terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Exposição de tapeçarias abre agenda da Galeria Vecchietti



       A artista Elke Hülse abre a agenda da Galeria Municipal de Artes Pedro Paulo Vecchietti em 2014 com um acervo imagético rico em histórias, tramas, cores e texturas, mesclando fundamentos da fotografia com técnicas da tapeçaria. A exposição ‘A Imagem, o Punctum, a Fatura’ será inaugurada nesta quarta-feira (15), às 19 horas, após uma conversa com a artista no espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes. A entrada é gratuita.
         Resultado de uma pesquisa realizada ao longo de dois anos, a exposição reúne uma série de tapeçarias confeccionadas a partir de fotografias modificadas digitalmente em relação a cores e formas. As imagens, desenhadas em cartões colocados por baixo da urdidura das tramas, remetem à memória afetiva de lugares e momentos do universo particular da artista.
Testando os limites das técnicas tradicionais da tapeçaria, as obras revelam um novo olhar sobre a fotografia numa perspectiva visual e poética, formando retratos desconstruídos, multiplicados e deslocados de contexto. A fusão entre a tapeçaria tradicional e o pensamento contemporâneo gera uma teia de imagens que aguça os sentidos do espectador, despertando diferentes sensações ao toque e ao olhar, resultantes da dualidade entre o tátil e o ótico.
A exposição ‘A Imagem, o Puntum, a Fatura’ pode ser visitada na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti até dia 28 de fevereiro, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Escolas ou grupos escolares interessados em agendar visitas à mostra podem entrar em contato com a Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes pelo e-mailartesvisuais.ffc@gmail.com ou pelo telefone (4) 3324-1415.
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Elke Hülse atua como tapeceira há cerca de duas décadas, participando de exposições em território catarinense e em outros estados do Brasil, além de mostras no exterior. As obras da artista já foram vistas em exposições na Hungria, Argentina e nos Estados Unidos, entre outros países.  Paralelamente, a artista ministra cursos e oficinas de tapeçaria.

O Quê: Exposição A Imagem, o Punctum, a Fatura (Elke Hülse)

Quando: Quarta-feira (15/01) / abertura – 19h30
                Conversa com a artista – 19h
                Visitação até 28 de fevereiro
                 Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti
           Praça XV de Novembro, 180 – Centro
           (Esquina com Rua Tiradentes)

Quanto: gratuito

Informações e agendamento: (48) 3324-1415
                                       artesvisuais.ffc@gmail.com
 
 
 

Nenhum comentário: