sábado, 7 de fevereiro de 2009

História do Carnaval de Floripa: Bloco Batuqueiros do Limão














Por Marcio Vieira

Um dos mais antigos e tradicionais Blocos de Carnaval da Ilha de Santa Catarina é o simpático Batuqueiros do Limão, do Bairro Saco dos Limões.
Fundado em 12 de Fevereiro de 1969, portanto há 40 anos alegrando os folguedos de Momo, por um dos maiores carnavalescos que a cidade já teve, Oswaldo Silveira, o Vadicão, tem hoje à frente seu filho Marcos Antônio Silveira, o Marquinho do Cavaco. Este Bloco reflete o espírito do carnaval de Florianópolis, sendo seus componentes em sua grande maioria filhos do bairro Saco dos Limões, com atividades profissionais das mais diversas, desde estudantes, funcionários públicos e profissionais liberais.
Sua história começa nos idos da década de 60, na Rua Belizário Berto Silveira, sob a batuta de Elção, Cido, João Galão, Leleco do seu Valoca, Deni, Marinho, Mamicão, Hamilton, Vadinho, Zéduardo, Dico, Paulinho da Laíde, Marquinho do Cavaco, entre outros, e os instrumentos eram confeccionados pelo Vadicão na sua própria casa, e posteriormente foram adquiridos pelos próprios componentes. Irradiando e representando o bairro com simpatia e respeitabilidade onde são convidados, “nosso maior orgulho foi e é até hoje as festas beneficentes que durante 14 anos consecutivos fizemos para os internos do Hospital de Colônia Santana, e por uma determinação duvidosa política, deixamos de fazê-las”, lamenta o Marquinho com uma angustia no coração. “Era um pouco que podíamos fazer por aqueles doentes. Tinha internos que infelizmente só tomavam banhos forçados durante o ano, mas para participar do concurso de Rei Momo e Rainha, estes mesmos faziam questão de serem os primeiros, e a alegria que brotava de seus olhos nas parcas horas de brincadeiras, era o apogeu de toda uma vida”.
Com uma média de 60 batuqueiros por dia/noite (é o único bloco que sai as cinco noites de carnaval, portanto, mais um orgulho), já está na quarta geração e pretende chegar a muitas outras.
Mas também é necessário fazer homenagens a aqueles que já partiram para o Oriente Eterno: Leleco do Valoca, Leleco Campos, Cris, Raul, Estevão, Vadicão e a esposa Iracy, Edinho, Catorraite, Aldo, Gonçalves, e os que de alguma forma contribuíram e participaram para o engrandecimento do Bloco. Batuqueiros do Limão, “o MAIS ANTIGO”, uma história dedicada à cultura e a tradição carnavalesca de Florianópolis.
Dados e fotos do orkut do Bloco Batuqueiros do Limão.
Mais informações com o Marquinho do Cavaco: marcosantoniosilveira@gmail.com
Nas fotos : Vadecão (ao centro do grupo) quando jogou no time do AVAÍ F.C. na década de trinta.
Duas fotos do Bloco em 2007 e uma última em 1978.






Nenhum comentário: