quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Roselane surpreende e vence eleição para reitoria na UFSC

0 comments
Roselane supreende e vence eleição para reitoria na UFSC Pela primeira vez a UFSC será representada por uma mulher. Roselane Neckel venceu a consulta eleitoral para a reitoria da universidade, nesta quinta-feira, com 52,47% dos votos, contra 47,53% do professor Carlos Alberto Justo da Silva, o Paraná. A divulgação do resultado aconteceu às 22h no hall da reitoria e foi muito comemorada pelos jovens que apoiaram a candidata.
A vitória da oposição surpreendeu. A professora Roselane, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) deve comandar a UFSC entre os anos de 2012 e 2016 graças ao apoio dos estudantes (responsáveis por mais de 67% dos votos da candidata), única categoria em que foi vencedora.
Entre os professores, Paraná obteve o melhor resultado, com 52,69% dos votos, assim como entre os servidores técnico-administrativos, onde conquistou 57,51% dos eleitores. Dos 13.549 votos totais, 228 foram nulos e 84 brancos. O comparecimento foi de 35,09% e a abstenção de 64,03% que equivale a 24.117 ausentes. No primeiro turno, a abstenção foi de 69%.
Roselane e sua vice, Lúcia Helena Martins Pacheco, do Centro Tecnológico (CTC), assumem em 10 de maio de 2012. Antes disso, a Comissão Eleitoral tem 5 dias para homologar o resultado. A partir de então, o Conselho Universitário é responsável por enviar a lista tríplice – com 3 nomes de candidatos à reitor – ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que dará o resultado final.
Após o fim do processo, Roselane e Lúcia agradeceram a todos o apoio e lembraram que sempre acreditaram na vitória, ainda que a campanha tenha começado pequena e com dificuldades. Os professores Irineu Manoel de Souza e Carlos Ramirez Righi também foram gratificados pelo apoio durante a segunda etapa, e comemoraram a vitória junto à chapa 5. O reitor Álvaro Toubes Prata também esteve no auditório da reitoria e cumprimentou a vitória de Roselane e Lúcia.
A Comissão Eleitoral divulgou o resultado oficial: http://comeleufsc.ufsc.br/files/2011/11/ResultadoTotal_UFSC_2T.pdf
A equipe do Zero Convergência conversou com Roselane Neckel e Álvaro Prata, após a divulgação do resultado. Você poderá ouvir a conversa em breve aqui pelo site.
Repórter: Gabriele Duarte
https://twitter.com/#!/zconvergencia

Nenhum comentário: