RESA-Rede Catarinense de Solidariedade aos Animais conquista o 17º Prêmio Expressão de Ecologia 2009 na categoria Bem-estar Animal.
A RESA, uma associação entre o Instituto Ambiental Ecosul, a WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal e Blog Mãe de Cachorro, foi uma mobilização coordenada pelo Ecosul para socorro aos animais atingidos pelas enchentes e deslizamentos ocorridos em Santa Catarina entre novembro/2008 e janeiro/2009, principalmente no Vale do Itajaí e operou entre novembro de 2008 e julho de 2009.
Foi montada emergencialmente em Florianópolis uma base de operações com sistema de comunicações em rede de nível nacional através da internet, telefones e fax, disponibilização de locais para recebimento, triagem e distribuição de donativos e sistema de transporte das doações e de pessoal, com veículos locados e de voluntários.
Equipes da RESA compostas por membros do Instituto Ambiental Ecosul e da WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal, acompanhadas dos Bombeiros Voluntários de Navegantes visitaram as localidades atingidas levantando a situação, a quantidade e a espécie de animais em dificuldade em abrigos e nas ruas, planejando e executando a logística de socorro e incursões aos locais críticos, alimentando e assistindo os animais.
A RESA arrecadou e distribuiu mais de 60 toneladas de alimentos úmidos (latas e saches), 03 toneladas de ração seca, milhares de vacinas polivalentes e contra leptospirose, além de outros medicamentos, luvas descartáveis, roupas, coleiras, vasilhas e outros utensílios para os animais
Em torno de 3.000 bovinos e equinos e 10.000 animais domésticos (cães, gatos, porcos, aves...) foram a óbito e em torno de 30.000 outros foram afetados de alguma forma e dados da RESA contabilizam que tenha sido minimizado o impacto da tragédia na vida de 3.500 animais em abrigos, 10.000 animais nas ruas, de pessoas em dificuldade e em residências abandonadas.
De acordo com o coordenador da RESA Halem Guerra Nery, um dos grandes méritos desta ampla rede de solidariedade e apoio aos animais formada em Santa Catarina, inédita no Brasil e comparável às logísticas de socorro aos animais em catástrofes de outros países como os furacões Gilbert no Caribe e Katrina nos EUA e o Tsunami na Indonésia, além de mostrar a força e o potencial de mobilização do movimento de defesa dos direitos dos animais e da sociedade como um todo em socorro a vidas não humanas, foi não ter contado em nenhum momento com recursos públicos. Toda a estrutura mobilizada e os recursos arrecadados e distribuídos foram obtidos junto à iniciativa privada e à sociedade civil.
A agilidade com que o socorro e os recursos arrecadados chegaram aos animais em dificuldade também é digna de registro. Diferentemente dos donativos aos humanos, todos os recursos obtidos foram destinados imediatamente aos animais atingidos, através das próprias equipes da RESA e da rede de ongs e ativistas independentes parceiros em atividade nas regiões da catástrofe.
Além da minimização do impacto imediato na vida de milhares de animais atingidos pela tragédia, um dos principais objetivos da RESA é também suscitar uma profunda reflexão e mudança de cultura das autoridades e sociedade como um todo, com respeito à consideração e respeito para com as demais formas de vida, não só nestas catástrofes que estão se tornando sistemáticas, mas no nosso dia a dia.
Os resultados e o grande apoio recebido de conceituadas empresas dos ramos de medicamentos, alimentos e outros produtos veterinários como Mars Brasil (Pedigree e Whiskas), Nutrire Alimentos, Laboratórios Merial, Vencofarma, Centralvet, ASAMED, Bayer entre outras, sinaliza para uma mudança conceitual da iniciativa privada para com o trabalho das ONGs. profissionalizadas, passando a considerá-las parceiras estratégicas na conquista e consolidação de seus mercados consumidores, através da socialização de seus lucros pela via da penetração e o conceito que estas organizações, cuja missão é elevar o nível de bem-estar dos animais, gozam junto à sociedade.
A 17ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, o maior e mais concorrido reconhecimento a ações ambientais do sul do Brasil contou com 150 trabalhos inscritos divididos entre as diversas categorias dos segmentos Público, Privado e Não Governamental e a RESA foi vencedora na categoria Bem-estar Animal.
Fonte: Instituto Ambiental Ecosul
Nenhum comentário:
Postar um comentário