
Sinopse
Um tempo que não foi, não aconteceu. Um tempo parado na mais profunda vaidade humana. Uma espera que se perdeu, uma espera que não ocorreu. Que bom que terminou. E o sol da nova manhã desvela outras clareiras. Nada como um dia após o outro. É agora?
Experiências de montagem
A ideia para a montagem da peça O OVO surgiu no final de 2012. No princípio não fazia parte da disciplina Processo Criativo, mas dois anos mais tarde surgiu a oportunidade e assim os integrantes buscaram concretizar a ideia, que teve sua estreia em julho deste ano.
O OVO propõe questionar a condição humana. Para tanto, Valquiria Vasconcelos da Piedade compôs a dramaturgia através de textos do filósofo Friedrich Nietzsche (Assim Falou Zaratustra), de Martin Heidegger (Construir, Habitar, Pensar), do escritor Dostoiévski (Crime e Castigo), e de algumas fábulas de Esopo. Por meio de uma perspectiva trágica da dramaturgia, optaram por uma estética que aproxima do teatro do absurdo, tendo o dramaturgo romeno Eugène Ionesco, principalmente o seu texto “As Cadeiras”, como guia para a construção das metáforas de O OVO. A Principal discussão do texto permeia a relação do homem com a verdade e o tempo e também dos homens entre homens.
Por que O OVO? O título da peça surgiu depois que a dramaturgia foi composta, dizem os integrantes da peça. Segundo o grupo, a imagem do ovo possibilita muitas perguntas fundamentais, a começar por aquela tão popular: quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? O ovo como metáfora permite questionar sobre o nascimento, a vida, a morte, o novo, o velho, a verdade, as verdades, a esperança, o medo daquilo que vem ou daquilo que não vem, entre outras questões.
O trabalho realizado é requisito obrigatório do Curso de Artes Cênicas. Cada grupo é acompanhado por um professor-orientador. Para este trabalho, o orientador foi o professor Daniel Alberti. Para a confecção de cenário, figurino e iluminação, o grupo foi auxiliado pelos técnicos Guilherme Rosário Rotulo, Rachel Teixeira Dantas e Gabriel Guedert e Luciano Bueno. Como quesito obrigatório do programa, os alunos se organizam em um grupo de oito integrantes e entre eles foram divididas as funções. Os alunos salientam que o trabalhado na disciplina de Processos Criativos tem relação direta com tudo aquilo que eles, os acadêmicos, pesquisaram durante o período, de cerca de 7 semestres, no Curso de Artes Cênicas da UFSC: enfatizam o Plano Textual, que consiste na questão dramatúrgica do texto, assim como o Plano Cênico, ao trabalharem as relações triangulares entre Atores-Palco-Público.
Como isso se dá? No final de 2013, os alunos que cumprirão com a disciplina no próximo ano escreveram o projeto e encaminharam para uma banca avaliadora, composta por professores do próprio programa. Já no projeto, é determinado o aluno que irá dirigir a montagem (Valquiria Vasconcelos), o aluno que dará a assistência à direção (Alessandro Bem), os alunos atores (Anna Lia Sant’Ana, Bianca Gonçalves, Bruno Miguel Leandro, Dai Cavalli, Lidiane Mesquita e Susan Monteschio), os alunos que se responsabilizarão pela produção e criação de arte – cenário, sonoplastia, figurino e iluminação (Alessandro Bem, Donnie Seabra e Valquiria Vasconcelos) e a produção de imagem e divulgação (Alessandro Bem e Valquiria Vasconcelos).
Também na etapa de projeto, os alunos encaminharam à banca três nomes possíveis de professores para fazerem a orientação dos alunos. Devido a alguns ajustes entre os professores, acabaram ficando sob a orientação de um novo professor, que muito contribuiu para o trabalho. E os integrantes da peça contam como isso transcorreu: “Para nós, alunos, foi sempre uma aprendizagem, cada professor que conversava com o grupo acrescentava outras perspectivas para o trabalho: foi preciso estar disposto à constante reinvenção.” E acrescentam: “Entre o grupo: altos e baixos. Percebemos o quanto é difícil trabalhar com pensamentos tão contrastantes durante um semestre. Aprendemos que fazer teatro extrapola a competência da técnica, da estética e se abre para uma relação humana que por sua vez fez jus à própria dramaturgia” concluem.
Faixa Livre com Filosofia
A montagem tem duração de 50 minutos. O texto é dividido em 8 cenas e seu sentido se dá através da repetição absurda dos ponteiros do relógio. O OVO mostra a delicada relação entre as pessoas. Mostra a fraqueza e a vaidade entre os homens. Mostra sua luta absurda para dar sentido às coisas e sua necessidade absurda de alcançar a verdade. A faixa etária é livre, embora os textos carreguem uma densidade filosófica, os alunos-atores buscam simplificar na representação, para, justamente, dar acesso aos que têm e aos que não têm uma bagagem filosófica. Muitas perguntas permanecem… E quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?
Ficha Técnica
Texto: Valquiria Vasconcelos;Arranjo de Fragmentos brechtianos retirados da peça
“A parada do velho novo” (Eduardo Montagnari);
Fragmentos de Blaise Pascal; Fragmentos de Friedrich Nietzsche; Fragmentos de
Martin Heidegger;
Fragmentos de Vitor Hugo; Fragmentos de FiódorDostoiévski; Esopo e uma esquete
de Alcione Araújo.
Direção: Valquiria Vasconcelos e Alessandro Bem.
Produção:Alessandro Bem, DonnieSeabra e Valquiria Vasconcelos.
Sonoplastia:Alessandro Bem, DonnieSeabra e Valquiria Vasconcelos.
Identidade Visual: Alessandro Bem e Valquiria Vasconcelos.
Elenco: Anna Lia Sant’Anna, Bianca Gonçalves, Bruno Miguel Leandro, Dai Cavalli, Lidiane Mesquita e Susan Monteschio.
Orientação:Daniel Alberti.
Servidores Técnicos: Gabriel Guedert, Guilherme Rosário Rotulo e Rachel Teixeira Dantas.
SERVIÇO:
O quê: Nova temporada da peça O Ovo, do Curso de Artes Cênicas da UFSC
Quando: 29 de agosto de 2014 às 21 horas, e dias 30 e 31 às 20 horas
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos são limitados e serão distribuídos 30 minutos antes da apresentação da peça.
Onde: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC
Classificação: Livre – Duração: 50 minutos.
Contato: Produção: (48) 9699-7883;
Fonte: [CW] DAC: SECULT: UFSC, com texto do grupo. Foto divulgação.
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