quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um Crime na Calada da Noite deixa mais uma Lacuna na História de São José





No ultimo dia 22 de agosto, no domingo, um crime bárbaro e covarde foi efetuado contra a história de São José. Na calada da noite, o Casarão no século XIX situado na Rua Getúlio Vargas (em frente do Corpo de Bombeiros), que serviu de armazém para agricultores do interior do município fazerem o transporte marítimo de sua produção até o Mercado Público, numa época que não existiam pontes ou estradas, foi completamente destruído e terraplanado.

O edifício, tombado pelo Patrimônio Histórico do Município sob o Decreto nº 18.705/2005 era protegida pelas leis vigentes, e sua derrubada constituiu um crime contra o Patrimônio Público, previsto pela Lei 4.429/2006.

É triste viver numa cidade que não valoriza sua história. São José conta hoje com mais de 200.000 habitantes, com um adensamento urbano entre os maiores do estado, é no mínimo inexplicável de o porquê as 22 edificações tombadas, sendo grande parte prédios públicos
e apenas 10 propriedades particulares (a exemplo do antigo casarão), serem sempre alvo predileto da ganância e da especulação imobiliária.

Pedimos a todos que divulguem esse e-mail, uma vez que a infelicidade deste ato prejudica 200.000 pessoas. As medidas judiciais cabíveis já estão sendo tomadas e o proprietário deverá ser autuado nos próximos dias. Por favor, nos ajudem a acionar o Ministério Público para uma que uma barbaridade com as leis e a história de nossa cidade não sirvam para enfeitar apenas as laudas e postais.
____________________________________________

Sônia Regina Adão
Assessora Administrativa da reitoria do IFSC
(048) 38779005 - 84788489

Um comentário:

Kiko disse...

Como a Cleci foi para Chapecó na sexta-feira, fui para São José sábado à noite, dormi na mãe e domingo de manhã sai para uma caminhada atrás um pedaço de madeira que estava precisando.
Qdo cheguei na esquina da rua do Hospital com a geral, Constâncio Krumel, me chamou a atenção uma maquina trabalhando a todo vapor (num domingo de manhã), e mais que isso, escoltada por uma viatura da PM, com cones isolando meia pista da rua. Não havia mais prédio e sequer me passou pela cabeça algo parecido com o que estava estampado em todos os jornais segunda-feira, ou seja, a demolição
de uma edificicação histórica em São José. Ate ai eu ainda não estava ligando as duas coisas, e isso só aconteceu qdo vi a materia na TV, que falava de uma casa de shows envolvida na historia.
Nesse momento me caiu a ficha da maquina trablhando domingo de manhã cedo e frente ao Maré Alta. E ai? E ai que a coisa não foi tão na calada assim. Tinha viatura escoltando a "operação destruição histórica", pista fechada e outras coisas.