sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Editorial: 2 anos do blog do Mercado Público de Floripa

"Quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Editorial Mercado público- por que?
Por que Escolhi esse nome para meu blog? Porque o mercado público de Floripa é o coração da cidade. Além disso, as duas palavras são dubiamente sugestivas das discussões que pretendemos desenvolver neste espaço público virtual. O "mercado" tem no mundo em que vivemos sobrepujado o "público". Na verdade, as referências entre Mercado, Estado e Sociedade Civil tem dado uma nova configuração ao termo Público. Ao mesmo tempo que pretendemos falar de cultura, democracia, ecologia, comunicação, gestão pública, esportes e dicas de fatos e eventos de Santa Catarina e de Floripa".


Foi assim, com esse texto inicial, que começamos havia dois anos, este blog, sem nenhuma grande pretensão, quase como uma brincadeira para os amigos, frequentadores do Mercado Público. Estes, sentiam dificuldades de saber e divulgar as atividades culturais locais e regionais, que são ignoradas, ficando marginalizadas ou em segundo plano na chamada grande mídia.

É verdade, para quem me conhece há mais tempo, que eu já venho "brincando", como animador de "listas", "grupos", e que venho pesquisando e trabalhando com essas tais de "redes sociais", como agora se convencionou chamar e que "estão na moda", desde de que entrei na academia, há umas duas décadas. Meu primeiros livros, entre eles, "As vozes do silêncio- o movimento pela democratização da comunicação no Brasil (1996)" já tratava das "redes de movimentos sociais" , das novas tecnologias da comunicação e do movimento de luta pela democratização da comunicação. Movimento que para nossa satisfação acabou de realizar em dezembro de 2009 a sua Primeira Conferência Nacional com apoio do Governo Federal.

Meus recentes trabalhos de pesquisa acadêmica também enfocam as "redes sociais", entre eles, meu último livro, baseado na minha tese de doutorado(2002), "Redes informatizadas de comunicação: a teia da rede internacional DPH (2008)" e o artigo científico: "Mídias digitais, globalização, redes e cidadania no Brasil(2009)" produzido para o concurso público da Universidade Federal de Santa Catarina para o meu ingresso como professor efetivo na área de mídias digitais.

O tempo passa rápido, a vida também, e esse pequeno espaço virtual, nestes dois anos, se transformou num laboratório de troca de informações, de pequenos serviços culturais, de aproximação e de relacionamentos com pessoas e grupos culturais que estão fazendo a diferença nesta cidade. O coração deste espaço, o Mercado Público de Floripa, virou como ele é em sua versão real, um espaço para se falar da cultura de toda a cidade.
Os blogs se proliferaram, novas tecnologias surgem todos os dias com novidades e novas formas de conexões. O nosso blog, sem estímulo algum, já tem cerca de quatro dezenas de "seguidores" voluntários e mais um lista de quase mil amigos que recebem as novidades e manchetes do Blog semanalmente.

Obrigado a todos que nestes dois anos contribuiram com a construção deste espaço, lendo, comentando, enviando informações, fotos, divulgando, escrevendo e fazendo críticas para que melhoremos este espaço virtual que continua sendo amador e sem pretensões comerciais. Desejo a todos os amigos do Blog do Mercado Público que nesse terceiro ano que se inicia, um feliz 2010!


Este foi meu primeiro filho, digo blog, rrrsss, sendo que possuo mais um, o caçula é chamado de diversidade autista e serve de apoio a AMA de Florianópolis ( Associação de Pais e amigos dos Autistas). Quem tiver interesse em conhecer acesse o link abaixo.
diversidade autista

3 comentários:

Anônimo disse...

aldaisabel@gmail.com>
[
Parabéns Márcio!
E obrigada pelas informações e recados muito interessantes das nossas coisas, eventos, amizades,etc.
Adoro ver o blog na caixa de entrada do gmail.
Um abraço carinhoso,
Feliz 2010!
Bela.

Anônimo disse...

Ivonita Di Concilio


MÁRCIO, PARABÉNS PELA "DATA QUERIDA"
TENHO ACOMPANHADO TUA TRAJETÓRIA,. AINDA QUE HÁ POUCO TEMPO, E ADMIRO MUITO TEU EMPENHO EM DIVULGAR ACONTECIMENTOS - TANTO OS OBA-OBAS, COMO OS SÉRIOS. CONTA COMIGO SEMPRE QUE ACHARES QUE POSSO COLABORAR.
UM ABRAÇO MUITO CARINHOSO

Anônimo disse...

I admire your blog , it has of lot of information. You just got a perennial visitor of this blog!