quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fundo Municipal de Cultura: reunião sábado dia 14 de abril

14 abril 2011 - CarnavalescoSC

Professora Fátima Costa Leite encaminha o convite para a reunião de sábado (15/04), do Conselho Municipal de Política Cultura, que terá a participação da coordenadora do conselho, Marta César, para esclarecer sobre o Fundo Municipal de Cultura. Fátima lembra que é uma ótima oportunidade para as agremiações carnavalescas conhecerem sobre a nova modalidade de apoio financeiro às atividades culturais na capital. Evento será realizado a partir das 15h, na sede do Sinjusc, na Av. Mauro Ramos, 448, Centro da capital catarinense.

“Convite

Convidamos a todos e a todas, militantes, artistas, professores, oficineiros, e produtores de cultura afro da cidade de Florianópolis, para se reunirem no dia 16 de abril de 2011 às 15h, na sede do SINJUSC, à Avenida Mauro Ramos, 448, Centro, em razão de discutirmos e formularmos propostas para o Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. Contaremos com a presença da companheira Marta César, coordenadora do Conselho Municipal de Cultura que dará esclarecimentos sobre o Plano Municipal de Cultura, no qual está incluído o Fundo Municipal de Cultura. Em linhas gerais:

1) Plano Municipal de Cultura: documento que será encaminhado para a Câmara Municipal de Florianópolis para se tornar Lei. Nele estarão dispostos tanto o diagnóstico do atual estado das coisas no setor cultural quanto os desafios e necessidades vindouras. Ele definirá as prioridades para as políticas públicas para os próximos 10 anos. Estamos num momento delicado de organização de idéias e de levantamento do diagnóstico. Por conta das diversas reuniões expandidas que cada área já realizou (menos o audiovisual) e também em razão das demandas recolhidas na 1ª Conferência Municipal de Cultura, a porção do Plano que abordará as necessidades e desafios já está relativamente avançada. Ainda temos muito trabalho pela frente.

2) Fundo Municipal de Cultura: lançado no último dia 31 de março, com o aporte de R$ 1.200.000,00. Trata-se de uma das reivindicações mais antigas do setor cultural, primeiro item relacionado no documento final tirado na 1ª Conferência Municipal de Cultura (assinado por mais de 200 entidades). Desses R$ 1.200.000,00, 30% do valor irá para editais públicos a serem criados pela Fundação Franklin Cascaes e 10% serão correspondentes aos custos administrativos do Fundo (contratação de jurados, divulgação, etc.). O restante do valor será disponibilizado também por meio de Editais Públicos. Inicialmente, está previsto na Lei nº 8.478/2010 (que criou o Fundo Municipal de Cultural), as seguintes áreas para serem atendidas pelo Fundo:

“I – realização de projetos de artes visuais (pintura, desenho, gravura, escultura,fotografia, instalação, performance, arte digital, arte pública perene ou efêmera, mostrascoletivas/itinerantes);II – realização de projetos na área de música (formação, produção e difusão);III – realização de projetos nas áreas de teatro, circo e ópera (formação, produção edifusão);IV – realização de projetos na área de dança (formação, produção e difusão);V – realização de projetos na área de livro e leitura (publicações de livros, revistas,jornais, catálogos de arte e de cultura imaterial, programas de formação de leitores,veiculação de literatura em meio digital);VI – realização de projetos na área de cultura popular, folclore e artesanato;VII – realização de projetos na área de patrimônio histórico e arquitetônico;VIII – realização de pesquisa (arqueológica e/ou antropológica), levantamentosqualitativos e/ou quantitativos nas áreas listadas nos incisos I, II, III, IV e V,indicadores, estatísticas de acesso aos bens culturais locais, seminários, conferências,publicações de anuários setoriais;IX – realização de projetos nas áreas de radiodifusão e novas mídias; eX – realização de cursos de caráter artístico e cultural destinados à formação,especialização e aperfeiçoamento de pessoal na área de cultura em instituições públicase/ou privadas sem fins lucrativos”.

Mais informações

(48) 3237 5495/ 9997 6799 / capoeiramestrepop@gmail.com

Nenhum comentário: