quarta-feira, 22 de junho de 2011

Florianópolis vira o centro do debate sobre a produção audiovisual da América do Sul


Na última semana de junho, Florianópolis vira o centro do debate sobre a produção audiovisual da América do Sul

De 24 de junho a 1º de julho, no Centro de Eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o FAM 2011 - 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul vai mostrar - e discutir - o que é esse cinema que está nas telas (as grandes e as pequenas) do Brasil e nas dos vizinhos (dos 13 países da América do Sul, sete estarão no festival - Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai). E, como é tradição desde 1997, ninguém precisa pagar para ver isso.

Ao longo destes 15 anos, o FAM se consolidou como uma das principais mostras de cinema e vídeo do Sul do país. Mas sua importância se deve, também, como lugar de discussão sobre as políticas públicas, debates sobre cultura e estética na produção audiovisual, trocas de experiências entre autoridades ligadas ao setor e realizadores, integração e intercâmbio de ideias e projetos através do Fórum Audiovisual Mercosul, que é transmitido ao vivo pela internet.

A Mostra Comemorativa do FAM 2011 prestará homenagem à obra indômita de um dos maiores criadores contemporâneos do Brasil, Carlos Reichenbach. Dias antes de começar o FAM (20, 21 e 22 de junho, às 19h), serão exibidas três obras do diretor - Filme Demência (1985), Alma Corsária (1993) e Garotas do ABC (2003), respectivamente -, no Cine Pitangueira, que fica na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição. O cineasta também participará do Fórum Audiovisual Mercosul, num painel dos diretores sobre o cinema latino-americano no dia 28 de junho.

O auditório do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina será o palco da exibição dos oito filmes selecionados na Mostra de Longas Mercosul, a principal mostra não competitiva. Da Argentina, virão Rehen de Ilusiones, do consagrado Eliseo Subiela, Pompeya, surpreendente estreia solo da atriz e cineasta Tamae Garateguy e La vieja de atrás, escrito e dirigido por Pablo José Meza. Do Uruguai, a representação é de Reus, de Eduardo Piñero e Alejandro Pi. Do Chile, o selecionado é o vencedor do prêmio Goya – a máxima distinção do cinema espanhol – de melhor filme hispano-americano, La Vida de los Peces, de Matías Bize. Três novíssimas produções brasileiras ainda compõem a Mostra de Longas Mercosul: Toni Venturi abre o FAM na noite de 24 de junho, com Estamos Juntos, que arrebentou no último CINE-PE – Festival do Audiovisual, no Recife, levando sete Calungas; Riscado, o longa-metragem de estreia de Gustavo Pizzi e O Céu sobre os Ombros, de Sérgio Borges, ganhador de cinco Candangos no Festival de Brasília em 2010.


Mostras competitivas

Nas quatro mostras competitivas do FAM 2011, Curtas Mercosul, Doc-FAM, Catarinense e Infantojuvenil estarão em disputa 55 obras que traduzem a diversidade da produção audiovisual latino-americana. Tirando, por motivos óbvios, as que fazem parte da Mostra Catarinense, participam do festival filmes e vídeos de 11 estados brasileiros e de sete outros países.
A programação dessas quatro mostras ocorre também no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A lista completa dos selecionados, por dia de exibição, está no site do FAM 2011: www.audiovisualmercosul.com.br.

Mostras Revelando os Brasis e Outros Olhares (Itália)

A edição deste ano terá também a Mostra Revelando os Brasis, que exibirá quatro produções resultado de um projeto homônimo que possibilita aos moradores de pequenas cidades brasileiras produzirem e contarem suas próprias histórias, e a Mostra Outros Olhares, espaço com curadoria da Associação pela Promoção da Cultura Latinoamericana na Itália (Associazione per la Promozione della Cultura Latinoamericana in Italia- APCLAI),  organizadora do Festival de Cine Latino Americano de Trieste, parceiro do FAM nesta edição.

Ampla abordagem do cinema nas oficinas do FAM 2011
O Festival, como de praxe, também abre espaço para a formação, com 10 oficinas nesta edição. A partir de sábado, dia 18, abrem as inscrições para Animação Stop Motion (com Lorena Striker, Daniel Marin, Homero Paz); Desejo ao Argumento: Criação e Clínica de Argumentos Cinematográficos (com Gilberto Scarpa); Se Filmou tem que Editar! (com Gilberto Scarpa); Gambiarras Audiovisuais: construa seu tripé com R$ 10! (com Nacho Durán) e Classificação Indicativa (Ministério da Justiça).
Duas oficinas já tiveram inscrições encerradas: a Clínica de Projetos da LATC, com Steve Solot e Fábio Cesnik  (encontros de 30 minutos entre os consultores e produtores, para apresentação e avaliação de projetos audiovisuais, que receberão assessoria comercial e jurídica e uma análise resumida por escrito. Foram aceitos 10 projetos de longas e médias-metragens, além de programas de televisão) e a do Vídeo Game do Cinema Brasileiro (com a SC Games).
Os interessados nas três restantes poderão se inscrever na hora: Produção e Finalização de Som em 35mm e Cinema Digital (com Carlos Klachquin); Em Breve em todos os Cinemas: Tecnologia DCI (com Carlos Klachquin); e Restauração de Película (com Carlos Brandão e Myrna Silveira Brandão).
O regulamento, a ficha de inscrição, horários e locais estarão disponíveis a partir de sábado, dia 18, na página Oficinas do site do FAM - www.audiovisualmercosul.com.br.

Encontro de Cultura da Rede Mercocidades

No dia 25 de junho, no Centro de Eventos da UFSC, o 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul abrigará o Encontro de Cultura Mercocidades, que servirá para dar andamento ao plano de trabalho da Unidade Temática de Cultura da Rede Mercocidades, bem como agregar a estes esforços o potencial cultural e de integração do audiovisual. O encontro tem como objetivo discutir criar uma rede de circulação de vídeos e filmes dos países do Mercosul entre as cidades que integram a Rede Mercocidades.
O audiovisual em debate aberto

O Fórum Audiovisual Mercosul irá de 25 de junho a 1º de julho, na Sala Aroeira, do Centro de Eventos e Cultura da UFSC e reunirá nomes reconhecidos no setor do Brasil e dos países do Mercosul para uma vasta troca de experiências e informações. Dentro do Fórum, também haverá debates regionais, como o Encontro de Cineclubistas Catarinenses e Encontros Entidades Sul – este no Hotel Maria do Mar.

25/6, 15 h, “A escritura, o escritor e o filme”, com Orlando Senna, Péricles Prade e Fábio Bruggemann

26/5, 15h, “O futuro do audiovisual no Mercosul”, com Ana Paula Santana – Secretaria do Audiovisual Brasil
27/6, 10h, parceria com o I Congresso de TV Digital do Mercosul, “Criando, gerindo e disseminando conteúdos digitais”, com Cosette Castro (Universidade. Católica de Brasília), Silvio Da-Rin (TV Brasil) e Eva Piwowarski (TV Digital Argentina).

28/6, 15h, “A estética singular do solstício: complexidade da imagem latina”, com Carlos Reichenbach , Matias Bize e José Geraldo Couto

29/6, 15h, “Co-produções internacionais e conteúdos para televisão”, com Beto Rodrigues, Pablo Fernandez , Paulo Áreas e Petrus Barreto

30/6, 15h, “Distribuição e novas tecnologias”, com Abrão Scherer, João Massarolo, Nelson Hoineff , Roberto D’Avila

1/7, 15h, “Nóis no nó: o não ator e os limites do real no cinema”, com Edélcio Mostaço, Carmem Fossari, Everlyn Barbin, Lwei Bakongo, Murari Krishna e Zeca Pires.


Congresso de TV Digital

A expansão da cultura audiovisual por meio digital será tema de congresso no transcorrer do 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2011, que acontece de 24 de junho a 1º de julho no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.
Idealizado dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da UFSC, o 1º Congresso de TV Digital do Mercosul, que será realizado nas manhãs dos dias 27, 28 e 29 de junho, também no Centro de Eventos, pretende contribuir no processo de desenvolvimento da TV Digital aberta brasileira e dos demais países do bloco por intermédio de palestras e debates com especialistas no assunto.
Uma das palestrantes será Cosette Espíndola de Castro, professora da Universidade Católica de Brasília e atual coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Conteúdos, Aplicativos e Serviços do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), vinculado ao gabinete da Presidência da República. Outro especialista convidado é o professor Luis Valle, diretor do programa de pós-graduação em TV Digital da Universidade de Palermo, em Buenos Aires.
O tema geral do congresso é “Criando, gerindo e disseminando conteúdos e serviços em TV Digital”, e os subtemas abordados serão: Produção de Conteúdos Digitais; Multiplataformas e Convergência; Modelos de negócios, Serviços em TVD e Financiamentos.

Serviço:
O quê: FAM 2011 – 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul
Quando: 24/6 a 1º de julho
Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Campus Trindade, Florianópolis
Quanto: Gratuito

Programação completa: www.audiovisualmercosul.com.br



Fotos:
O Céu sobre os Ombros, de Sérgio Borges – Mostra de Longas Mercosul
La Vida de Los Peces, de Matías Bize – Mostra de Longas Mercosul
Mulher Azul, de Maria Emília de Azevedo (SC) – Convidado na Mostra de Curtas Mercosul
Vida em Tronco, da estudante de jornalismo Keila Zanatto, de Treze Tílias (SC), Mostra Revelando os Brasis






Florianópolis Audiovisual Mercosul - 15 anos
 - de 24 de junho a 1 de julho na UFSC -

Nenhum comentário: