terça-feira, 6 de maio de 2014

Mostra Tropicália nesta quarta na UFSC

Agenda Cultural: mostra Tropicália nesta quarta na UFSC
EMail
Facebook Twitter
PDF
Publicado em 06/05/2014 às 10:05

O Cine Filosofia apresenta nesta quarta-feira, 7 de maio, a partir das 19h, a mostra Tropicália, com exibição dos filmes Heliorama (2004) e Tropicália (2012),  no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A sessão é aberta ao público, com entrada gratuita, e conta com comentário de Flávia Cera, doutora em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGL) da UFSC.
O projeto mensal do centro acadêmico de Filosofia adquire neste ano caráter quinzenal e absorve a temática provocativa inciada em 2013 com a realização do I Encontro de Filosofia Oriental. Desta vez na forma audiovisual de guerrilha epistêmica, são questionados os sentidos de uma filosofia no espaço histórico-geográfico latino-americano.
A programação conta com exibição de filmes, documentários e curtas que retratam filosofias e diferentes formas de pensamento produzidas nos trópicos. Neste ciclo, haverá discussões específicas que dão voz a saberes sujeitados, de conhecimentos que constituem um pluri-verso, em que a racionalidade tem vários modos de funcionamento e modelos operacionais distintos que são construídos em contextos culturais específicos. Influenciados pela “virada ontológica” de “nossa” filosofia, foi dividido o ciclo em dois módulos: filosofia canibal e filosofia de fronteira, que propõem um exercício de reconhecimento de múltiplas perspectivas, abaixando a guarda da luneta do colonizador para termos contato filosófico através da experiência pensante prática de encontro com o Outro.

Nenhum comentário: