quarta-feira, 7 de março de 2012

Projeto Nosso Samba

O Projeto Nosso Samba é uma reunião de amigos, todos compositores que atuam no cenário Catarinense a aproximadamente três anos, sempre carragando a bandeira do Choro e do Samba, tem suas apresentações marcadas por grande quantidade de canjas, sempre na intenção de valorizar os talentos locais. Junto com a Eixo Sul Produções também tem investido em trazer grandes nomes do samba e do choro para apresentações em Florianópolis. Nomes como Moacyr Luz, Gabriel Cavalcante e Tião Carvalho já dividiram palco com o Projeto.
Nesta sexta o Nosso Samba presta uma homenagem as mulheres centrando sua apresentação em dois nomes de fundamental importância para o Choro e para o Carnaval (Chiquinha Gonzaga) e para o Samba (Dona Ivone Lara), duas mulheres que caem no clichê de terem estado "a frente do seu tempo".

Chiquinha Gonzaga (1847-1935), dentre outros feitos foi a primeira mulher a compor uma música de carnaval ( Ó Abre Alas) em 1899, foi também a primeira pianista de choro que se tem notícia. Dona Ivone (1921), como é carinhosamente conhecida também não fica atrás, tendo sido a primeira mulher a compor e ganhar uma disputa de samba enredo na sua escola de coração, o Império Serrano, causando tanta admiração, que integrantes de diversas escolas cariocas iam ao Império só pra ver "a mulher que fazia samba". É autora de diversos clássicos do samba, como Sonho Meu, Senhora Liberdade e Acreditar.

Inspirados nessas duas heroínas da música brasileira o Projeto Nosso Samba, trará no repertório sambas que homenageam as mulheres, além de sambas compostos ou interpretados por outras grandes divas, como Jovelina, Clementina, Cristina Buarque, Clara Nunes, dentre outras.

Serviço:
Sexta: 09 de março
Local: Bar Varanda`s. Av. das Rendeiras, 492. Lagoa
Ingresso: R$ 10,00
Horário: 22 hs

Nenhum comentário: