sexta-feira, 23 de maio de 2014

FAM 2014: UFSC sedia festival de cinema latino-americano com início nesta sexta


Em 2014, o Florianópolis Audiovisual Mercosul chega à 18ª edição e traz a pluralidade do audiovisual dos países latino-americanos e convidados de muitas partes do mundo. De 23 a 30 de maio, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o FAM 2014 vai exibir em sete mostras gratuitas 79 filmes, de 11 países (Brasil, Colômbia, Venezuela, Argentina, Chile, Uruguai, Turquia, Paraguai, México, Nicarágua e Panamá). A programação inclui mais uma vez o Fórum Audiovisual Mercosul, polo de promoção dos debates sobre política e estética do audiovisual na região e oficinas gratuitas.
O evento deste ano recebeu o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura; FunCultural; Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte; Governo do Estado de Santa Catarina; Eletrobras; Petrobras; Ministério da Cultura; Governo Federal, e apoio da Fundação Franklin Cascaes; Secretaria de Cultura/Prefeitura Municipal de Florianópolis e Departamento Artístico Cultural/Secretaria de Cultura/UFSC e realização da Associação Cultural Panvision.
Na principal mostra do FAM, a Longas Mercosul, sempre às 21h, no Auditório Garapuvu, serão exibidos nove filmes, sendo dois no encerramento. O festival abre com “Amor, plástico e barulho”, de Renata Pinheiro, do Recife. Outros três filmes brasileiros estão na grade, “A oeste do fim do mundo”, de Paulo Nascimento, “Cidade de Deus: 10 anos depois”, de Cavi Borges e Luciano Vidigal, e “Riocorrente”, de Paulo Sacramento.
Da Argentina vem dois filmes, “El manto de Hiel”, de Gustavo Corrado, e “La Paz”, de Santiago Loza. Do Chile, o representante é “Matar a un hombre”, de Alejandro Fernández Almendras, e completam a mostra duas coproduções: “Rincón de Darwin”, de Diego Fernández Pujol (Uruguai/Portugal) e El lugar del Hijo (O militante), de Manuel Nieto (Uruguai/Argentina).
Mostras competitivas
As quatro mostras competitivas vão exibir no Auditório Garapuvu 47 filmes, escolhidos entre 535 inscritos. A Mostra de Curtas Mercosul tem o maior número de participantes, 17 filmes, do Brasil, Argentina, Colômbia e Venezuela, sendo duas estreias de produções catarinenses, “Diários Daltônicos”, de Patricia Monegatto e “O tempo que leva”, de Cíntia Domit Bittar. O DOC-FAM, mostra dedicada aos documentários, terá oito produções, sendo três convidados, “Cleber e a máquina”, de Rosana Cacciatore, “O Fim do esquecimento”, de Renato Tapajós, e “Revelando Sebastião Salgado”, de Betse de Paula.
A Mostra Catarinense apresenta nove filmes selecionados e um convidado (“A Lagoa”, de Nuno Sá Pessoa), e dois filmes são estreantes, “A Pandorga e o Peixe”, de Kátia Klock e Ivan de Sá e “D.T.Tive”, de Fernanda do Canto e Javier Di Benedictis. A Mostra Infantojuvenil terá 11 produções em competição e uma convidada, que estreia no FAM, Super Plunf, de Camila Kauling Rumpf e Henrique Oliveira.
Outros Olhares – Mostras convidadas
Três mostras não-competitivas convidadas completam a programação do festival. Outros Olhares Turquia terá oito filmes, com a presença de realizadores convidados. Com curadoria da TAL (TV América Latina), a Mostra TAL vai exibir 10 produções, incluindo do Paraguai e Nicarágua. E o INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Visuales de Argentina) selecionou 5 curtas para a Outros Olhares Argentina, todos sobre futebol.
Fórum Audiovisual Mercosul
O Fórum Audiovisual Mercosul, realizado desde a primeira edição do FAM e um encontro de referência latino-americano para toda a cadeia produtiva do audiovisual, vai trazer este ano seis painéis, com temas como o papel das cinematecas na preservação do audiovisual, a crítica especializada de cinema e o imenso mercado aberto para a produção pelas web séries e séries de TV. Todos os painéis são transmitidos ao vivo pela internet e disponibilizados em uma biblioteca virtual, democratizando o acesso ao conteúdo dos debates.
Oficinas
Cinco oficinas gratuitas estão com inscrições abertas. O workshop Criação, formatação e potencialização para projetos de TV, com Hermes Leal, diretor de conteúdo do canal CinebrasilTV, a Seleção FENAVID (Bolívia) e FAM para o Projeto Santa Cruz 100×100, que vai selecionar quatro participantes para irem ao Festival Internacional de Cine Santa Cruz – FENAVID, na Bolívia, em novembro, a Oficina jurídica para realização audiovisual, com os advogados Petrus Barreto e Alessandra Gotti, e a oficina para crianças Mi primer stop motion!, e uma oficina de vídeo interativo.
O FAM também tem as Paralelas, apresentações musicais que antecedem as sessões no hall do Centro de Cultura e Eventos, a partir das 18h30min.
Assessoria de Comunicação do FAM 2014
Paulo Scarduelli (coordenação) Fone (48) 9112-7757
Barbara Pettres, Clara Chaves, Marília Goldschmidt Labes e Marlon Assef

Nenhum comentário: