sábado, 12 de abril de 2008

Artigo: Festival da Música e Integração Catarinense se consolida em Florianópolis


Festival da Música e Integração Catarinense se consolida em Florianópolis
Por Joana Cabral Costa

Na noite desta quarta-feira, 9 de abril, diversos músicos da ilha se encontraram no Teatro Álvaro de Carvalho na eliminatória semi-final do 2°FEMIC (Festival da Música e da Integração Catarinense) em Florianópolis.
Idealizado pelo músico e produtor musical Luiz Meira, o festival é realizado com apoio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, através do Funcultural.
O ecletismo das apresentações e os diferentes estilos das bandas e interpretações, chamaram a atenção do público, que pôde curtir do Samba ao Rock, composições inéditas e originais.
A banda Femic, composta por renomados músicos escolhidos pela organização, deu um show à parte na abertura. Logo em seguida, o festival deu início com a menina Amanda, solista do coral do Instituto Estadual de Educação, que com apenas 14 anos, impressionou a todos com a sua belíssima voz e interpretação da música Tererê de Gilson Duarte.
O evento contou também com a Banda Coletivo Operante, apresentando a irreverente música Galhada, de Luiz Maia, interpretada pelo jornalista e cantor Caio Cezar. Além da banda Os Berbigão com a cantora Julie Philippe, interpretando Vento de Daniel Daniel Pellegrini. O Grupo Gente da Terra defendeu a música Rascunho de Papel de Amaro Manuel da Costa, na belíssima voz e interpretação de Camélia Martins.
O show foi abrilhantado com a interpretação de Emília Carmona, e Rafael Oliveira, defendendo a sua música Zero Zero. Além dos meninos da Samambaia Sound Club que interpretaram a música Não, de Marco Antônio Oliveira, e a interpretação de Jardim das Delícias pela Banda Gubas e os possíveis Budas.
Mas o samba mostrou seu valor, na voz de Jeisson Dias e Rachel Barreto, com a música Anjo Gabriel levantando o público do teatro, que aplaudiu de pé a simplicidade e a musicalidade do samba manezinho. Diretamente da escola do Mestre Tião para os palcos da cidade.
A eliminatória foi encerrada com a apresentação da Banda Nego Joe, de Itajaí, reconhecida na primeira edição do festival. Segundo o músico e organizador Luiz Meira a etapa final do festival contará com a presença de artistas convidados, como o músico e ator Tony Garrido.
Foram classificadas para a final, a ser realizada no Teatro do CIC, entre os dias 24 e 25 de abril, as composições: Travesseiro de Estrelas de Ryana Gabech, Fuck Fuck de Vitor Zimmerman, Jardim das Delícias de Gustavo Barreto, Anjo Gabriel do sambista Jeisson Dias Schmidt e Não de Marco Antônio Oliveira.
Parabéns à nova geração de músicos Catarinenses, e aos idealizadores do evento, porque é graças a esse tipo de iniciativa que se tem oportunidade de difundir a cultura catarinense e reconhecer o trabalho dos anônimos.

Nossa correspondente cultural Joana Cabral Costa é cantora e estudante de jornalismo.
cabraljoan@hotmail.com





Nenhum comentário: