feira (28/04) - 19h


Onde: Casa da Memória

Rua Padre Miguelinho, 58, esquina com a rua Anita Garibaldi – Centro



Quanto: Gratuito


Contato: (48) 3224.7239 / 9125.5306 / 9941.2714

www.cinematecacatarinense.org

Nenhum comentário: