

MERCADO PÚBLICO FLORIPA SC Este espaço virtual tem o objetivo de trocar informações e democratizar dicas sobre a cidade de Florianópolis e transformar em eco as conversas diletantes da turma do Mercado Público. Discussões e informações sobre Cultura, política, meio ambiente, esportes, culinária e gestão pública estão na pauta virtual! Também faremos debates sobre os conceitos políticos e sociais dos termos "mercado" e "público" nos dias de hoje.
terça-feira, 27 de março de 2012
segunda-feira, 26 de março de 2012
TRIBUTO A SEVERO CRUZ NO DIA 31 DE MARÇO
Figura conhecida por inúmeras participações em filmes e na noite de Florianópolis, Severo Cruz, cantará com um time de músicos de primeira linhagem. Estarão no palco do Teatro Pedro Ivo, para uma noite memorável e emocionante: Denise de Castro, Claudia Barbosa, Raquel Barreto, Marcoliva, Tatiana Cobbett, Verônica Kimura, Sueli Ramos, Joana Cabral, Severo Cruz, Jeisson Dias, Álvaro Carioca, Jackson Cardoso, Neco entre outros.
A produção executiva do espetáculo está por conta dos Membros do Conselho Estadual de Cultura Adriana Durante e Marco Vasques com direção artística do músico Marcelo Muniz. Saiba com participar e contribuir para o sucesso do evento com:
Adriana Durante: adriana_durante@hotmail.com 91161078/32060817
Marco Vasques: marcoavasques@gmail.com 88021666/96078049
Marcelo Muniz: mar-muniz@hotmail.com 96112714
A equipe de produção aceita patrocínios, doações e, sobretudo, ajuda na divulgação para que o evento possa realmente surtir o efeito esperado, isto é, lotar o Teatro Pedro Ivo na noite de dia 31 de março. Por isso, fazemos um chamamento a todos os setores culturais: atores, cineastas, escritores, pintores, diretores, professoras de arte e, também, toda a sociedade para que possamos tornar um pedacinho do nosso mundo um lugar melhor para se viver. Para o Severo Cruz viver. Foi num dia 31 de março que a Ditadura se instalou no Brasil. Que tal darmos um outro sentido a essa data? Podemos começar distribuindo esta mensagem para nossas listas e contatos.
quinta-feira, 22 de março de 2012
A ANTROPÓLOGA na quarta semana em cartaz no Cinespaço Beiramar e entra na votação ao OSCAR
"A Antropóloga cumpria as exigências do MINC para inscrição, seguindo sugestão da minha produtora Maria Emília, resolvi inscrevê-lo. Sei que as chances são mínimas, mas só assim, um juri com pessoas qualificadas (que de outra forma dificilmente assistiriam ao meu filme) assistirão ao filme. Só isso já me deixaria muito feliz.
Mas, além disso, é possível que agora eu consiga fazer chegar uma cópia do A ANTROPÓLOGA nas mãos de Steven Spielberg, pois o filme tem uma homenagem/citação ao grande cineasta americano. Quando o pescador Pedro vira lobisomem, a canoa com ele voa e passa enfrente a lua cheia.
O filme - depois de ter ficado em exibição durante 68 dias no Cine System de Florianópolis - entra na quarta semana no Cinespaço Beiramar, agora no horário das 16:50 hs na sala 5.
Vencedor do Edital Cinemateca disputa vaga no Oscar 2012
O filme vencedor do Edital Cinemateca Catarinense da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2002, A Antropóloga, do diretor Zeca Nunes Pires, é um dos 15 concorrentes a uma vaga para representar o Brasil no Oscar 2012. O anúncio do vencedor será feito no dia 20 de setembro, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
http://www.aantropologa.com.br
http://twitter.com/
http://www.youtube.com/user/
http://picasaweb.google.com.
http://www.flickr.com/photos/
http://antropologaofilme.
segunda-feira, 19 de março de 2012
Editais de Apoio às Culturas serão lançados na abertura da Conferência
A produção artística e cultural em Florianópolis e o papel do poder público na construção e consolidação de uma política para o setor são temas em discussão na 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece na Capital. Promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) e Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), o encontro inicia nesta segunda-feira (19), às 13h30, no Centro de Eventos da UFSC, na Trindade. Na abertura dos trabalhos, o prefeito Dário Berger e o superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, anunciam a liberação de cerca de R$ 1,2 milhão para o Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis e divulgam os primeiros editais lançados em 2012, possibilitando o apoio a 73 projetos distribuídos em 10 setores. O montante de recursos é um dos mais volumosos do estado em relação ao financiamento direto de projetos culturais por prefeituras municipais. Criado pela Lei n◦ 8.478, de 20 de dezembro de 2010, o FMCF teve sua estruturação administrativa iniciada em 2011. Neste período, foram realizados diversos encontros para escuta das demandas dos diferentes setores, paralelamente ao processo participativo de construção do Plano Municipal de Cultura de Florianópolis, que será apresentado na conferência. Cultura em debate
Nos dias 19 e 20 de março, a 3ª Conferência pretende ampliar a discussão sobre temas propostos no plano municipal em elaboração pelo Conselho, visando à definição de programas estratégicos para tornar Florianópolis referência na produção e difusão de cultura. Um dos desafios é a formulação de ações integradas e contínuas que envolvam financiamento, legislação, capacitação e regulação, aproveitando as oportunidades geradas pelas novas tecnologias, novos modelos de negócio e de acesso a mercados. O painel de abertura, dividido em quatro blocos, debaterá “A Cultura como Pilar Estratégico no Desenvolvimento do Município”, com participação de representações de artistas, matrizes identitárias, órgãos governamentais, instituições culturais e de ensino, além de representantes da iniciativa privada. Na terça-feira (20), o evento prossegue com palestras, mesas redondas e eleição de novos membros do CMPC para o biênio 2012/2014. O encontro propõe ainda debater as culturas em suas dimensões residuais e emergentes, considerando não apenas os produtores e gestores, mas também os cidadãos como sujeitos de direitos culturais. Para isso, estão previstas discussões envolvendo temas como memória, inovação, integração e transversalidade. A política municipal de cultura em Florianópolis e os planos municipal e nacional de cultura serão abordados em palestras ministradas por Vicente Frederico, da Universidade Federal da Bahia (UFBa), e Rafael Pereira Oliveira, representante do Ministério da Cultura (MinC).
A programação completa da 3ª Conferência de Cultura de Florianópolis está disponível no blog do Conselho Municipal de Política Cultural (http://cultura.sc/cmpcfloripa), onde os interessados poderão se cadastrar para participar das atividades. As inscrições podem ser feitas também na segunda-feira, até às 18h, no próprio local do evento. Outras informações podem ser fornecidas pelo telefone (48) 3324-1415.
Serviço: O Quê: 3ª Conferência Municipal de Cultura Quando: 19 e 20 de março Onde: Centro de Eventos da UFSC Inscrições e informações: http://cultura.sc/cmpcfloripa
Quanto: gratuito Programação Segunda-feira (19/03) 13h30 – ABERTURA - Lançamento de editais do Fundo Municipal de Cultura 14h - PAINEL “A Cultura como Pilar Estratégico no Desenvolvimento do Município” Bloco 1: Representações de Artistas, Instituições Culturais e Matrizes Identitárias Bloco2: Representações Governamentais
Bloco 3: Representações da Iniciativa Privada Bloco 4: Representações de Ensino - PALESTRA: “Lançamento do Projeto de Assistência Técnica à Elaboração de Planos Municipais de Cultura”, com Vicente Federico da UFBA Terça-feira (20/03) 9h às 12h - MESAS REDONDAS
Mesa 1 - Memória Discussão de programas para registro, preservação e valorização do patrimônio Material, Imaterial e Natural. Os objetivos estratégicos do Plano Municipal de Cultura (PMC) trazem ações de valorização, salvaguarda e democratização da diversidade cultural do município através de pesquisa e uso de novas tecnologias. As ações abrangem cadastro e agenda cultural, além da valorização das paisagens culturais e naturais.
Mesa 2 - Inovação Discussão de Programas de Incentivos e Fomentos às Produções Independentes, assim como de formação e capacitação dos trabalhadores da Cultura e incentivo e fomento às novas tecnologias.
Mesa 3 - Integração e Transversalidade Discussão de Programas de Formação de Públicos e dinamização dos Equipamentos Culturais, criação de Portais de Comunicação e Informações além da articulação das políticas artísticas e culturais do município com outras instâncias para a consolidação de Florianópolis no circuito nacional e internacional das artes e da cultura.
14h - PALESTRA: “A Política Municipal de Cultura de Florianópolis e o Plano Nacional de Cultura”, com Rafael Pereira Oliveira (MinC) 15h - Apresentação à Plenária dos Programas Estratégicos trabalhados no período matutino 17h – Eleição dos novos Conselheiros da Sociedade Civil ao CMPC/2012-2014
IMPRENSA. **Sobre o Fundo Municipal de Cultura / Editais: Superintendente da Fundação Franklin Cascaes Rodolfo Joaquim Pinto da Luz (9971-0622) **Sobre a Conferência Municipal de Cultura: Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Waleska Franceschi (9119-7601) Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural Marta César (9967-3324)
quinta-feira, 15 de março de 2012
UFSC divulga agenda Cultural com eventos gratuítos
Elaborada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e pelo Departamento Artístico Cultural, a agenda possui ampla programação à ser realizada pela UFSC durante os meses de março, abril e maio. Em quase sua totalidade, os espetáculos, palestras, oficinas e apresentações são gratuitos e abertos ao público. A Agenda também está disponível nos links www.secarte.ufsc.br e www.ufsc.br (canto superior direito).
segunda-feira, 12 de março de 2012
Flagrantes do Restaurante Empório do Mar
domingo, 11 de março de 2012
Flagrantes do Show de Márcio Pazin e Carol no Café da Corte
sábado, 10 de março de 2012
sexta-feira, 9 de março de 2012
Para não esquecer: Marcio Pazin e Carol no Café da Corte : imperdível
SKY contra a nova lei de regulamentação da Teve Paga
- 08/03/2012 |
- Beatriz Mendes
- Carta Capital
Na segunda-feira 27 a SKY lançou uma campanha para alterar o projeto, convocando seus clientes a entrar em contato com a Ancine e com o STF, incentivando que eles demonstrem seu descontentamento em relação ao projeto. Entre outras coisas, a lei permite a entrada das empresas de telefonia no mercado de tevê a cabo e determina uma cota mínima de conteúdo nacional a ser veiculada durante o horário nobre dos canais pagos.
Foi exatamente esta exigência a principal responsável pelo mutirão organizado pela SKY. A empresa produziu um vídeo, protagonizado por atletas de equipes por ela patrocinadas, no qual explicou como a aprovação da lei traria consequências negativas aos assinantes de tevê a cabo no País.
No vídeo, intitulado “Refém do seu controle remoto”, o jogador de vôlei Giba, campeão olímpico pela seleção brasileira, afirma: “Esse assunto é relevante para a sociedade, pois é o início de uma grave intervenção nos meios de comunicação”. Durante seu discurso o atleta ainda complementou que uma agência reguladora terá poderes para controlar a programação da tevê paga e que isso afetará diretamente na liberdade de escolha do consumidor.
A SKY também alega que as mensalidades da assinatura se tornarão mais caras depois da aprovação da lei, além de afirmar que programas de auditório, telejornais e transmissões de partidas esportivas não serão considerados produções brasileiras, causando, segundo a empresa, uma redução da veiculação desse tipo de conteúdo.
Para João Brant, membro da ONG Intervozes, a empresa adotou um discurso mentiroso e falacioso. “Em alguns casos a SKY afirmou fatos diretamente mentirosos e em outros construiu toda uma linha de raciocínios que levaram a conclusões equivocadas”, afirmou.
Brant explica que a lei não impede a existência de um pacote só de esportes e nem altera a programação dos canais que se dedicam a transmitir conteúdos esportivos. Assim como canais de noticiários, eles não entram na conta das cotas e continuam sendo ofertados normalmente, sem qualquer alteração.“A lei busca incentivar a produção independente brasileira, gerando cotas de programas que continuem tendo vida econômica depois de sua primeira exibição. Filmes, séries de tevê e desenhos não caducam, podem ser retransmitidos por outras emissoras e distribuídos em DVD, mas programas de esportes não. Não é nenhum problema em relação ao esporte, ele tem muito espaço e é bom que tenha, mas também é necessário fomentar a produção independente”.
O projeto pouco altera a programação para o usuário comum. Isso porque as cotas somam apenas 3 horas e 30 minutos por semana, durante o horário nobre, o equivalente a cerca de meia hora por dia. “Na Europa existem cotas para 50% do conteúdo veiculado, no Brasil esse número não chega nem a 3%. Essas cotas estão longe de ser uma gravíssima intervenção do Estado, regras como essa são comuns em todas as democracias avançadas no mundo. A televisão é um espaço de realização do pluralismo e da diversidade, então a ideia de que os meios de imprensa estão acima do interesse público por mais liberdade de imprensa é errada. Quando a SKY defende a liberdade de montar os canais do jeito que ela quer, está sufocando o direito à pluralidade”, comenta.
Ainda, segundo Brant, ao contrário do que divulgou a empresa, os valores das mensalidades tendem a cair após a aprovação da lei. “O projeto amplia muito a competição na distribuição. Até então nós tínhamos uma restrição que proibia que operadoras de telecomunicações oferecessem os serviços de tevê a cabo e isso fazia com que a concorrência ficasse muito pequena”, explica.
As empresas de telefonia eram permitidas de distribuir apenas os sinais enviados via satélite. Com a agregação delas ao mercado da tevê por assinatura a competição vai ficar mais acirrada, além de trazer a vantagem de que mais cidades poderão ter cobertura do sinal a cabo. “Hoje no Brasil apenas 258 municípios têm televisão a cabo, mais de 5000 cidades são excluídas. A aprovação da lei vai beneficiar principalmente as cidades de médio porte.”
Além da Intervozes, outras entidades como a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão também manifestaram opiniões contrárias às críticas da SKY. Marco Altberg, presidente da ABPITV, lamenta a posição tomada. “É uma pena que uma empresa internacional tão importante para o mercado, que se beneficia do consumidor brasileiro, esteja retribuindo dessa forma tão negativa para o desenvolvimento da nossa indústria audiovisual, especialmente neste momento de grande perspectiva de crescimento do setor.”

quarta-feira, 7 de março de 2012
Show "Tango à Beira Mar"

Jantar:
Puchero( Putchero), prato típico do Pantanal Matogrossense, Paraguai, Argentina e Uruguai. O primeiro barril de shopp(50 litros) esta incluso/rolha livre(traga sua bebida preferida).
Início: 20:30 horas.
Local : Ponta de Sambaqui(Rancho de Pesca Azul).
Show :
Início : 21:30 horas.
Término: 23:30 horas.
Projeto Nosso Samba
sexta-feira, 2 de março de 2012
Expo 100 vezes Floripa

É hoje!
Não percam a reabertura da Expo "100 vezes Floripa" ! No segundo piso do Floripa Shopping. Mais uma vez esse projeto maravilhoso está tendo a oportunidade de ser reapresentado. Aproveitem essa oportunidade de compartilhar mais do que imagens, mas sensações e sentimentos...Vocês vão se impressionar!
Detalhes:
A exposição 100 Vezes Floripa acontece de 29 de fevereiro a 04 de abril na loja 276, ao lado da Folic, e traz fotos de 100 praias de Florianópolis.
Se você pensou que Florianópolis tem em torno de 42 praias, enganou-se. Floripa tem muito mais do que 42 praias!
Segundo a mais recente atualização do IPUF (Instituto de Planejamento e Urbanismo de Florianópolis) são 100 praias ao todo. Desde águas calmas e agito internacionalmente conhecido e reconhecido de Jurerê Internacional, passando por ondas que convidam e atraem praticantes de surfe de todos os cantos, como a Praia Mole, até recantos inóspitos desconhecidos pelos próprios nativos da Ilha, como a Praia Dr. Ivo.
Toda a riqueza, exuberância e mistérios dessas 100 praias da Ilha de Santa Catarina foram revelados através das lentes de um grupo especial de fotógrafos, liderados pelo amigo e professor do Curso de Fotografia das Faculdades SENAC, André Sielski.
Um projeto audacioso, envolvendo muita pesquisa e determinação para descobrir refúgios e segredos. Assim, motivados pelo ideal de desvendar todas as praias da capital catarinense, esse grupo se uniu brindando-nos com um material único. São mais de 250 registros que expressam o olhar especial e aguçado de cada um desses jovens prodigiosos fotógrafos.
Vivencie um silencioso amanhecer, passeios solitários de barco, caminhadas em areias delicadas ou corridas em calçadas escaldantes, pescarias de terra e mar, entardeceres multicoloridos e muito mais. Encante-se conosco e viva a magia dessa viagem. Você é nosso convidado!
Visitação Gratuita.

A música das mulheres!
