segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Os resultados do IV seminário catarinense de zoonoses e bem estar animal

Realizado no dia 11/10/2008 o IV Seminário Catarinense de Controle de Zoonoses, Educação Humanitária e Bem-estar Animal em Joinville pelo Instituto Ambiental Ecosul em parceria com a WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal e o Abrigo Animal com apoio do CRMV-SC, Anclivepa e Ministério Público de SC, o evento excedeu as expectativas dos organizadores. Com um público em torno de 220 participantes entre veterinários, estudantes, ativistas pelos direitos dos animais, membros de Vigilâncias Sanitárias Municipais e palestrantes, foram apresentados programas humanitários voltados para minimizar os diversos problemas causados pela irresponsabilidade do ser humano para com os animais.

Destacaram-se as palestras da Promotora de Justiça do MPSC da Comarca de São Francisco do Sul, Dra. Simone Schultz sobre a responsabilidade do MP na defesa dos direitos dos animais, das veterinárias Adriana Vieira da Prefeitura de SP, Carla Molento da UFPR e Irvênia Prada da USP sobre a humanização das atividades de controle de cães de rua e senciência e bem-estar animal, dos veterinários Albert Lang do CRMV-SC, Leonardo Nápoli do CRMV-PR e Francisco Groth do Fundo Vira-Lata de Garopaba sobre programas compartilhados e técnicas de castração em massa, da Bióloga Roselena Bertoloto do Abrigo animal sobre posse responsável de animais e do Coordenador de bem-estar animal do Ecosul Halem Guerra Nery, sobre a conexão violência humanos/animais.

As atrações especiais foram a apresentação da peça “Como cães e gatos” encenada por alunos da Escola Municipal Anita Garibaldi, sob a direção da Profª. Sônia Maria Caliri e a exposição de telas da artista catarinense Norma Martins Tavares como o tema “A via crucis do boi na Quaresma”.
Nesta 4ª edição, o seminário homenageou as cadelas Milka do Corpo de Bombeiros de Rio do Sul que morreu atropelada no dia 28/08/2008 e Dalila morta a golpes de facão por um bêbado em Florianópolis no dia 15/09/2007, quando era realizado o III Seminário.
O Instituto Ambiental Ecosul já está identificando a cidade que irá sediar o V seminário em 2009.

Veja as fotos no link: http://picasaweb.google.com.br/W.R.Paulo/IVSEMBEA

Instituto Ambiental Ecosul

Nenhum comentário: