segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Flagrantes do Mercado Público: Gentil do Orocongo

Por Marcio Vieira
Gentil Camilo Nascimento Filho, o Gentil do Orocongo, é morador do Mont Serrat, no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis. Ele é um dos únicos divulgadores e popularizadores do Orocongo. Instrumento musical de origem africana.
Gravou um disco pela coleção nacional "Cantando e Contando Histórias" que inclui canções populares e de sua autoria. Com frequência caminha pela área do Mercado Público, onde vende e divulga sua arte. O orocongo é um cordofone (instrumento musical em que o som é produzido por uma corda em vibração) tendo como antecessor o berimbau. Na forma lembra um violino mais rústico. É confeccionado com casca de coco ou fruto do porongo. Nesta semana em que iniciou a décima primeira festa das nações, flagramos o Gentil tomando sua cervejinha, cantando e tocando no Bar do Seu Zezinho ( Box 36A).
Gentil já se apresentou e fez shows em vários estados do país, inclusive no nordeste, e é considerado o único no Brasil a tocar este instrumento. Seu repertório é baseado nas tradicionais músicas de roda afro e nas músicas da cultura açoriana.
Foto: Marcio Vieira de Souza
Para saber mais veja as matérias:

Um comentário:

vera disse...

querido gentil sentimos muito sua falta mais sabemos que estas bem só voce sabia alegra um carnaval em floripa.