quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dona Bilica conta causos no Largo da Alfândega



     Quem passa pela região central da cidade tem oportunidade de conhecer causos, costumes e lendas da cultura popular da Ilha de Santa Catarina de forma lúdica e didática com Dona Bilica e Convidados. Até sexta-feira (16), o espetáculo será apresentado no Largo da Alfândega, em três sessões diárias gratuitas, às 10h, 15h e 19h30. O projeto é patrocinado pela Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Softplan/Poligraph.
       O espetáculo realizado pela Companhia Pé de Vento mistura humor e brincadeiras para resgatar tradições trazidas pelos imigrantes açorianos, incorporadas à cultura local. Dona Bilica é interpretada pela atriz Vanderléia Will, que se inspirou no modo de ser dos antigos moradores do litoral catarinense para compor a personagem “manezinha da Ilha”. Participam também da apresentação o Boi-de-mamão de Jurerê, a rendeira Dona Nenê e a oleira Tânia.
         Dona Bilica é lavadeira, rendeira e benzedeira, uma típica moradora da Ilha que sai da Barra da Lagoa para visitar o município vizinho, São José. Como chegou ao local – e o motivo da visita – é o ponto de partida para a engraçada senhora contar causos e estórias, frutos de suas lembranças e vivência. São recordações de um tempo em que o boi-de-mamão era brincado na rua, as pessoas acreditavam em bruxas e lobisomens, e as jovens faziam versos e cantorias para conseguir namorado.  
         Durante a apresentação, crianças e adultos interagem com Dona Bilica, que vai introduzindo aos poucos outros personagens na sua história. Apresenta a rendeira e fala como é o feitio da renda de bilro. Também mostra como é a produção da louça de barro, ainda presente em São José, e brinca com os personagens do boi-de-mamão que vão surgindo durante o espetáculo, sempre animado por brincadeiras, causos e cantigas populares.           


Serviço:

O Quê: Espetáculo Dona Bilica e Convidados

Quando: até sexta-feira (16/11) – 10h, 15h e 19h30

Onde: Largo da Alfândega – Centro

Quanto: gratuito

Crianças participam das brincadeiras.jpgCrianças participam das brincadeiras

   Fotos e dados de Dieve Oehme

Nenhum comentário: