domingo, 31 de agosto de 2008

Artigo: Instituto ECOSUL e os pingüins contaminados em SC


Dedução sobre a origem da contaminação por óleo derivado de petróleo dos Pingüins que estão sendo recolhidos no litoral catarinense.

Por Halem Guerra Nery


O Instituto Ambiental Ecosul foi fundado em Joinville no ano de 2000 pela médica-veterinária Rosely Wendel, a partir do programa SOS Pingüins, sediado na praia de Ubatuba em São Francisco do Sul, norte de SC, criado para socorrer os Pingüins da espécie Spheniscus Magellanicus, aves exóticas originárias das Ilhas Falkland e da Patagônia, trazidos para o sul do Brasil anualmente entre agosto e outubro por correntes marítimas, numa viagem de aproximadamente 4.000 Km.. Aqueles que conseguem sobreviver, chegam às praias enfraquecidos e atacados por bactérias e fungos que os parasitam de forma aguda. São Francisco do Sul, cidade portuária ao norte de Santa Catarina, um dos locais para onde estas aves exóticas anualmente são trazidas,possui um terminal marítimo com oleoduto da Petrobrás e sistematicamente tem sua orla contaminada por vazamentos e lavagem dos tanques dos navios. Além das doenças que são vítimas, a poluição marítima vem fazendo com que os animais sobreviventes sejam resgatados totalmente impregnados de óleo e desnutridos, face à diminuição de sua alimentação natural.

O programa, desenvolvido na praia de Ubatuba em São Francisco do Sul/SC com apoio da WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal:

Resgate dos animais, iniciar imediatamente sua limpeza e tratamento contra as doenças de que são vítimas;

- Pesquisas e análises laboratoriais dos animais mortos e dos sobreviventes;ü Hospedagem, alimentação, tratamento e recuperação dos sobreviventes;

- Transporte e liberação em seu local de origem ou pelo menos nas correntes marítimas que se dirigem à Patagônia e/ou Ilhas Falklands; O tratamento com climatização, terapia intensiva e acidificação do meio ambiente (cativeiro) por ácidos cítricos (Vitamina C) inibe a proliferação de bactérias e fungos. A alimentação adequada acompanhada de complexos vitamínicos e o combate aos parasitas (Helmintos) contribui na recuperação. Principais sintomas detectados nos animais e providências adotadas:

Ø Petrolizados – Limpeza com detergentes especiais. Este processo se prolonga pelo número de dias necessários à plena limpeza de sua plumagem.

Ø Anemia e parasitose por Helmintos intestinais – Desverminação com vermífugos;

Ø Micose por Aspergilose - Cetoconazol 1 (uma) vez por dia durante 30 (trinta) dias e Complexo B 2 (duas) vezes ao dia durante 15 (quinze) dias, ambos via oral.

Ø Pododermite (calosidade nos pés) – Imersão dos pés em solução salina e iodo-povidona. Aplicação tópica de pomada antibiótica e anti-inflamatória, envolvendo-se os pés em sacos plásticos com esparadrapo, de forma a fixar a pomada. Estes “curativos” são substituídos de 2 em 2 dias e após 3 aplicações já é visível a melhora dos animais em tratamento.

Ø Infecção devido a fungos e bactérias – Antibiótico intra-muscular. Higienização do local de hospedagem com cloro granulado na água da piscina, forte escovação do piso com sabão em pó para remoção de matéria orgânica e após, lavagem com hipoclorito de sódio. Este processo é repetido várias vezes ao dia, com utilização de larvicida para manter o ambiente livre de moscas.

Ø A piscina recebe aspiração do fundo, filtragem da água, medições periódicas do Ph e possui cobertura com instalação de ventiladores de teto para proporcionar aeração. Os Pingüins de Magalhães necessitam de sol e podem ficar expostos durante horas, porem no verão, o local de hospedagem deve também proporcionar a opção de sombra. Acreditamos que a contaminação dos animais que estão sendo encontrados nas praias de Florianópolis possa ter ocorrido durante sua passagem pela região portuária de São Franscisco do Sul ou Itajaí. Conheço os parceiros envolvidos no socorro e tratamento destes animais aqui em Florianópolis, como as equipes da R3 Animal e CETAS e do conhecimento e experiência que tem no trato dos mesmos, mas tomo a liberdade de registrar abaixo o telefone e e-mail da Dra. Rosely Wendel que está estabelecida próximo à plataforma da Petrobrás e do Porto de São Fransciso e pode auxiliar na busca da causa da contaminação e fornecer dados sobre a incidência destes animais nas praias da região e o estado em que se encontram.

Rosely Wendel - Fone: 47-9919.9020 e-mail: rosely.wendel@yahoo.com.br


Halem Guerra Nery e-mail: halemecosul@gmail.com

Instituto Ambiental Ecosul -Florianópolis/SC


Nenhum comentário: