segunda-feira, 14 de abril de 2008

Estudantes de Biguaçu ganharam viagem para Paris em concurso


Estudantes de Biguaçu que ganharam viagem para Paris e receberão os bilhetes de viagem na E.E.M. Professor Manoel Roldão das Neves

Pelo segundo ano consecutivo, estudantes da Grande Florianópolis foram premiados com uma viagem internacional. Em 2007, a dupla vencedora era de Palhoça e este ano Amanda Daniela Alves e Ana Éster Fernández, da 5ª série da E.E.M. Professor Manoel Roldão das Neves, de Biguaçu, acabaram de vencer o "Concurso Cultural Cidades ao Redor do Mundo - Quando nossas cidades contam de nossas vidas", promovido nos 25 países de atuação do grupo Veolia Environnement. O objetivo do concurso é ampliar a visão de mundo das crianças e despertar a atenção para o desenvolvimento sustentável das grandes cidades. Na próxima quarta-feira (16), às 15h, acontecerá na própria escola a cerimônia de entrega das passagens às crianças vencedoras.

Em parceria com a Unesco, o concurso foi organizado pela Proactiva Meio Ambiente Brasil e patrocinada pela AirFrance e pelo grupo Accor. Durante pouco mais de um mês, 19 mil estudantes de cinco cidades brasileiras (Iperó e Barueri em São Paulo; Biguaçu, São José e Florianópolis em Santa Catarina) apoiadas por um amplo material pedagógico, pesquisaram sobre seus municípios e conheceram outras cidades do mundo para, então, desenvolver uma redação e dois desenhos. Na redação a criança deveria mostrar sua cidade e apresentar um projeto para o futuro que permita que ela conviva com seus habitantes e com o meio ambiente de forma harmoniosa. Já os desenhos deveriam representar o município nos dias atuais e o projeto descrito na redação.
A avaliação
A escolha dos trabalhos aconteceu na sede da Proactiva, em São Paulo, e durou cerca de duas horas. Participou uma equipe formada pelo corpo de diretores de Proactiva e uma representante de Air France. Foram analisados 15 projetos, compostos de dois desenhos e uma redação. "Cada cidade fez uma final local para escolher os desenhos que seriam encaminhados para a final nacional. Foram mais de 8.000 projetos (desenhos e redação) e 19.040 participantes de cinco cidades, 93 escolas e 470 classes", informa Márcio Neves, analista de Comunicação da Proactiva.
Durante o evento de premiação, na próxima quarta-feira (15), além de serem entregues os bilhetes de viagem às crianças, serão apresentados os materiais vencedores. As alunas receberão como prêmio uma viagem de quatro dias para Paris, onde participarão de um roteiro turístico pelos principais pontos da cidade e de um encontro que acontecerá na abertura da exposição dos projetos dos vencedores dos outros países.
Saiba mais
Após o sucesso das campanhas "Ao Redor do Mundo", que incentivaram a preservação do Meio Ambiente, a Veolia Environnement e a Proactiva Meio Ambiente resolveram lançar a quinta edição de um concurso com alcance mundial voltado a crianças de oito a 11 anos. A idéia era sensibilizar as populações para o desenvolvimento sustentável no mundo. Em 2007, o concurso mobilizou mais de 11 mil crianças no Brasil e 53 mil em outros 25 países. Jéssica Schuwaitzer e Gabrielly Hamad, da cidade de Palhoça, ganharam um passeio por Paris onde participaram da cerimônia de inauguração da exposição Máscaras ao Redor do Mundo, tema do concurso no ano anterior, realizada no museu do cais de Branly.
Proactiva Meio Ambiente Brasil
A Proactiva Meio Ambiente Brasil é uma joint venture do grupo francês Veolia Environnement e do espanhol FCC. Atua na América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Venezuela, Colômbia e México) nos segmentos de limpeza urbana (varrição e manutenção de vias, coleta de lixo, manutenção e conservação de espaços públicos), gerenciamento, transporte e destinação de resíduos industriais, operação e gerenciamento de aterros sanitários públicos e industriais e serviços ambientais (recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental etc).
No Brasil, a empresa opera um dos mais modernos e eficientes aterros sanitários do País (Aterro de Tijuquinhas em Biguaçu-SC), atendendo mais de 22 municípios da região. Em São Paulo, a Proactiva é a responsável por um dos mais eficientes e modernos sistemas de limpeza urbana na cidade de Barueri, onde é responsável pela varrição das vias, manutenção dos espaços verdes, coleta do lixo domiciliar e hospitalar, além da realização de mutirões de limpeza e conservação da cidade.

Concurso Cultural Cidades ao Redor do MundoVencedoras - Amanda Daniela Alves e Ana Éster FernándezSérie - 5ª série 2Escola - E.E.M. Professor Manoel Roldão das Neves de BiguaçuProfessoras - Andréia Dalpasquale Casarin e Ieda Juciamaira de SouzaOliveira
ANEXOS - Redação e desenhos vencedores

Mais informações: http://www.proactiva.com.br/

Site do concurso no Brasil: www.proactiva.com.br/concurso

Site internacional: www.veolia.com/globe
Assessoria de imprensa Proactiva Meio Ambiente Brasil

Juliana Pamplona / Karyna Pereira / Kelly Magalhães48 3035.5503 / 9981.0506 / 9971.5056 / 9942.8275


Nenhum comentário: