quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Feira de Ciências transforma galeria de arte em laboratório criativo




         Uma exposição de arte contemporânea apresenta ao público de todas as idades experimentos que unem ciência, bom humor e criatividade. Revivendo o tempo em que alunos apresentavam em sala de aula trabalhos de iniciação científica sobre diversos temas, a Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti foi transformada em laboratório para a ‘Feira de Ciências – Acelerando as Partículas da Criação’, mostra que fica aberta à visitação pública até 12 de setembro.  
Reunindo trabalhos de dez artistas, com curadoria de Fernando Boppré e Ana Viegas, a exposição é realizada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes em parceria com o Sesc-Santa Catarina.  Para a apresentação dos experimentos e comunicação dos conceitos foram convidados Diego de los Campos, Lara Montechio, Bruno Bachmann, Leandro Lopes, Lengo Noronha, Luiza Arantes Nasser, Jonas Esteves de Bem, Guto Lacaz, Maurício Muniz e Michael Duarte. A montagem da Feira de Ciências é assinada por Cristina Dalanora e Flávio (Xanxa) Brunetto.
         A Feira pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Escolas ou grupos escolares interessados em agendar visitas devem fazer a solicitação junto à Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes por e-mail (artesvisuais.ffc@gmail.com) ou combinar a visita diretamente com a equipe da Galeria Vecchietti pelo telefone (48) 3228-6821.

Interatividade e conhecimento

         Fernando Boppré explica que a ideia da exposição foi inspirada nas antigas feiras de ciências, consideradas mirantes para a tecnologia e o desenvolvimento científico. “A gente pensou nas experiências que queria ver e convidou alguns artistas, além de outros colegas. São pessoas que quiseram pensar um pouco essa relação e se dispuseram a fazer alguns trabalhos nessa linha, unindo ciência, arte e até humor, porque aqui também há um pouco de ironia” comenta o curador da mostra.  Essas atividades, segundo ele, possibilitam a inovação do saber. “A Feira possui também um caráter pedagógico e didático”, afirma Boppré.
         Todos os trabalhos em exposição podem ser tocados e experimentados. Ao entrar no espaço da feira na Galeria Vecchietti, o visitante é convidado a fabricar aviões de papel de diversos formatos e tamanhos, ou desenhar com uma caneta vibratória e depois fixar as imagens na parede. Pode ainda fazer filmes para exibição no local, entre outras experimentações inusitadas.
Criado por Lara Montechio e Bruno Bachmann, estudantes de Artes da Udesc, o Motorcine é um dos experimentos expostos. Feito de pedaços de ventilador e bicicleta, prendedores de roupa e outros objetos reciclados, o equipamento foi desenvolvido especialmente para a Feira de Ciências. Com ele dá para assistir a pequenos filmes, a partir da projeção com efeitos de câmera lenta ou slow motion.
Na mostra da Galeria Vecchietti também é possível interagir com a escultura Psilocibina, criada por Lengo Noronha. O experimento foi desenvolvido a partir de raízes, folhas, sementes e outros objetos recolhidos no quintal da casa do artista, e acomodados sobre uma placa metálica. A obra tem a forma de um grande cogumelo brotando do solo, que é feito a partir de limalhas de ferro. Um ímã embaixo da placa pode ser conduzido pelo visitante, provocando o movimento da “terra”.
Além das invenções expostas, a Feira de Ciências reserva um espaço para o público exercitar a criatividade na mesa de experimentos. “A proposta é que as pessoas venham e tragam as suas próprias experiências. Aqui é o lugar de brincar e compartilhar conhecimento”, explica a curadora Ana Viegas.
Desde a abertura da mostra, no dia 13 de agosto, a Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti vem recebendo muitas visitas. “Na maioria das exposições há sempre aquela preocupação de não mexer nas obras de arte. Aqui é o contrário, a exposição convida o espectador a interagir e descobrir o porquê daquilo. Isso encanta o público”, observa Lena Peixer, coordenadora do espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes.

O quê: Exposição Feira de Ciências – Acelerando as Partículas da Criação

Quando: até 12 de setembro
               De segunda a sexta – das 13 às 19 horas

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti / FCFFC
           Praça XV de Novembro, 180 – Centro
           (Esquina com Rua Tiradentes)

Quanto: gratuito

Agendamento: Diretoria de Artes/FCFFC (artes.visuais@gmail.com)
                         (48) 3228-6821

Nenhum comentário: