sexta-feira, 1 de maio de 2009

Floripa Instrumental na Freguesia do Ribeirão


Projeto será realizado de 29 de abril a 3 de maio na Freguesia do Ribeirão da Ilha

O Floripa Instrumental vem divulgando a música instrumental brasileira. O evento será realizado de 29 de abril a 3 de maio na Freguesia do Ribeirão da Ilha. Lá estarão nomes como Naná Vasconcelos, Yamandu Costa, Trio Madeira Brasil, Arismar do Espírito Santo, Alessandro Kramer, Proveta, Rio Vermelho Quarteto, além de outros shows, jam sessions e rodas de choro nos mais diferentes horários do dia e da noite.

O projeto tem o patrocínio da Natura – foi selecionado no Edital Nacional 2008 do Natura Musical – e todas as atividades são ao ar livre e aberto ao público. “O Floripa Instrumental vai proporcionar à comunidade de Ribeirão da Ilha capacitação musical e música de qualidade com as atividades que serão desenvolvidas, e nós estamos felizes em fazer parte desta história ao patrocinar este projeto por meio do Programa Natura Musical”, afirma a Gerente de Marketing Institucional da Natura, Renata Sbardelini.

Um workshop do percussionista Naná Vasconcelos, reconhecido internacionalmente e que já gravou ao lado de B.B. King, Pat Metheny e Egberto Gismonti abre as atividades. Para participar é só se inscrever no site www.freguesiacultural.com.br e levar seu instrumento para a Escola Dom Jaime de Barros Câmara, às 20 horas, do dia 29. No dia 30, Naná sobe ao palco da Praça da Freguesia às 21 horas para mostrar todo o seu potencial.

De quinta a sábado, sempre às 23 horas, jam sessions com Cássio Moura, Mauro Borguesan e Arnou de Melo, no Centro Paroquial do Ribeirão. No feriado de 1º de maio (sexta-feira) se apresentam Rio Vermelho Quarteto, às 15 horas, e Alessandro Kramer, às 21 horas. Alessandro é uma das revelações da música instrumental brasileira com seu acordeom criativo e com forte pegada de improvisação.

No sábado, a proposta é de muito chorinho, considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil. É um gênero musical agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter pleno domínio de seu instrumento. Para mostrar toda essa técnica secular, pois o choro existe há mais de 130 anos, o Floripa Instrumental leva para o palco da Praia, às 15 horas, uma roda de choro com Arismar Espírito Santo, Nailor Azevedo, o Proveta, e outros músicos da Ilha. Às 21 horas é a vez do Trio Madeira Brasil – Ronaldo do Bandolim, José Paulo Becker (violão de seis cordas) e Marcello Gonçalves (violão de sete cordas) – mostrar sua calorosa e bem acabada música.

Sem enquadramentos musicais, Yamandu Costa encerra o evento no domingo, dia 3, às 17 horas, com um show que promete revelar o profundo entrosamento com seu instrumento e com as interpretações calcadas na mistura da música folclórica do Sul do Brasil com bossa, choro e tango.

Serviço
Natura apresenta Floripa Instrumental
*Todas as atividades (workshop e shows) são gratuitas
Workshop de percussão orgânica com Naná Vasconcelos
Data: quarta-feira, 29 de abril
Horário: 20h
Local: Ginásio de Esportes - Escola Dom Jaime de Barros Câmara
*Inscrições pelo site www.freguesiacultural.com.br

SHOWS
- QUINTA-FEIRA, 30 DE ABRIL
Show de abertura com Naná Vasconcelos
Horário: 21h
Local: Praça Freguesia (palco principal)

Show com Cássio Moura e convidados
Horário: 23h
Local: Centro Paroquial do Ribeirão (palco Jam Session)

- SEXTA-FEIRA, 1 DE MAIO
Show com Rio Vermelho Quarteto
Horário: 15h
Local: Tenda da Praia

Show com Alessandro Kramer
Horário: 21h
Local: Praça Freguesia (palco principal)

Show com Cássio Moura e convidados
Horário: 23h
Local: Centro Paroquial do Ribeirão (palco Jam Session)

- SÁBADO, 2 DE MAIO
Show com Arismar Espírito Santo, Nailor Azevedo e convidados
Horário: 15h
Local: Tenda da Praia

Show com Trio Madeira Brasil
Horário: 21h
Local: Praça Freguesia (palco principal)

Show com Cássio Moura e convidados
Horário: 23h
Local: Centro Paroquial do Ribeirão (palco Jam Session)

- DOMINGO, 3 DE MAIO
Show de encerramento com Yamandu Costa
Horário: 17h
Local: Praça Freguesia (palco principal)

Nenhum comentário: