segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Bar do Tião está sendo tombado como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Florianópolis

Por Nilza Nelci Girolla e Artur de Bem

Um projeto de lei, de autoria do vereador Márcio de Souza, foi protocolado nesta segunda-feira, 22, na Câmara Municipal, instituindo o tombamento.
O ato de tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e, também, de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
O espaço do Bar do Tião está instalado no Monte Verde, no terreno da residência que um dia foi morada do Senhor João Batista de Almeida, o Seu Tião, já falecido. Pequeno, mas aconchegante, o bar foi ampliado algumas vezes, desde a fundação, para abrigar a quantidade de freqüentadores, cada vez maior, até alcançar o tamanho atual. Considerado um dos principais redutos de samba da cidade, o Bar do Tião é, também, referência nacional do estilo musical. O repertório gira em torno de Chico Buarque, Geraldo Pereira, Cartola, Lupicínio Rodrigues, além de prestigiar composições de compositores locais como o próprio Tião, Rolando Mello, Reizinho, Jeisson Dias e Neco. Por certo, quase todos os sambistas, chorões e seresteiros de Florianópolis já passaram pelo Bar do Tião. É uma referência a todos aqueles que hoje alegram as noites de nossa cidade turística.
O tombamento objetiva garantir a continuidade do funcionamento daquele valoroso espaço de formação, apreciação e reprodução artística, por intermédio da música, como também permite assegurar a existência de um dos locais mais destacados de convivência social da cidade. O tombamento visa, igualmente, zelar pela história da música e dos músicos de Florianópolis, intimamente relacionados com a vida de João Batista de Almeida, o Seu Tião.

Nenhum comentário: