quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Circuito gastronômico e cultural movimenta Costa da Lagoa




Evento que acontece neste final de semana vai reunir gastronomia, atividades esportivas, ambientais e culturais que mostram o estilo de vida dos moradores


Praticamente isolada dos demais bairros da cidade e tendo o barco como principal meio de transporte, a comunidade da Costa da Lagoa quer maior destaque no mapa da cultura em Florianópolis. Para isso, promove neste sábado e domingo (19 e 20/12), das 11h às 20h, o 1º Circuito Gastronômico e Cultural “Curta a Costa” – Comunidade Tradicional Costa da Lagoa. Promovido pela Associação de Moradores da Costa da Lagoa (Amocosta), em parceria com a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), o evento pretende divulgar as tradições locais e valorizar o estilo de vida peculiar dessa vila de pescadores remanescente da colonização açoriana.
A programação do “Curta a Costa” reúne gastronomia, competições esportivas, e atividades ambientais e culturais abertas ao público. Na tenda central do evento, montada ao lado da única escola da comunidade, haverá shows musicais, contação de “causos”, e apresentações de boi-de-mamão, ratoeira, pau-de-fita, maculelê, entre outras atrações. O circuito vai envolver ainda 15 restaurantes locais e as duas cooperativas de barqueiros que fazem o transporte na região (Coopercosta e Cooperilha). Conta também com o apoio da Associação de Bares e Restaurantes da Costa da Lagoa (ABRCL), Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Cinemateca Catarinense.
Cada restaurante terá no cardápio um prato de divulgação, além das opções tradicionais de almoço. Ao longo dos sete pontos de parada abrangidos pelo circuito, os visitantes vão poder apreciar rendeiras trabalhando nas almofadas de bilros; pescadores produzindo tarrafas, bernunças e celibrins; e artesãos fazendo canoas em miniatura e balaios. Nesses locais haverá ainda exposição de barcos e de fotos com imagens relacionadas aos costumes e tradições da comunidade.

Na vela da canoa

A mesma lagoa que é ponto de partida e chegada dos barcos, e que assegura o sustento das famílias que vivem na Costa, também garante a diversão dos moradores e visitantes. Por esse motivo, o circuito cultural inclui duas sessões de cinema nesse cenário natural. Curtas catarinenses com temas ligados à cultura local serão exibidos numa tela improvisada na vela de uma centenária canoa, feita de um pau só, com madeira tradicional da região: o garapuvu. A árvore que cobre de amarelo os morros da cidade é o símbolo de Florianópolis, e seu corte está restringido por lei desde a década de 1990.
Outra atração do Circuito “Curta a Costa” é o esporte favorito dos moradores: a corrida de canoa a vela e a remo. A competição vai reunir, no domingo, atletas de todas as faixas etárias, na categoria masculina e feminina. Boa parte das embarcações foi construída quando os competidores ainda nem eram nascidos e algumas utilizam velas feitas de material caseiro, como sacos de farinha impermeabilizados ou até o “lençol da vovó”.

Comunidade tradicional

O 1º Circuito Gastronômico e Cultural “Curta a Costa” – Comunidade Tradicional Costa da Lagoa pretende dar visibilidade à paisagem e à cultura da região, lastreada no modo de vida peculiar dos quase 1.300 moradores. A comunidade é um importante núcleo de pescadores e rendeiras, remanescente da colonização açoriana iniciada no século 18.
A luz elétrica chegou à localidade em 1982 e, com ela, um novo componente foi agregado à economia local. O turismo estimulou o surgimento de restaurantes, todos administrados por nativos, e também trouxe incrementos ao transporte lacustre feito pelas cooperativas de barqueiros. Ao todo são 23 trapiches (pontos de parada) ao longo do trajeto.
As lembranças deixadas pelos antepassados ainda estão presentes na arquitetura de alguns casarios erguidos por escravos e num antigo engenho de farinha. Os açorianos também deixaram como legado tradições e costumes passados de geração a geração. A prática da pesca artesanal, a renda de bilro, as festas religiosas, algumas expressões e crenças, e a alimentação à base de frutos do mar são práticas que sobrevivem ao tempo.
Mais que um convite para que as pessoas apreciem as belezas naturais, a gastronomia, os costumes e a cultura local, o circuito “Curta a Costa” tem como objetivo melhorar a auto-estima e incentivar a união dos moradores. O evento traz também a esperança de que, conhecendo melhor o estilo de vida da comunidade, mais vozes ecoem em favor da preservação desse patrimônio cultural para outras gerações.

Serviço:
O Quê: 1º Circuito Gastronômico e Cultural “Curta a Costa”
Comunidade Tradicional Costa da Lagoa

Quando: sábado e domingo (19 e 20/12) – 11 às 20h



Programação – Tenda central



Sábado (19/12)



11h – Abertura da programação

14h – Grupo de boi-de-mamão da E.D. da Costa da Lagoa

15h – Grupo de Maculelê

16h – Banda Nossa Senhora da Lapa

17h – Teatro do Frankolino

18h30 – Grupo Gente da Terra

19h30 – Projeto “Curta a Costa” – Sessão de cinema à beira da lagoa

21h – Apresentação musical (grupo da comunidade)





Domingo (20/12)



11h – Abertura da programação

11h às 15h – Corrida de canoa a vela e a remo

15h30 – Premiação dos vencedores da competição da canoa

16h – Grupo da Terceira Idade da UFSC

17h – Banda Nossa Senhora da Lapa

19h30 – Projeto “Curta a Costa” – Sessão de cinema à beira da lagoa

21h – Lançamento do enredo do Bloco Carnavalesco da Carapeva -

Carnaval 2010 / Costa da Lagoa




Dieve Oehme
Assessoria de Comunicação FCFFC
(48) 3324-1415 - ramal 213
(48) 9962-1069
imprensa.ffc@gmail.com
www.pmf.sc.gov.br/franklincascaes
foto:Assessoria de Comunicação FCFFC

Nenhum comentário: