quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Juju Moura, Rogério Piva e Toicinho no Bistro da Leila - Lagoa da Conceição

Neste sábado, dia 12/09, Juju Moura se apresenta no Bistrô da Leila acompanhada por Rogério Piva (violão e guitarra) e Toicinho (bateria). O repertório inclui samba e bossa nova da melhor qualidade.
Horário: 21:00 hs
Couvert: R$ 10,00
Endereço: Avenida das Rendeiras, s/n (ao lado do CÃO FIANÇA) - Lagoa da Conceição.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Felipe Coelho no Café Del Sur

Sexta-feira, dia 11/09, tem violão instrumental com Felipe Coelho no Café Del Sur. Com vasta experiencia internacional, o violonista apresenta o show instrumental intitulado "Ar Puro". Trata-se de uma fusão criativa de linguagens culturais antes entendidas como distintas, em composições originais que apontam para uma nova direção no instrumento.
Horário: 21:00 hs
Couvert: R$ 7,00
Endereço: Rua João Pio Duarte Silva, 94, loja 08 – Córrego Grande
Reservas: (48) 3206-15 36 / 8842 28 74
Fonte: Fernanda Cademartori
55 (48) 8842 2874

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Flagrantes do Bar Açores em Santo Antônio de Lisboa










Flagrantes do Bar Açores em Santo Antônio de Lisboa, na sexta, dia 04 de Setembro. Em plena Festa do Divino de Santo Antônio, em meio a um desfile com lindos carros de boi e boi de mamão, ouvimos, música boa, com bons amigos e comemorando o aniversário da Sol (Solange Cristina da Silva).

Fotos do Paulo Roberto e-mail:paulorw.floripa@gmail.com

Definições sobre a Confecom sugerem mobilização social

Redação
FNDC

As regras estão dadas. Definido o Regimento Interno da Iª Conferência Nacional de Comunicação, é hora de os movimentos sociais reforçarem aquilo que sabem fazer. Mobilizar.

Com a demarcação do tema “Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital”, a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) teve o seu regimento interno aprovado nesta terça-feira (01) pela Comissão Organizadora Nacional reunida em Brasília e publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira (03). Na quarta-feira (02), a CON se reuniu novamente no Ministério das Comunicações para debater os eixos temáticos e a metodologia da Conferência.

A coordenadora da Fenajufe, Sheila Tinoco, representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) na CON, relata que o Fórum e a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), representada por seu coordenador executivo José Sóter, apresentaram na reunião de quarta-feira as propostas de metodologia e eixos temáticos aprovados pelos militantes sociais, durante plenária nacional da Comissão Nacional Pró-Conferência, com as comissões estaduais, realizada no dia 29 de maio, em Brasília. De acordo com Sheila, as entidades do setor empresarial não apresentaram propostas e os debates foram em torno do que havia sido pautado pelo movimento social.

A escolha dos temas sensíveis gerou polêmica. Ao final, foi aprovado o quórum qualificado de 60% para votar essas questões, com pelo menos um voto de cada segmento. Para decidir quais serão os temas sensíveis, será necessário o quorum de 50% mais um em cada segmento. “Para transformar uma questão em sensível, que vá para um quórum de 60%, todos os segmentos têm que passar dos 50%. Pode ser que acabem brecando todas as questões sensíveis e, ao final, não haja nenhuma. Aí, é 50% mais um”, explica o coordenador-geral do FNDC, Celso Schröder.

O número de delegados aprovados ficou em 1.539. A realização das etapas estaduais será até o dia 8 de novembro – as preparatórias devem acontecer até 20 dias antes da data do evento estadual. Cabe ao Poder Executivo convocar a conferência estadual até o dia 15 de setembro. Se isto não ocorrer, a convocação poderá ser feita até 20 de setembro pelo Legislativo local. A convocação ainda poderá ser feita pela comissão organizadora. Eventualmente, o ministro das Comunicações poderá indicar representantes dos três segmentos de estados que não tenham conseguido eleger delegados para a conferência.

“Tivemos alguns ganhos, alguns pontos que para nós serão importantes, vão ser definidos em resolução posterior”, avalia Sheila. Na próxima semana, serão definidos temário e metodologia.

“Essa conferência é o que nós conseguimos e vamos defendê-la. Quem não a quer, a está sabotando. O regimento viabiliza uma conferência minimamente democrática, mas isto desde que a gente se articule, mobilize. Agora é papel dos movimentos sociais fazerem aquilo que eles sabem fazer. Vamos para a rua”, reforça Schröder.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Grande Mídia GRITA contra redistribuição de verba$ publicitária$ do governo: Quem é contra?

Grande Mídia GRITA contra redistribuição de verba$ publicitária$ do governo
Quem é contra?

Ivana Bentes para Carta Capital
http://migre.me/2TRO

A verba publicitária governamental para a grande mídia nunca foi assunto de jornal enquanto serviu a poucos grupos beneficiados. Quanto recebem em publicidade do governo os jornais e revistas de grande circulação?


Agora, os novos critérios de regionalização e investimento publicitário do governo para pequenos veículos, democratizando as verbas publicitárias, virou tema do editorial do jornal O Globo de 24/06/2009 com o título pouco sutil de “Para cooptar”, que argumenta em benefício de poucos e de olho na divisão do bolo publicitário entre novos e diversos veículos, que passaram de 499 beneficiados em 2003 para 5.297 veículos em 2008. Descentralização das verbas e democratização que para o editorial do Jornal O Globo é “projeto autoritário de subjugação da sociedade”.

Ou seja, enquanto o dinheiro ia para poucos veículos, tínhamos o quê? Concentração de poder econômico e político. O editorial tenta argumentar que “Não há justificativa técnica para a inserção de anúncios neste tipo de veículo”, leia-se, os pequenos jornais, o midialivrismo, os cinco mil e tantos veículos das mais diversas linhas editoriais e propostas que podem “pulverizar” a verba publicitária e concorrer com a grande mídia naquilo que mais pode atingí-la: descentralização de poder econômico, descentralização de verbas publicitária$$$ e a “biodiversidade” política.

Outra pérola do Editorial: “Não é ilegal, mas se trata de indiscutível desvio de verba pública para pequenas empresas de comunicação que tendem a ficar dependentes da propaganda oficial —, ao contrário da imprensa profissional de grandes centros. (…)” Ou seja, pelo texto se deduz que o governo só deve distribuir o dinheiro público para….”a imprensa profissional dos grandes centros”, ou seja, as grandes empresas de Comunicação, que já recebem esse dinheiro e que seriam “independentes” do governo, contribuindo dessa forma para aumentar ainda mais a concentração de poder econômico e político em poucos grupos.

Poder econômico concentrado na mão de poucos nunca foi sinônimo de democracia, mas justamente de poder de “chantagem” política. Por isso a reivindicação midialivrista de democratizar, re-distribuir, ampliar as verbas publicitárias para todo tipo de midia é lida pelo avesso como “o pendor dirigista e intervencionista” do governo, segundo o texto.

Estranho que a mesma mídia que celebra o uso (ainda tímido) das novas mídias pelo presidente dos EUA, Barack Obama, em contato direto com a multidão, numa experiência de democracia participativa e interativa através da internet, condene o Blog da Petrobrás por entrar em comunicação “direta”, via site, twitter, novas mídias com um leitor/produtor de informação, crítico e analistas de fatos. Disputando a “interpretação” e construção das notícias, antigo privilégio das mídias de massa.

Durante o I Fórum de Mídia Livre em 2008 no Rio de Janeiro, uma das principais reivindicações e propostas do Grupo de Trabalho sobre a democratização das Verbas Publicitárias foi combater a distribuição e concentração de verbas públicas apenas para a grande imprensa e mídia do eixo Rio-São Paulo, grande beneficiária do “bolo publicitário” e das verbas do governo.

A concentração de verbas publicitárias para grupos restritos, auto-intitulados “profissionais” e que usam o critério “técnico” da audiência ou tiragem para “exigir” exclusividades privilégios no recebimento das verbas publicitárias do governo vai contra as propostas de combate a concentração de poder econômico na mão de poucos e necessidade de incentivar a pluralidade e diversidade de midias e veículos, com politicas transparentes de verbas para os pequenos veículos, a mídia regional, a internet, plataformas colaborativas de conteúdos, etc.
Depois de Obama on-line celebrado como inovação, a democracia participativa brasileira só tem a ganhar com a comunicação direta, não mediada, interativa, entre governo e sociedade, essa é a nova governança, “sem” mediadores ou com “novos” mediadores dispensando os “gatekeepers”, e “guardiões” da mídia clássica que também agem como “embarreradores” da comunicação, criando “dificuldades” para a emergência de uma democracia direta no Brasil, com uma multidão de mídias.

As propostas do Fórum de Mídia livre para a Democratização das Verbas Publicitárias podem ser lidas em:
em http://fml.wikispaces.com/propostas-todas–gt-verbas-publicitarias

Essa dica de matéria veio através do Thiago Skárnio e-mail:thiago@skarnio.tv

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Juju Moura e Nação Balanço no Jinga Bar

DJ Marcelo Pimenta, o comandante do animado projeto Nação Balanço embala a noite de sexta-feira mesclando a música dos anos 60 e 70 com as sonoridades contemporâneas que nasceram desta fonte. A noite terá como convidada a brilhante cantora e intérprete da música brasileira, Juju Moura, que além da bela voz tem ótima presença de palco. As influências musicais da convidada especial, passam pelo samba, bossa nova e o jazz. Juju, agora no segundo semestre de 2009, da início ao projeto de execução de seu primeiro CD, apoiado pela Lei Estadual de incentivo à Cultura do Estado de SC. Neste trabalho mostrará canções de artistas catarinenses em uma obra de relevância para nossa cultura local. Esta noite no Jinga, Juju sobe ao palco acompanhada por um time de músicos excelentes: Rodrigo Piva - violão e guitarra; Carlos Ribeiro Junior - baixo e Toicinho - bateria, e faz um belo passeio pela MPB de Tom Jobim a Cartola.
Nação Balanço: encontro de culturas, cores e ritmos brasileiros e afro-americanos. No projeto o samba-rock encontra o maracatu, o soul, o funk’70, o reggae, o samba de raiz, o hip-hop latino e a blaxploitation.
Entrada: R$ 15,00O
Endereço: Av. das Rendeiras, 1046 - Lagoa da Conceição - Florianópolis / SC
Fone/Fax: (48) 3235-3637

Flagrantes do Festival Multicultural do Mercado Público











Algumas imagens do Festival Multicultural do Mercado Público. Teve muita coisa boa: música, artesanato,capoeira,boi de mamão e uma boa repercussão na mídia valorizando a cultura regional. Nas fotos, também, o flagrante do almoço do pessoal da mídia com a comissão organizadora, oferecido pelo Bar Toca do Urso.
Marcio Vieira