Lageana e ex-aluna da Universidade Federal de Santa Catarina, Karla de Oliveira conseguiu incluir seu filme mais recente, “A Perfumista”, no catálogo do Short Filme Corner do Festival de Cannes, divulgado em 17 de abril. O curta-metragem será exibido na cidade francesa, entre os dias 14 e 25 de maio, junto com cerca de 2 mil filmes de diversas nacionalidades. Outros 35 filmes brasileiros também foram selecionados para a programação do festival francês, que vai premiar as produções de maior destaque.
Formada em Ciências Sociais pela UFSC, Karla trabalha com produção audiovisual desde 2009 – o interesse por este assunto surgiu quando acompanhava oficinas e disciplinas relacionadas a cinema. Em “A Perfumista”, produziu, escreveu e dirigiu o projeto, que contou com o apoio da Companhia de Tecnologia de Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.
Fazer seu filme ser exibido em um evento internacional não estava nas expectativas de Karla, que o enviou para a seleção nos últimos dias do prazo, depois da pré-estreia, que ocorreu em Curitiba, no dia 29 de janeiro. Após ser aceito, o trabalho surpreendeu a diretora, que não tinha exibido seus trabalhos fora do Brasil.
O filme conta a história da solitária cigana Lúcia, dona de uma perfumaria onde prepara essências especiais de acordo com a personalidade e a necessidade de cada um. Uma das especialidades da cigana é ajudar pessoas a encontrar seu amor verdadeiro. Porém ela não acredita no amor para si, até que um cliente lhe faz um pedido especial.
Produzido, gravado e finalizado no ano passado, “A Perfumista” teve 22 pessoas na produção e cinco atores, além da participação da cadela Elizabeth: a springer spaniel da diretora, que apareceu em alguns momentos do filme. A produção tem 16 minutos e terá no Festival de Cannes o seu lançamento oficial no mercado internacional.
Recentemente, Karla criou a própria produtora de cinema, a Nanquin Filmes, que tem outras três películas em curta-metragem no catálogo. O primeiro longa-metragem, “Encontro (Im)Perfeito”, está na fase de captação de recursos. Por causa do trabalho em andamento no Brasil, a equipe não poderá acompanhar a estreia do filme em Cannes; mas ela aguarda outras oportunidades para vê-lo exibido ao público, como no Festival de Gramado, no qual “A Perfumista” foi inscrito e aguarda aprovação.
Para conhecer mais sobre a Nanquin Filmes, acesse www.nanquinfilmes.com.br.
Catálogo do Festival de Cannes: http://sub.festival-cannes.fr/SfcCatalogue/Index.
Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação/ UFSC
Matheus Alves / Estagiário de Jornalismo
Claudio Borrelli / Revisor de Textos
Nenhum comentário:
Postar um comentário