terça-feira, 5 de abril de 2011

Nenhuma camisa vale mais que uma vida

Esteves Junior

Sou contra toda e qualquer violência. Quem me acompanha sabe que para mim futebol e Avaí não estão acima de tudo. Uso sempre muito mais a razão do que a paixão nas minhas palavras. Quem me conhece sabe muito bem disso.

Não fui ao estádio ontem. Por isso não comentei nada a respeito na postagem anterior. Esperei estar ciente de todos os fatos.

Na minha opinião essa violência irá diminuir bastante quando medidas criminais forem adotadas. De nada adiantará a pena continuar a ser não poder entrar ao estádio por um período de tempo. Isso quando conseguem identificar.

Claro que o que mais choca é a história das duas crianças, mas antes do clássico já houve violência causadas por torcedores de organizadas dos dois clubes.

Grande parte desta violência são causados por quem? Por torcidas organizadas. Já fizeram muita coisa, inclusive cadastramento na Federação Catarinense de Futebol. E serviu para que? Alguém sabe a resposta?

Se conseguimos ir ao cinema, ao supermercado, ao shopping, ao colégio, caminhar aproveitando o sol, ir à praia, ir a um barzinho, etc, por que não conseguimos ir ao um estádio de futebol?

Sempre que algo como o de ontem acontece, lembro de um episódio em maio de 2009, quando dois jovens torcedores morreram por causa de brigas durante o Campeonato Metropolitano de Basquete no Uruguai. Lá o basquete é tipo o futebol para nós. Após essas mortes, todas as competições de basquete, em todas as categorias, por todo o país, foram suspensas. Apenas um mês depois foi permitido o retorno dos jogos, mas antes disso a Federação Uruguaia de Basquete sabia que tinha que passar uma mensagem forte para que outras mortes não mais acontecessem. A mensagem é esta que está no título desta postagem e o vídeo a seguir deveria ser visto por todos que são apaixonados por um clube.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tdfac5OQZ4k#t=0s

Você consegue imaginar isso acontecendo aqui no nosso futebol? Pra que ficar esperando que essa seja a única alternativa? Entendo que já passou a hora de uma mensagem como esta ser introduzida no nosso dia a dia.

http://globoesporte.globo.com/platb/estevesjunior/2011/04/04/nenhuma-camisa-vale-mais-que-uma-vida/













Um comentário:

Marcio Vieira de Souza disse...

Faço minhas as palavras do Esteves Jr.