terça-feira, 5 de abril de 2011

Rendeiras de Florianópolis participam de encontro nacional em Brasília



A renda de bilro de Florianópolis estará na vitrine do Mercado Brasil de Rendas e Bordados, que acontece de 7 a 10 de abril, no Foyer da Sala Villa Lobos, no Teatro Nacional de Brasília. O encontro vai reunir durante quatro dias cerca de dois mil artesãos de 15 comunidades situadas nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, atendidas pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), do Ministério da Cultura. A participação do município no evento tem a parceria da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.

Além de exposição, com a venda de produtos revertida para as comunidades envolvidas, haverá também mostra de documentários e demonstrações do fazer artesanal de cada polo produtor. O encontro visa revelar a diversidade do artesanato brasileiro e divulgar as diferentes técnicas de produção existentes, fomentando o intercâmbio cultural entre rendeiras e bordadeiras dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Santa Catarina.

O Mercado Brasil de Rendas e Bordados é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional (IPHAN), por intermédio do Promoart+Cultura. O evento conta com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal / Teatro Nacional.

Tradição cultural

O Promart é realizado em nível nacional pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), por meio de convênio com o MinC, contando com parceria institucional do BNDES e gestão conceitual e metodológica do Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular/Departamento de Patrimônio Imaterial/IPHAN. Em Florianópolis, o programa tem como parceiros a Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), que administra o Casarão das Rendeiras para preservação dessa tradição cultural.

Lançado há alguns dias, o Casarão das Rendeiras é o Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis, que funciona integrado às ações do Promoart+Cultura. O espaço abriga exposição de produtos de referência cultural e oficinas permanentes para repasse de saberes tradicionais. Conta ainda com biblioteca de referência, centro museográfico, com acervo de fotos, vídeos e folhetos, entre outros materiais e loja de produtos confeccionados pelas rendeiras de Florianópolis.


Polos participantes do Mercado Brasil de Rendas e Bordados


Barreirinha/MA (produtos feitos em fibra de buriti)

Raposa/MA (técnica de renda de bilro)

São Luis/ MA (bordados com miçangas e paetês - contexto do bumba-meu-boi)

Morros da Mariana/PI (técnica de renda de bilro)

Icapuí/CE (técnica de labirinto)

Alcaçuz, no município de Nísia Floresta/RN (peças de renda de bilro)

Campo de Santana, em Nísia Floresta/ RN (peças de labirinto)

Timbaúba dos Batistas/RN (peças de renda renascença)

Chã dos Pereira/PB (técnica de renda labirinto)

Marechal Deodoro/AL (peças feitas em renda filé, labirinto e singeleza)

Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar/AL (peças de bordado boa noite)

Divina Pastora/SE (peças de renda irlandesa)

Poço Redondo/ SE (peças feitas em redendê, ponto cruz e renda de bilro)

Itaiópolis/SC (bordados feitos segundo a tradição ucraniana)

Florianópolis/SC (peças de renda de bilro)

Serviço:

O Quê: Mercado Brasil de Rendas e Bordados

Quando: 7 a 10 de abril de 2011, das 11h às 21h
Onde: Foyer da Sala Villa Lobos do Teatro Nacional

Setor Cultural Norte - Ed. Teatro Nacional, s/n° – Brasília, DF.
Quanto: entrada franca


Realização
Promoart + Cultura (Ministério da Cultura, Iphan, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro)


Fonte:

Dieve Oehme
Assessoria de Comunicação FCFFC
(48) 3324-1415 - ramal 213
(48) 9962-1069
imprensa.ffc@gmail.com
http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes

Nenhum comentário: