quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Celso Schröder é o novo presidente da Fepalc

Redação
Coletiva.net
O jornalista e professor gaúcho Celso Schröder foi eleito o novo presidente da Fepalc (Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe) neste domingo, 5, durante o terceiro congresso da organização regional da Federação Internacional dos Jornalistas (FIP) realizado no México. Schröder é vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e integra a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul.

Mais de 100 jornalistas e ativistas da liberdade de expressão e direitos humanos participam das jornadas que começaram em 29 de setembro e se estendem até esta terça, 7, com uma conferência sobre segurança de imprensa organizada pelo Instituto Internacional para a Segurança de Imprensa (Insi). A escolha do México como sede do encontro latino se deve ao fato de este ser um dos países mais perigosos para o exercício da profissão de jornalistas.

Dos 23 profissionais mortos ao longo de um ano na América Latina, 7 foram assassinados no México, informou o diretor do Escritório da FIP para a região, Gregório Salazar. A Federação, que representa 600 mil jornalistas de 120 países, lançou campanha contra a impunidade em especial no que diz respeito aos latinos: 300 profissionais da informação teriam sido mortos durante a última década no exercício de sua função.

Nenhum comentário: