sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Começa temporada dos Ternos de Reis em Florianópolis




Enquanto muitos moradores e turistas já programam o que fazer na virada do Ano Novo e nos primeiros dias de verão, algumas comunidades de Florianópolis ainda vivem o clima natalino, preservando uma tradição trazida pelos imigrantes açorianos há mais de dois séculos. Cantando de porta em porta, os Ternos de Reis já estão pelas ruas da cidade anunciando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
Até janeiro, os grupos mantêm uma intensa agenda de apresentações em diversos bairros da Capital, com um roteiro espontâneo elaborado conforme a receptividade das pessoas, que abrem as portas da casa para acolher a cantoria. No Dia de Reis (6), data que é consagrada aos Reis Magos, músicos e cantadores de oito grupos locais reúnem-se no Largo da Catedral, no Centro, para o 17º Encontro de Terno de Reis, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Franklin Cascaes.  
Relembrando a presença açoriana que contribuiu para a formação cultural do município, o evento marca o encerramento do ciclo de festejos natalinos na cidade. Após a apresentação dos grupos, os participantes sairão em cortejo de despedida rumo ao Presépio da Praça XV de Novembro, que será desmontado a partir dessa data. Em caso de chuva, as atividades serão realizadas na Catedral Metropolitana.
                       
Folia de fé

Introduzida no Brasil pela colonização portuguesa e difundida pelos jesuítas, a Folia de Reis ou Terno de Reis é uma manifestação cultural que se popularizou nos povoamentos do litoral em comemorações do ciclo natalino. Em Florianópolis, na segunda quinzena de dezembro, especialmente a partir da véspera do Natal, os grupos começam as visitas nas casas, anunciando o nascimento do Menino Jesus. Os festejos em geral prosseguem até dia 6 de janeiro, mas em algumas comunidades podem prolongar-se até o Dia de São Sebastião (20 de janeiro).
Segundo a crença cristã, após longa peregrinação, os três Reis Magos encontraram nessa data aquele que consideravam o Messias e a Ele ofereceram presentes. Depois da revelação, o trio retornou às tribos para anunciar a descoberta a todos os povos. A partir do dia consagrado aos Reis Magos, as famílias costumam desmontar o presépio e retirar a decoração natalina das casas.
O Dia de Reis  marca também a chegada dos primeiros imigrantes açorianos na Ilha de Santa de Catarina, em 6 de janeiro de 1748. Foram eles que introduziram na cultura local crenças e tradições que se mantêm vivas em muitas comunidades, como as cantorias de Reis e as Festas do Divino Espírito Santo.

Simbologia numérica

A tradição do Terno de Reis está curiosamente associada ao número três, que inspira o nome do folguedo religioso. Três foram os Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) que seguiram a Estrela Guia até Belém em busca do filho de Deus, a quem deram três presentes – ouro, incenso e mirra – que simbolizam as três dimensões atribuídas a Jesus Cristo (realeza, divindade e humanidade). A apresentação dos grupos também é realizada em três partes: chegada, anúncio e despedida.
Os grupos são normalmente formados por um trio de instrumentistas e cantadores que improvisam versos e trovas alusivos ao nascimento de Jesus. Tradicionalmente, o Terno de Reis é composto pelo triplo ou tripa (que canta fino, de falsete), o repentista ou versador (que faz os versos de improviso) e o baixão (cantor solo, que faz a segunda voz).
Além disso, três são os instrumentos que se destacam nas cantorias: a viola, a rabeca e o pandeiro. Atualmente, algumas comunidades apresentam-se com grupos maiores, formado por amigos e familiares, agregando às cantorias o acordeon e outros instrumentos musicais.



O Quê: Ternos de Reis nas comunidades

Quando: 23 de dezembro a 5 de janeiro

Onde: apresentações espontâneas em diversas comunidades de Florianópolis
         

O Quê: 17º Encontro de Terno de Reis

Quando: 6 de janeiro – 19 horas

Onde: Largo da Catedral – Centro
           (Em caso de chuva: Catedral Metropolitana)
            
Grupos Participantes

·        Família Fielsons (Trindade)
·        Serenata de Natal (Campeche)
·        Alegria de Viver (Armação do Pântano do Sul)
·        EIRA (Pantanal), Alegria (Saco dos Limões)
·        Amor e União (Ribeirão da Ilha)
·        Associação Folclórica do Itacorubi (Itacorubi)
·        Lili da Rabeca (Ingleses)


 
TERNO DE REIS NAS COMUNIDADES

27 a 30 de dezembro (sexta a segunda-feira)

19h – Terno de Reis Alegria de Viver
           Saída do cortejo – imediações da E.B. Dilma Lúcia dos Santos
           Armação do Pântano do Sul

30 de dezembro (segunda-feira)

20h – Terno de Reis Serenata de Natal
           Saída do cortejo – início da Avenida Campeche
           Campeche

2 a 5 de janeiro (quinta-feira a domingo)

19h – Terno de Reis Alegria de Viver
           Saída do cortejo – imediações da E.B. Dilma Lúcia dos Santos
           Armação do Pântano do Sul

3 de janeiro (sexta-feira)

21h – Terno de Reis Grupo EIRA/Pantanal
       Saída do cortejo – imediações da E.B. Dilma Lúcia dos Santos
          Armação do Pântano do Sul

5 de janeiro (domingo)

19h30 – Terno de Reis Estrela da Alegria
             Igreja Matriz N.S. da Boa Viagem
             Saco dos Limões

6 de janeiro (segunda-feira) / Dia de Reis

19h – 17º Encontro de Terno de Reis
          Largo da Catedral

FONTE:   FCFFC - Assessoria de Comunicação, DIEVE.





FONTE





Terno de Reis do Lili da Rabeca - Foto de J.B. Schuch.jpg

Terno de Reis pelas ruas - Foto de J.B. Schuch.jpg
427 KB

Terno de Reis Alegria - Saco dos Limões - Foto Dieve Oehme.jpg
Terno de Reis - Cortejo - Foto Dieve Oehme.jpg

Começa temporada dos Ternos de Reis na Capital.doc

Nenhum comentário: