quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pré-FAM levou 3,5 mil pessoas aos cineclubes do Estado

Pré-FAM levou 3,5 mil pessoas aos cineclubes do Estado

O Pré-FAM, mostra itinerante que antecedeu o FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul), realizada entre os dias 24 de maio e 1º de junho mobilizou um público de 3,5 mil em 35 cidades catarinenses. As exibições, um aquecimento ao festival de cinema, ocorreu em 43 pontos em sessões coordenadas pelo FAM, mas organizadas por cineclubes catarinenses e instituições com projetos de difusão audiovisual, parceiras do evento.

Crianças e adultos assistiram às produções, organizadas em programas diurnos e noturnos ao total de quatro, divididos por faixa etária. Todos os filmes da mostra foram premiados no FAM 2010 e despertaram a curiosidade, atentando a reflexões sobre a consciência ambiental, preconceitos, a realidade brasileira e sonhos. Após a sessão, houve debates em quase todos os pontos de exibição.

Em Catanduvas, no Oeste catarinense, foram mais de 300 participantes nas sessões. A cidade se mobilizou com a divulgação nas escolas, distribuição de cartazes em diversos pontos e também na imprensa. “É fascinante perceber o que os filmes fazem com as crianças, aqueles rostinhos com olhares vidrados, mal piscavam em frente à tela. Os adultos aproveitavam o intervalo entre um filme e outro para cochichar comentando seu ponto de vista. Os professores conversaram sobre como poderiam aproveitar o filme para questionamento em sala de aula, pois são filmes que retratam a nossa realidade”, comentou Marisa Artifon Simões, coordenadora de Projetos e Programas Educacionais e Culturais da secretaria de Cultura daquele município.
O Cineclube de Gaspar, as sessões foram prestigiadas pelas crianças e professores, que acharam os filmes adequados para serem levados e discutidos com os alunos em sala de aula.
Em Irineópolis, a coordenação do Cineclube Contestado realizou a mostra Pré-FAM de modo itinerante, contemplando assim um público diverso e maior. Um dos pontos de exibição foi o núcleo escolar Presidente Adolfo Konder, localizado na área rural, o quê, conforme relatou os parceiros do cineclube e da Apaeco (Associação de Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos de Irineópolis), responsáveis pela exibição no município, cumpriu uma finalidade de inclusão cultural.
Em Florianópolis, o público também foi expressivo nas sessões e debates, como, por exemplo, na Associação Cultural Baiacu de Alguém, ponto onde o Pré-FAM estreou a programação. No Cineclube Carijós, moradores de Canasvieiras e um grupo significativo de professores e alunos do EJA (Escola de Jovens e Adultos) aproveitaram os programas. Em Criciúma houve sessão em 3D, no Cineclube Mult 3D.
“Recife Frio”, no programa adulto e “Os Anjos do Meio da Praça”, “Eu queria ser um monstro”e “A Terra a gastar”, na sessão infantojuvenil de classificação livre, foram os mais comentados e preferidos da plateia em todo o Estado.

Circuito alternativo de exibição


O Pré-FAM, assim como o FAM, é uma realização da Associação Cultural Panvision, entidade sem fins lucrativos voltada a articulação, curadoria e produção de mostras de cinema e vídeo. A mostra Pré-FAM tem o objetivo de constituir um circuito de exibição no Estado e também descentralizar e democratizar o acesso da população a bens culturais.
A edição 2011 do Pré-FAM ocorreu em Araranguá, Bela Vista do Toldo, Bombinhas, Caçador, Campo Erê, Catanduvas, Chapecó, Criciúma, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Formosa do Sul, Galvão, Garopaba, Gaspar, Irineópolis, Jaraguá do Sul, Jaguaruna, Lages, Laguna, Lontras, Major Vieira, Mafra, Mondai, Palma Sola, Palhoça, Palmitos, Pinhalzinho, Pomerode, Salto Veloso, São Francisco do Sul, São Bernardino, Seara, Saudades, Trombudo Central, Vidal Ramos e Xanxerê.

Nenhum comentário: