sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Floripa Teatro começa neste final de semana na Capital



      Comemorando 20 anos, o Floripa Teatro - Festival Isnard Azevedo movimenta o calendário cultural da cidade no mês de outubro. A edição de 2013 começa neste final de semana, com participação de 25 grupos e coletivos teatrais de sete estados do país, oferecendo programação gratuita, com qualidade, para diferentes públicos e faixas etárias ao longo de sete dias. A abertura do festival acontece neste sábado (5), às 21h, no Teatro Ademir Rosa / CIC, com apresentação do espetáculo Viúva, Porém Honesta, obra de Nelson Rodrigues encenada pelo premiado grupo Magiluth, de Recife (PE).
Até 12 de outubro, adultos e crianças vão poder conferir a agenda do festival, que este ano soma 68 apresentações em 25 espaços na Ilha e região continental, divulgando diversas linguagens teatrais. No sábado (12), Dia das Crianças, a programação tem como destaque a peça Gigantes de Ar, que será apresentada pela Cia Pia Fraus, de São Paulo (SP), no Teatro Ademir Rosa. Participam da edição 2013 grupos teatrais convidados e selecionados de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco e Paraíba, além de um espetáculo da Austrália.
Festival Isnard Azevedo é uma realização da Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O evento conta com apoio da Tractebel Energia, Sesc, Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc), Fundação Catarinense de Cultura e Associação Cultural Alquimídia.
               
Ingressos e gratuidade

          Com foco na formação de plateia e ampliação do acesso da população às expressões das artes e da cultura, a programação do Floripa Teatro 2013 é totalmente gratuita. As apresentações serão levadas a praças e parques por meio do projeto Cena Aberta nas Comunidades. Nos teatros e casas de espetáculo, os ingressos serão disponibilizados gratuitamente ao público nas bilheterias, podendo ser retirados uma hora antes do início da sessão.
A integração de três novos equipamentos culturais à estrutura do 20º Festival Isnard Azevedo também contribui para a difusão e fruição da produção artística, propiciando que a população conheça esses espaços culturais e passe a frequentá-los ao longo do ano em outros eventos. 
No Norte da Ilha, as apresentações serão realizadas no Teatro Dionísio, nos Ingleses, inaugurado em dezembro de 2012. Na região sul, a agenda de espetáculos terá como palco o Circo da Dona Bilica, aberto há dois meses, no Morro das Pedras, e o Círculo Artístico Teodora, que mantém uma agenda cultural permanente desde setembro, no Campeche. Além desses espaços o festival terá apresentações nos teatros Álvaro de Carvalho, Ademir Rosa, Ubro, Sesc da Prainha e Casa das Máquinas.  
As instituições de ensino interessadas em levar grupos de estudantes aos espetáculos do Floripa Teatro devem fazer o agendamento prévio junto à Diretoria de Artes da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.  Os ingressos, limitados a 60 estudantes por entidade a cada apresentação teatral, serão liberados por ordem de chegada dos pedidos, que devem ser formalizados por ofício.
O modelo da requisição pode ser solicitado pelo e-mail educativoffc@gmail.com e o atendimento levará em conta a disponibilidade de lugares nos locais de apresentação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3324-1415, das 13 às 19 horas, ou na sede da Secretaria de Cultura, na avenida Mauro Ramos, 224, Centro.

Mostra e Oficina teatral

 Fortalecendo a parceria com a universidade, o Floripa Teatro – 20º Festival Isnard Azevedo acolhe pelo terceiro ano consecutivo a Mostra Circuito Universitário em Cena, organizada pelo Ceart/Udesc. Realizada no campus do Itacorubi, a programação reúne seis montagens produzidas por alunos do curso de graduação em Teatro. Paralelamente às apresentações,  a mostra contará com oficinas e mesa de debates envolvendo a comunidade acadêmica, artistas e o público, que terá oportunidade de conhecer a produção dos universitários.
Durante o festival também será oferecida a oficina teatral gratuita “Visual Theatre Workshop”, com o encenador inglês, John Mowat, diretor artístico da Companhia do Chapitô, em Portugal. Voltada aestudantes e professores de Teatro, atores e pessoas interessadas no tema, a atividade visa explorar o fazer teatral com ênfase no físico e visual, utilizando técnicas modernas de mímica aplicadas ao teatro na atualidade, por meio de jogos, exercícios e improvisações. 
Com 12 horas de duração, a atividade será realizada de 7 a 9 de outubro, na Casa da Memória de Florianópolis. Os interessados em participar da oficina devem enviar solicitação por e-mail paraandreartepadilha@hotmail.com, informando o nome completo, endereço, e dados da instituição ao qual estão vinculados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9156-9473, com Andréa Padilha.

Participação e seleção

O Floripa Teatro visa apoiar a circulação das companhias teatrais e contribuir para a formação de plateias. Tem ainda como objetivo a troca de experiências entre os artistas participantes, incentivando o aprimoramento profissional e as iniciativas de teatro de grupo.
A seleção dos espetáculos para a edição de 2013 foi feita por uma comissão formada pelo diretor, dramaturgo, escritor e produtor cultural Sidnei Cruz (RJ); a atriz e musicista Fernanda Corrêa Maia (SP); e a dramaturga, jornalista e diretora teatral Eliane Tejera Lisboa (PB).  Os profissionais convidados avaliaram 199 espetáculos de todo o país, inscritos nas categorias de teatro de rua, adulto, infantojuvenil, circo-teatro e teatro musical. 


AGENDA DO 20º FLORIPA TEATRO – FINAL DE SEMANA (5 e 6/10)

5 de outubro (sábado) – Abertura do Festival

*21h – “Viúva, Porém Honesta”, Cia Magiluth, Recife (PE), espetáculo adulto, a partir de 18 anos, farsa irresponsável, 80min, Teatro Ademir Rosa/CIC.

6 de outubro (domingo)

*15h – “Cocô de Passarinho”, Cia. Noz de Teatro, Dança e Animação, São Paulo (SP), espetáculo infantil, 4 a 12 anos, teatro de bonecos, 55min, Teatro Ademir Rosa/CIC.

*16h – “Amor por Anexins”, Grupo de Teatro Guará, Goiânia (GO), espetáculo de rua, a partir de 8 anos, comédia, 40min, Parque Municipal da Lagoa do Peri (Cena Aberta nas Comunidades / Morro das Pedras). Em caso de chuva: na sede do parque.

*16h – “Hap, o Melhor Espetáculo da Terra”, Circular Artes do Circo, Florianópolis (SC), espetáculo infantil, a partir de 7 anos, comédia circense, 50min, sede do Centro Comunitário do Morro da Queimada (Cena Aberta nas Comunidades / Morro da Queimada)

*16h – “A Farsa do Advogado Pathelin”, Grupo Rosa dos Ventos, Prseidente Prudente (SP), espetáculo de rua, a partir de 12 anos, comédia, 70min, Parque de Coqueiros (Cena Aberta nas Comunidades / Coqueiros). Em caso de chuva: Terminal Rodoviário Rita Maria.

Nenhum comentário: