terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Espaços culturais recebem propostas para ocupação artística



          A Secretaria de Cultura de Florianópolis, por meio da Fundação Franklin Cascaes, está recebendo inscrições para ocupação artística da Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, e do Teatro da Ubro, no Centro. Pessoas, empresas, companhias ou grupos interessados em desenvolver atividades artístico-culturais nesses espaços, no primeiro semestre de 2014, já podem enviar propostas. Os editais e os formulários de inscrição estão disponíveis no sítio eletrônico da Fundação (www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes). 
         Para o edital de pauta do Teatro da Ubro, as inscrições estão abertas até 17 de fevereiro, enquanto que para a Casa das Máquinas o prazo vai até 7 de março. Os editais contemplam espetáculos de dança, teatro, ópera, música e eventos culturais. Em paralelo, podem ser realizados também cursos, debates, oficinas, lançamentos, entre outras atividades que promovam a reflexão e a difusão do conhecimento da arte, da educação e da cultura.
         As propostas serão analisadas pela comissão de pauta de cada espaço, considerando a excelência artística e o interesse cultural do projeto, além da qualificação dos profissionais envolvidos e a melhor adaptação à realidade física, cênica e técnica do equipamento cultural. Na seleção terão preferência propostas que contemplem o calendário semanal de forma contínua, com temporada prevista de quinta-feira a domingo para o Teatro da Ubro e de sexta-feira a domingo para a Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição.

Pesquisa e criação

         Além dos editais para a pauta de programação, a Fundação Franklin Cascaes também está recebendo inscrições para ocupação artística da Casa das Máquinas com projetos de pesquisa e criação cênica nas áreas de circo, teatro, ópera e dança a serem desenvolvidos ao longo do ano. O edital e o formulário de inscrição podem ser baixados no sítio eletrônico da instituição, com prazo de inscrição até 7 de fevereiro.
O processo de seleção é aberto a artistas brasileiros e estrangeiros em situação legal no país, residentes em Florianópolis. Serão escolhidas dez propostas para utilização do espaço durante oito semanas consecutivas, conforme calendário estabelecido pela comissão organizadora do edital. A escolha das propostas levará em conta critérios como mérito, relevância cultural, clareza, coerência, originalidade, inovação e criatividade, além de adequação ao espaço pretendido. Do total de selecionados, cinco ficarão como suplentes.
O lançamento de editais de ocupação visa democratizar o uso dos espaços culturais administrados pelo Município e dinamizar a produção e a criação artística, ampliando o acesso da população às diferentes formas de expressão das artes. Em 2013, a Casa das Máquinas e o Teatro da Ubro receberam um total de 447 atividades culturais, somando um público de quase 20 mil pessoas.


O Quê: Editais para Ocupação Artística da Casa das Máquinas
                 
Quando: Até 7 de fevereiro de 2014
               (Inscrição para Projetos de Pesquisa e Criação)
             
               Até 7 de março de 2014
               (Inscrição para Pauta de Programação)

Onde: Centro Cultural Bento Silvério / Casa das Máquinas
           Rua Henrique Veras do Nascimento, 50
           Lagoa da Conceição – Florianópolis

                      Fone: (48) 3232-1514
                      E-mail: casadasmaquinaslagoa@gmail.com

Quanto: gratuito



O Quê: Edital para Ocupação Artística do Teatro da Ubro
          
Quando: até 17 de fevereiro de 2014
              (Inscrição para Pauta de Programação)

Onde: Teatro da Ubro
           Rua Pedro Soares, 15 – Centro – Florianópolis
           (48) 3222-0529
           E-mail: teatroubro@hotmail.com

Quanto: gratuito

 
 
 
Casa das Máquinas.jpg
Teatro da UBRO.jpg
335 KB
Espaços culurais recebem propostas de ocupação artística.doc

Nenhum comentário: