quinta-feira, 17 de abril de 2014

A Farra do JUDAS (Judas da Paz) 2014 em frente ao Mercado Público


 
                                                                                                                                                     
 
                                                                                                  
                                                                                          
 
                   A FARRA DO JUDAS 2014
 
          (JUDAS DA PAZ)
 
                                                       
Pelo 6º ano consecutivo, no sábado de Aleluia, dia 19/04/2014, será realizada a "Farra do Judas" ou "Judas da Paz".
O Judas será exposto a partir da 10 horas entre o Camelódromo Central e o Mercado Público, no centro de Florianópolis, quando transeuntes e visitantes poderão fotografar e anotar recados e nomes de quem representa o Judas para si, entre outras brincadeiras.
Idealizada pelo manézinho Kiko Ortiga em parceria com Halem Guerra do Ecosul e outros membros da "Confraria do Mercado", a Farra do Judas" já se tornou tradicional e entrou para o calendário da comemoração da Páscoa em Florianópolis.
Diferentemente da brincadeira de Judas tradicional, o "Judas da Paz" não é judiado, malhado ou farreado, devido à conotação de paz e não violência para a qual foi idealizado.
O "Judas da Paz" é também um contraponto à "judiação" da farra do boi ainda praticada em algumas comunidades do litoral catarinense durante a Quaresma, quando os "farristas" transferem para o boi a personificação do Judas.
Nas fotos, momentos da "Farra do Judas" de anos anteriores com a exposição de um banner encomendado pelo Kiko Ortiga ao artista plástico André Bitencourt com a imagem de um boi crucificado sendo malhado, relacionando a tradição da malhação do Judas com a farra do boi. 
A brincadeira do "Judas da Paz" se insere também nas ações desenvolvidas pela Policia Militar de SC, GEDDA-Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC, Instituto Ambiental Ecosul e outras instituições, na prevenção à farra do boi na Quaresma, pela via do fortalecimento e valorização das verdadeiras e saudáveis tradições regionais como a própria "Malhação do Judas", a "Ratoeira", o "Boi de Mamão", o Terno de Reis", entre outras que estão perdendo a intensidade no Estado.
Contatos:
Henrique (Kiko) Ortiga: 48-9607.3133 - TIM
Halem Guerra: 48-9934.0880 - TIM

         
             
       
 
             
 
 
 
 
      Apoio e Parceria:
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: