segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Começou o 10° Encontro da Nações no Largo da Alfandega





O 10º Encontro das nações, organizado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, inicia nesta segunda-feira, dia 8 de setembro, em Florianópolis. O evento, que vai até sábado, dia 13, tem mostrado todos os anos, à população de Florianópolis, um panorama da multiplicidade étnica e cultural de Brasil. Na edição deste ano, além da música, da dança, do artesanato, da culinária e dos debates, como nas edições anteriores, faz parte também da programação a exibição de filmes com temas étnicos. Serão 41 eventos folclóricos, 40 estandes de artesanato e 06 restaurantes com comidas típicas, tudo em um único espaço. Uma área de coberta de 1500m² está sendo montada no Largo da Alfândega para acolher as atrações.
Outra grande novidade do 10º Encontro das Nações é a presença de grandes nomes da música regional. Para abertura, no dia 8, o convidado especial é o gaúcho Renato Borghetti, representando a nova música regional. Considerado um dos artistas brasileiros de mais sólida carreira internacional, fazendo muitas turnês pela Europa, Borghetti obteve, desde o início de sua carreira, um êxito popular surpreendente para um músico que permanece fiel as suas raízes folclóricas. Com a gaita ponto, como é chamado naquela região o acordeom, Borghetti confere ao folclore do Rio Grande do Sul grande força e intensidade e se torna um dos grandes instrumentistas brasileiros. Para os que gostam de rótulos e classificações , Borghetti costuma entrar nos arquivos de etnomusic, world music, jazz fusion, mesmo tendo na essência ritmos como vanerão, chote, milonga e chamamé.
O outro grande nome é a paulista Inezita Barroso, convidada especial para a noite de encerramento do 10º Encontro das Nações, no sábado, dia 13. Inezita Barroso é uma das mais premiadas cantoras brasileiras, com mais de 50 anos de carreira profissional, dedicados ao rádio, cinema, teatro e televisão, e também à academia. Atualmente apresenta o programa Viola, Minha Viola – TV Cultura-SP e é professora de Folclore Brasileiro e História da Música Popular Brasileira em duas universidades de São Paulo.
Além dessas novidades, como sempre, o mosaico cultural terá muitos tons. Durante os seis dias de evento, a população de Florianópolis poderá assistir, gratuitamente, a shows musicais e de dança das diversas etnias que fazem parte do “caldo” cultural brasileiro. Distintos grupos, com diferentes linhas de pesquisa folclórica, do Brasil e de Santa Catarina, em particular, estarão presentes. Do Ceará virá o Grupo Luar do Sertão, o Mato Grosso do Sul participará com o Grupo Sarandi Pantaneiro, O Paraná com o Grupo Ucraniano Kalena, do Rio Grande do Sul vem o Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, além de muitos outros grupos folclóricos representando as culturas alemã, ucraniana, japonesa, italiana, portuguesa, africana. Os shows no palco principal começam sempre às 18 horas.
Filmes e Debates
Os debates e a exibição de filmes acontecerão à tarde e contarão com presenças como a de Zezé Motta, palestrando sobre a questão do negro na indústria cultural e do doutor Mahomed Bamba, professor da Universidade Nacional D´Abidjan, do Senegal, especialista em cinema africano, para debater o filme “Brasil-África: comunidades imaginadas”. Temas como cidadania italiana, 260 anos de colonização açoriana, centenário de Franklin Cascaes, estarão na pauta dos debates, que acontecerão em um auditório de 70 lugares, integrado ao espaço montado no Largo da Alfândega para as demais atrações.
Gastronomia e artesanato
Os pavilhões da gastronomia e do artesanato ocuparão 900m² na grande tenda das nações. Nos seis restaurantes, com capacidade para 400 pessoas, o público poderá apreciar, a preços populares, pratos típicos da cozinha italiana, alemã, afro-brasileira, japonesa, campeira e litorânea, acompanhados de música ao vivo, canções típicas de cada uma dessas culturas. O funcionamento dos restaurantes será de terça a sábado, a partir das 12h.
O artesanato terá 40 estandes e abrigará a produção de diferentes lugares do Brasil. Mestre na arte de associar a criatividade e a natureza, criando objetos que ganham, cada vez mais, visibilidade por seu design inusitado, o artesanato brasileiro é referência internacional. Estes produtos feitos com distintos materiais – cerâmica, palha de milho, bordados, etc – e com raízes italianas, ucranianas, japonesas, açorianas, entre outras, estarão acessíveis ao público durante todo o evento.

Fonte: assessoria de imprensa da prefeitura de Fpolis

Foto: Marcio Vieira
Veja aqui a programação completa da festa das nações:

Nenhum comentário: