
MERCADO PÚBLICO FLORIPA SC Este espaço virtual tem o objetivo de trocar informações e democratizar dicas sobre a cidade de Florianópolis e transformar em eco as conversas diletantes da turma do Mercado Público. Discussões e informações sobre Cultura, política, meio ambiente, esportes, culinária e gestão pública estão na pauta virtual! Também faremos debates sobre os conceitos políticos e sociais dos termos "mercado" e "público" nos dias de hoje.
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Flagrantes da Turma do Mercado na festa de fim de ano do KIKO
Para ver todas as fotos do Paulo veja a festa do kiko 2010.
E para saber mais detalhes da festa veja o blog do Kiko.
domingo, 19 de dezembro de 2010
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Cerco ao WikiLeaks gera a 1ª “Guerra da Informação”
Em apoio ao WikiLeaks, hackers iniciam 1ª “Guerra da Informação”
Um Exército de hackers voluntários está agindo em defesa do site WikiLeaks e entrou na disputa cibernética protagonizada por ataques e contra-ataques envolvendo a polêmica homepage, que divulga importantes documentos secretos pelo mundo, dando início assim à primeira ”Guerra da Informação”.
A “Operation Avenge Assange” (Operação Vingar Assange), organizada por hackers após o cerco internacional contra o WikiLeaks e seu criador, Julian Assange, conseguiu nesta quarta-feira derrubar parte dos sistemas informáticos da rede de cartões de crédito MasterCard, prova do poder da mobilização espontânea através da internet.
O protocolo IRC (Internet Relay Chat) é o ponto de partida do ataque contra a rede MasterCard, ao qual a Agência Efe teve acesso. Nele, o moderador estabeleceu como título “Operação Payback. Alvo: ”www.mastercard.com”. Existem coisas que o WikiLeaks não pode fazer. Para todas as outras existe a Operação Payback”.
No final da manhã desta quarta-feira, os operadores do IRC informavam que mais de 1.800 bots estavam inundando com Ataques de Negação de Serviços (DDoS) contra o endereço “www.mastercard.com”. A empresa reconheceu dificuldades em alguns de seus serviços.
Enquanto isso, outros usuários do protocolo informavam sobre o progresso do ataque com mensagens sobre o estado das operações da Mastercard em países tão distantes como Suécia, Sri Lanka e México, ou sobre a evolução das ações da companhia de cartões de crédito na Bolsa de Nova York.
“A primeira guerra da informação começou. Envie por Twitter e poste isso em qualquer site”, proclamava um dos hackers.
Outros solicitavam que o grupo dirigisse seus ataques contra os serviços de PayPal, Visa e inclusive contra a conservadora emissora de televisão “Fox News”. No entanto, o grupo de hackers denominado “Anonymous” mantém o ataque contra a Mastercard.
“Por favor, deixem de sugerir novos sites. Os líderes de ”Anon” decidiram que ”mastercard.com” deve permanecer apagado. Dessa forma, afetaremos o preço de suas ações. Obrigado”, explicava outro usuário.
Segundo o blog da empresa de segurança virtual Panda, o grupo havia atacado o sistema de pagamentos online PayPal pouco depois de o serviço anunciar o bloqueio financeiro ao WikiLeaks, embora o ataque tenha se limitado a um blog da empresa.
O Panda assinalou que o ataque DDoS contra o “ThePayPalblog.com” durante oito horas fez com que o blog sofresse 75 interrupções de serviço.
O “Anonymous” também conseguiu afetar gravemente o funcionamento do PostFinance, banco suíço que também bloqueou sua conta ao WikiLeaks, e ao escritório de advocacia sueco que representa as duas mulheres que acusaram Assange de estupro e abuso sexual.
Pelas acusações, a Justiça sueca e as autoridades policiais internacionais expediram um mandado de prisão contra o ativista australiano, que não viu alternativa senão se entregar às autoridades do Reino Unido, onde estava vivendo e onde está detido, aguardando a definição sobre se será extraditado à Suécia.
O grupo que organizou o ataque é um coletivo de hackers denominado “Anonymous” e que se reúne habitualmente pelo site “4chan.org”, uma simples homepage que é utilizada para divulgar mensagens, fotografias ou simplesmente discutir sobre política.
Este não é o primeiro ataque lançado pelo “Anonymous”. Considera-se que o grupo facilitou a identificação e detenção de vários pedófilos, mas talvez uma de suas ações mais conhecidas foi o chamado “Projeto Chanology”, iniciado em 2008, para protestar contra a Igreja da Cientologia.
Por causa desse protesto, que incluiu ataques DDoS como os que atingem agora a Mastercard, o grupo adotou a estética da história em quadrinhos “V de Vingança”, no qual milhares de pessoas usam uma máscara idêntica ao do enredo para evitar sua identificação pelas autoridades.
No ano passado, o “Anonymous” também se uniu aos protestos contra as eleições iranianas, vencidas pelo líder Mahmoud Ahmadinejad e consideradas fraudulentas pela oposição.
Em seus protestos, o “Anonymous” qualificou seus ataques como “Operation Payback” (Operação Vingança), mas, desde que o WikiLeaks começou a publicar as correspondências secretas da diplomacia americana e o site começou a sofrer assédio de empresas e Governos, o “Anonymous” decidiu lançar a “Operação Vingar Assange”.
“O WikiLeaks está apagado por Ataques de Negação de Serviços (DDoS). Há razões para crer que os Estados Unidos estão por trás, devido à natureza do vazamento (de documentos) do domingo 28 de novembro”, assinalou o grupo em seu site.
“Embora não estejamos filiados ao WikiLeaks, lutamos pelas mesmas razões. Queremos transparência e combatemos censura”, acrescentou o grupo. “Não podemos permitir que isso aconteça”.
“Por isso, vamos utilizar nossos recursos para aumentar a conscientização, atacar aqueles contrários e apoiar aqueles que estão ajudando a levar nosso mundo à liberdade e democracia”, finalizou a mensagem.
(…)
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Wikileaks: Parem com a perseguição !
A campanha de intimidação massiva contra o WikiLeaks está assustando defensores da mídia livre do mundo todo.
Advogados peritos estão dizendo que o WikiLeaks provavelmente não violou nenhuma lei. Mas mesmo assim políticos dos EUA de alto escalão estão chamando o site de grupo terrorista e comentaristas estão pedindo o assassinato de sua equipe. O site vem sofrendo ataques fortes de países e empresas, porém o WikiLeaks só publica informações passadas por delatores. Eles trabalham com os principais jornais (NY Times, Guardian, Spiegel) para cuidadosamente selecionar as informações que eles publicam.
A intimidação extra judicial é um ataque à democracia. Nós precisamos de uma manifestação publica pela liberdade de expressão e de imprensa. Assine a petição pelo fim dos ataques e depois encaminhe este email para todo mundo – vamos conseguir 1 milhão de vozes e publicar anúncios de página inteira em jornais dos EUA esta semana!
http://www.avaaz.org/po/
O WikiLeaks não age sozinho – eles trabalham em parceria com os principais jornais do mundo (NY Times, Guardian, Der Spiegel, etc) para cuidadosamente revisar 250.000 telegramas (cabos) diplomáticos dos EUA, removendo qualquer informação que seja irresponsável publicar. Somente 800 cabos foram publicados até agora. No passado, a WikiLeaks expôs tortura, assassinato de civis inocentes no Iraque e Afeganistão pelo governo, e corrupção corporativa.
O governo dos EUA está usando todas as vias legais para impedir novas publicações de documentos, porém leis democráticas protegem a liberdade de imprensa. Os EUA e outros governos podem não gostar das leis que protegem a nossa liberdade de expressão, mas é justamente por isso que elas são importantes e porque somente um processo democrático pode alterá-las.
Algumas pessoas podem discordar se o WikiLeaks e seus grandes jornais parceiros estão publicando mais informações que o público deveria ver, se ele compromete a confidencialidade diplomática, ou se o seu fundador Julian Assange é um herói ou vilão. Porém nada disso justifica uma campanha agressiva de governos e empresas para silenciar um canal midiático legal. Clique abaixo para se juntar ao chamado contra a perseguição:
http://www.avaaz.org/po/
Você já se perguntou porque a mídia raramente publica as histórias completas do que acontece nos bastidores? Por que quando o fazem, governos reagem de forma agressiva, Nestas horas, depende do público defender os direitos democráticos de liberdade de imprensa e de expressão. Nunca houve um momento tão necessário de agirmos como agora.
Com esperança,
Ricken, Emma, Alex, Alice, Maria Paz e toda a equipe da Avaaz
Fontes:
Fundador do site WikiLeaks é preso em Londres:
http://ultimosegundo.ig.com.
Visa e MasterCard se unem ao boicote contra WikiLeaks:
http://exame.abril.com.br/
Hackers lançam ataques em resposta a bloqueio de dinheiro do Wikileaks:
http://www.google.com/
Conheça o homem por trás do site que revelou documentos secretos americanos:
http://www.correio24horas.com.
O criador do WikiLeaks, entre a sombra e a busca pela verdade:
http://www.google.com/
Saiba mais sobre os telegramas diplomáticos:
http://ultimosegundo.ig.com.

Apoie a comunidade da Avaaz! Nós somos totalmente sustentados por doações de indivíduos, não aceitamos financiamento de governos ou empresas. Nossa equipe dedicada garante que até as menores doações sejam bem aproveitadas -- clique para doar.
A Avaaz é uma rede de campanhas globais de 5,6 milhões de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e visões da sociedade civil global influenciem questões políticas internacionais. ("Avaaz" significa "voz" e "canção" em várias línguas). Membros da Avaaz vivem em todos os países do planeta e a nossa equipe está espalhada em 13 países de 4 continentes, operando em 14 línguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
PROJETO DE SAMBA "RESGATE" DE PORTO ALEGRE EM FLORIPA
Ao longo do tempo, o Projeto Resgate realizou e diversas rodas, incluindo a participação de outros grupos e artistas, como Central do Samba (RS), Núcleo de Samba Jequitibá (SP), Império Serrano, Moacir Luz e Gabriel da Muda, Nei Lopes e Rui Quaresma, entre outros.
Desde o início de 2010, o projeto realiza suas rodas na Galeria Dois Pontos, espaço cultural que integra livraria, café e outros eventos na área de cultura e conhecimento. As rodas acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês.
Felicidades, um forte abraço e um grande beijo.
Artur de Bem
(48) 9969-0311
http://arturdebem.blogspot.com
UFSC recebe evento contra corrupção nesta quinta-feira
Após o coffee break, a Comissão apresenta o anteprojeto “O sentido da ética na UFSC” e lança o Concurso de Monografia homônimo. Antes do encerramento haverá a premiação do 4º Concurso de Desenho e Redação da CGU. “Pretendemos com o evento divulgar nossas ações para 2011 e provocar a reflexão do sentido da ética na UFSC”, explica a secretária da Comissão, Rogéria D’El Rei Martins.
De acordo com o coordenador da campanha em Santa Catarina, Afonso Ghizzo Neto, a solenidade tem viés duplo. “Temos que ter humildade e consciência de que devemos somar ideias de áreas diferentes. É uma contribuição conjunta para um problema que é de todos”, lembra. O segundo objetivo é levar as pessoas à reflexão. “Não vamos solucionar o problema do dia para a noite, mas vamos provocar as pessoas a pensar mais sobre o assunto”.
O evento tem o apoio de doze instituições: Associação dos Membros dos Tribunais de Contas, Controladoria-Geral da União, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, Fundação Casan, Instituto Consciência e Cidadania, Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, Observatório Social Florianópolis, Receita Federal do Brasil, Secretaria de Estado da Fazenda, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas de Santa Catarina.
1a. FESTA DA CULTURA AÇORIANA DE IMARUÍ
Cristiane Mohr
Jornalista (SC 1250 JP)
Fone: (48) 9989-6350
terça-feira, 30 de novembro de 2010
O Baiacu de Alguém convida para o LANÇAMENTO DO SAMBA DO CARNAVAL 2011
É neste sábado, dia 04 de dezembro, a festa do lançamento do samba para o carnaval 2011!
Esperamos todos vocês!
http://www.baiacudealguem.com.br/
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
7a edição do Dia Nacional do Samba em Floripa homenageia Seu Lidinho e Noel
Franklin defende refunda��o do Ministério das Comunicações e diz que não há cerceamento da imprensa
- 25/11/2010 |
- Elaine Patricia Cruz
- Ag�ncia Brasil
“Ficamos um tempão sem discutir comunicação, desde o tempo do Sérgio Motta [ministro das Comunicações no governo Fernando Henrique Cardoso]. Chegou a hora de discutir e é preciso um ministério que planeje, formule, execute e que seja um centro de gravidade da política de comunicação no Brasil”, afirmou o ministro, depois de participar da abertura do Seminário Cultura Liberdade de Imprensa, promovido pela TV Cultura.
Aos jornalistas, Franklin Martins voltou a dizer que não há cerceamento da imprensa no país que é “livre para falar o que quer e não falar o que não quer” e até mesmo para “botar o presidente da República sob crítica”. Segundo ele, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre garantiu a liberdade de imprensa não por ser uma “dádiva”, mas por ser uma conquista da sociedade.
Para o ministro, o estabelecimento de um marco regulatório para o setor, a exemplo do que ocorre em outros países, não significa um atentado à liberdade de imprensa.
“É um fantasma dizer que a imprensa está sendo ameaçada. Ameaçada por quem?”, indagou o ministro, ressaltando que seu compromisso pessoal com a liberdade de imprensa não é de “conveniência ou de circunstância”, mas de “alma”.
Franklin disse que deixará o governo no dia 31 de dezembro, assim que terminar o mandato do presidente Lula, por motivos pessoais. “Fico até o dia 31 de dezembro. A partir daí Franklin Martins vai desencarnar”, brincou o ministro.
Ele declarou ainda que deixará à presidenta eleita, Dilma Rousseff, um anteprojeto de lei complexo, mas consistente para modernizar a legislação sobre a mídia no país. “Estamos trabalhando para deixar para a ministra Dilma um anteprojeto em cima do qual ela possa trabalhar. Ela é livre para mandar ou não para o Congresso. Ela vai decidir.”
Edição: Lílian Beraldo
Cabaré Circo Floripa neste fim de semana no Teatro da UFSC
A terceira versão do "Cabaré Circo Floripa" tem o objetivo de levar ao
público uma apresentação diversificada. Teatro, música, dança e circo
compõem o molde do espetáculo que já acontece há mais de 10 anos no
Brasil, na América Latina e Europa.
No palco, a banda Jumping Jacks é a responsável pela música. Dividirá
lugar com os mágicos, equilibristas, malabaristas e palhaços. Além da
apresentação de dança de rua, do ventre e dança afro. A interação com
o público é garantida.
Sobre o Grupo
O Movimento Cabaré Circo Floripa nasceu em 2009, com a proposta de
integrar Florianópolis a esse método artístico nacional e
internacional e de fortalecer propostas que acolham e reúnam a
diversidade artística da ilha. Veja mais sobre a proposta do trabalho
no blog www.circofloripa.blogspot.com e assista ao vídeo-release abaixo.
Patrocinadores
Japex - Japanese Food
Sayuri Produtos Orientais
Miyoshi - Cozinha Oriental
Apoio Cultural
Recicla Print
Traço Cia. de Teatro
O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC) da
Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC.
SERVIÇO:
O QUÊ: Apresentação do espetáculo "Um Pulo na Diversidade". 3° Cabaré
Circo Floripa.
QUANDO: Dia 27/11, sábado, às 20 horas (Classificação: 15 anos) e dia
28/11, domingo, às 16 e às 19 horas (Classificação Livre).
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da igrejinha. Praça Santos Dumont,
Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: R$ 10,00 (entrada inteira) e R$ 5,00 (meia).
CONTATO: Teatro da UFSC / DAC: (48) 3721-9348 - www.dac.ufsc.br
PRODUÇÃO: (48) 3236-2269 ou 8837-8414 (Ana)
Blog: www.circofloripa.blogspot.com
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Lula diz que Brasil tem sede de discutir comunicação
- 24/11/2010 |
- Reda��o
- Rede Brasil Atual
"Regulação dos meios de comunicação existe no mundo inteiro. Não tem mais como fugir deste debate no Brasil. A Dilma é quem vai fazer esse debate, e certamente vai mandar para o Congresso Nacional, e aí vocês entrarão em campo, meus caros”, afirmou o presidente, que comemorou os resultados da Conferência Nacional de Comunicação.
Também sobre comunicação, o presidente chamou de “estupidez” tentativa de controlar a Internet, referindo-se ao polêmico projeto de lei apresentado pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), conhecida como “AI-5 Digital” pelos militantes da liberdade de informação.
Reforma política
Lula também defendeu a realização de uma reforma política que fortaleça os partidos políticos e inclua o financiamento público de campanhas. “É preciso fortalecer partidos, que eles tenham mais responsabilidade. Se necessário, que se faça uma constituinte exclusiva, eu apoio. Mas isso tem que sair”, afirmou o presidente. Lula defendeu o financiamento público de campanha, para facilitar a fiscalização dos recursos. Segundo o presidente, os partidos do bloco de esquerda precisam buscar os pontos de convergência e divergência sobre o tema e construir uma proposta consensual.
Participam da entrevista os seguintes blogueiros: Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), Conceição Lemes (Vi o Mundo), William Barros (Cloaca News), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasília, Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna).
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Curtindo a Gafieira todas as quartas no La Pedreira!

Curtindo a Gafieira é um show com músicas autorais e reeleituras de vários compositores do gênero.
O Samba de Gafieira (estilo de dança de salão derivado do maxixe dançado no início do século XX), tem por objetivo resgatar a gafieira trazendo para Florianópolis a arte inovadora da dança ultrapassando os anos em que este gênero se fez.
Onde? Espaço Multicultural La Pedrera – Av. Afonso Delambert neto, 315, Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC
Reservas pelo telefone: (48) 3209.9031
Quarta-feira a partir das 21:00 horas.
Ingressos: Feminino R$ 5,00 até às 23:00 horas, após este horário R$ 10,00 reais
Masculino R$ 10,00 até às 23:00 horas, após R$ 15,00 reais
Casais até às 23:00 horas, R$ 10,00 e após R$ 20,00 reais
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
sábado, 20 de novembro de 2010
Comentário preconceituoso de Luiz Carlos Prates gera reação no Senado de Ideli Salvati
Veja o comentário do PRATES
e a reação no Senado da Senadora Ideli Salvati
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Celso Vicenzi lança livro: GOL É ORGASMO
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
A Magia das Bruxas invade Santo Antonio de Lisboa
O filme é sobre duas curandeiras, mãe e filha, que vivem uma vida simples numa comunidade de pescadores de Florianópolis. Seus poderes são amplamente respeitados pelos moradores do bairro e usam ervas, poções e rituais para curar. Mas a filha Maria, bela e sedutora, aprende que a melhor forma de cura é o amor. Elas encontram obstáculos
impostos pela inveja de Raquel. A narrativa é feita de uma forma simbólica e poética usando mitos e costumes que fazem parte do cotidiano e imaginário da ilha de Santa Catarina.
A entrada é gratuita e após a exibição de BRUXAS,haverá bate-papo sobre a produção e apresentação de Sueli Ramos, acompanhada de Marcelo Gasparini no baixo e Mark na bateria.
Baiacu de Alguém celebra DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Para comemorar o dia 20 de novembro, dia da Consicência Negra em homenagem a herança de Zumbi dos Palmares, o Baiacu de Alguém promove sessão especial no Cine Clube Pescadores de Cultura. No sábado (20), às 20 horas, será exibido o filme TERRA DEU, TERRA COME, premiado como Melhor Documentário Brasileiro 2010 É tudo Verdade e Melhor Filme Mostra Panorâmica e Troféu Cidade de Gramado 38º Festival de Gramado.
TERRA DEU, TERRA COME conta a história de Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, que comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que
nos põem em dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma auto-mise-enscène instigante.
No filme, não se sabe o que é fato e o que é representação, o que é verdade e o que é um conto, documentário ou ficção, o que é cinema e o que é vida, o que é africano e o que é mineiro, brasileiro.
Após a exibição e discussão do filme, a festa do Dia da Consciência Negra contará com roda de samba e comida típica da cultura afrobrasileira.
Grupo Musical A Corda em Si volta ao lugar onde tudo começou e apresenta "O Som do Vazio"

O SOM DO VAZIO - Para ver, ouvir e sentir.
Fernanda Rosa - VOZ
Mateus Costa - CONTRABAIXO ACÚSTICO
Dia 18.11 no Projeto 12:30 acústico
Teatro da UFSC- Ao lado da Igrejinha
Entrada franca.
O Espetáculo conta com a participação de Dimi Camorlinga no pandeiro, Eva Figueiredo no Clarinete, Larissa Galvão na Flauta Transversal e Adriana Cardoso na voz, além de figurino, cenário e iluminação preparados exclusivamente para o Show, como um diálogo entre diferentes áreas artísiticas, que se desenvolve em torno do conceito do Vazio.
O Show acontece no próximo dia 18, uma Quinta-Feira, como o nome do projeto prevê, às 12:30h. O local é fácil de encontrar, e de conhecimento de muitos: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, na Praça Santos Dumont, Trindade. Entrada Franca.
O CD O Som do Vazio estará à venda no local por R$20,00.
Mais informações:
www.acordaemsi.wordpress.com
www.myspace.com/acordaemsi
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Show nossos compositores com Denise de Castro no Café Coisas de Maria e João

SHOW NOSSOS COMPOSITORES
Resgatar e divulgar a música feita em Santa Catarina, bem como seus autores, é a proposta do Projeto Nossos Compositores.
O show percorre o tempo viajando através das canções com o melhor da música produzida em Santa Catarina. Cláudia Barbosa (voz), Denise de Castro (piano e voz) e Gilson "Baixinho" Duarte (percussão) interpretam as músicas de compositores catarinenses como Luiz Meira, Beto Mondadori, Daniel Lucena, Zuvaldo Ribeiro, Tatiana Cobbett e Marcoliva, Nara Lisboa, Álisson Motta, Jorge Coelho, Osvaldo Ferreira de Melo, Aníbal Nunes Pires, Valdir Agostinho, Marcelo Muniz, Neco, Bom Partido, Denise de Castro, Baixinho, Luiz Henrique Rosa e Zininho.
SERVIÇO:
Dia 13/11- sábado 21:30 hs
Local: Coisas de Maria João - Estrada geral do Sambaqui 1172
Couvert: R$10,00
Projeto de Quinta na Chopperia Essencial

Nesta quinta ( 11/11 ), a casa conta com a presença de JULIO BLACK E BANDA!
Essencial Choperia no trevo de Santo Antônio de Lisboa, casa climatizada e com estacionamento próprio.
Maiores informações: Ariane Silveira (48) 8462.5371
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Curtindo a Gafieira neste dia 10/11/2010

Onde? La Pedrera - Avenida Afonso Delambert Neto, 315 - Lagoa da Conceição
Quando? 10/11/2010 - quarta-feira
Horário? 21:30 hs
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
TV UFSC entrevista: Marcio Vieira- mídias sociais e a política-
No blog do Mercado vc pode encontrar a entrevista (divida em 3 partes) na seção "ciberativismo".
O Baiacu de Alguém convida para o próximo Sábado Cultural.
Rossano Cancelier, Ettore Bacci, Beto Bongê e Toni Dias relembram
clássicos de Demônios da Garoa, Noel Rosa, Chico Buarque e muito mais.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Projeto nosso samba Floripa
olá marcio, nos encontramos no armazém vieira no samba, queria te mandar um cartaz pra vc colocar no blog mais e gostaria de colocar o seu link no meu blog e vice versa.. meu mail: alvarofausane@yahoo.com.br
Lançado edital para Oficinas de Arte-Educação nas Comunidades em 2011
A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) já está recebendo propostas para realização de atividades dentro do projeto Oficinas de Arte-Educação nas Comunidades – edição 2011. Artistas, artesãos e arte-educadores interessados em participar do processo de seleção pública podem se inscrever até 1º de dezembro, das 14h às 18h, na sede da FCFFC, no Forte Santa Bárbara. Ao todo, serão selecionadas 45 oficinas nas áreas de música, dança, artes visuais, teatro, artesanato, cultura popular e arte circense. As inscrições são gratuitas.
Cada candidato pode apresentar somente uma proposta de trabalho, elaborada conforme modelo disponibilizado no site da Fundação Franklin Cascaes (http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes). Juntamente com o projeto, o interessado deve anexar a documentação exigida no item 3 do edital, sob pena de desclassificação das propostas que não atendam às especificações do regulamento.
Seleção dos projetos
Os projetos inscritos para realização em 2011 serão analisados por uma comissão de seleção nomeada pela FCFFC, que vai avaliar a experiência artística do proponente, mediante apresentação do currículo. Também será considerada a qualidade educativa e artística das atividades sugeridas; originalidade, qualidade técnica e contemporaneidade da proposta; contribuição ao enriquecimento sócio-cultural dos alunos; e atratividade do tema.
Os selecionados receberão R$ 3.900,00 parcelados ao longo da execução do projeto, que terá duração de seis meses, com carga horária mensal de 20 horas. O material para as atividades será fornecido pela Fundação Franklin Cascaes, a partir da lista entregue pelo oficineiro durante a fase de inscrição.
Criado em 1995, o projeto Oficinas de Arte-Educação nas Comunidades completou 15 anos em 2010. A iniciativa tem como objetivo reforçar a auto-estima dos participantes, proporcionando oportunidades de geração de emprego e renda, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o convívio em comunidade.
As oficinas são realizadas em parceria com associações, escolas municipais e estaduais, conselhos comunitários, igrejas e centros culturais, incluindo as unidades sob responsabilidade da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), como o Teatro da UBRO, Centro Cultural Bento Silvério – Casarão da Lagoa e Casa das Máquinas.
Serviço:
O Quê: Edital para Oficinas de Arte-Educação nas Comunidades em 2011
Quando: inscrições até 1º dezembro de 2010
Quanto: gratuito
Público alvo: artistas, artesãos e arte-educadores
Áreas: música, dança, artes visuais, teatro, artesanato, cultura popular e arte circense
Total de Oficinas: 45
Entrega das propostas: Sede da Fundação Franklin Cascaes
Forte Santa Bárbara
Rua Antônio Luz nº 260 – Centro
(48) 3324-1415
Duração das oficinas: 6 (seis) meses
OBS: Os projetos devem ser entregues pelo proponente (presencial). Não serão aceitas propostas enviadas pelo correio
--
Dieve Oehme
Assessoria de Comunicação FCFFC
(48) 3324-1415 - ramal 213
(48) 9962-1069
imprensa.ffc@gmail.com
http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes
Monólogo ?Eu. você. Ela. A mãe? no Teatro da UFSC
Dias 05, 06 e 07 de novembro de 2010, de sexta a domingo, às 20h30
Em sua casa, ao se preparar para mais um dia de trabalho, ela se olha
no espelho e não se reconhece mais. Os questionamentos que surgem a
partir daí compõem o monólogo ?Eu. Você. Ela. A Mãe.? que estará em
cartaz no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, de 05 a 07 de
novembro, às 20h30. O projeto da montagem foi contemplado com o Edital
Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, do Estado de Santa Catarina.
A atriz Raquel Stüpp interpreta Laura, uma mulher totalmente entregue
à sua vida cotidiana, tomada pela mecanicidade e superficialidade que
imperam nos tempos atuais. A personagem se dedica tanto ao trabalho, à
família, a casa e aos amigos que acaba se esquecendo de si mesma.
Em meio aos dilemas afloram lembranças e traumas do passado. A
amargura e o autoritarismo materno marcaram tanto sua infância que até
hoje influenciam escolhas, relações, visão de mundo.
O projeto, contemplado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à
Cultura, é baseado no texto original da dramaturga Marina Monteiro
"Eu. Você. Minha Vizinha. A Mãe?.
A direção de Luciana Holanda confere à densidade do tema momentos de
ironia e humor, dentro de uma proposta realista na qual a personagem
explora o diálogo com o público em busca de cumplicidade.
Entre as voltas ao passado e a angústia do presente, Laura se entrega
a um mergulho íntimo e profundo tentando retomar as rédeas de sua
própria existência.
A atriz e a peça
Raquel Stüpp, 27 anos, é a atriz do monólogo e também a produtora do
espetáculo. Natural de Florianópolis, formou-se em Artes Cênicas pela
UDESC, em 2006. Faz parte do grupo Teatrando Por Aí (atriz) e é sócia
diretora da Irreal Produções Artísticas.
Segundo Raquel Stüpp, o texto da peça foi criado a partir de uma idéia
e improvisações: ?Eu e Marina Monteiro (a autora) tínhamos uma idéia
sobre o que falar e alguns trechos de textos de nossa autoria... Então
começamos a nos reunir em encontros práticos de trabalho. Marina me
propunha temas (filhos, marido, profissão, vaidade, etc) e eu fazia
improvisações. A partir das impressões que iam surgindo e, claro, da
imaginação de Marina, nasceu o texto "Eu. Você. Minha Vizinha. A Mãe",
no qual a beça é baseada.
O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC),
da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de
Santa Catarina (UFSC).
SERVIÇO:
O QUÊ: Monólogo ?Eu. Você. Ela. A Mãe?
QUANDO: Dias 05, 06 e 07 de novembro de 2010, de sexta a domingo, às 20h30
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont,
Trindade, Florianópolis-SC
QUANTO: Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
CONTATO: Teatro da UFSC / DAC: (48) 3721-9348 - www.dac.ufsc.br ?
PRODUÇÃO: (48) 9901-3369 - Blog: http://umespetaculo.blogspot.
Agenda do Grupo Portal do Choro

TODAS AS QUINTAS Á PARTIR DO DIA 4 DE NOVEMBRO: SHOW NO EMPORIUM DAS ARTES:PRAIA DE ITAGUAÇÚ, PRÓXIMO AO TREVO DO ABRÃO. ATÉ LÁ AMIGOS!!
HORARIO: 21 AS 24HS
TODOS OS SABADOS ATÉ DEZEMBRO: SHOW NO QUIOSQUE DA BRAHMA DO SHOPPING ITAGUAÇÚ (SÃO jOSÉ)
E NESTE SÁBADO DIA 6: DAS 21 AS 23 HS, NO BAR DA BRAHMA, SHOPPING CRICIÚMA EM CRICIÚMA
JOÃO PAULO
Jeisson Dias no Bar Açores
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Amigo virtual vira real para 38% dos jovens, diz estudo
- 28/10/2010 |
- Patr�cia Gomes e Thiago Azanha
- Folha de S. Paulo
Levantamento foi feito com 10,5 mil jovens de 13 a 17 anos de 75 escolas privadas. 1/4 deles já ficou com alguém que conheceu na rede; especialistas veem essa possibilidade como algo positivo
Thiago Eburneo, 18, e Juliana Maziero, 17, se conheceram pelo Orkut há um ano. Ele adicionou o MSN dela, os dois começaram a conversar e descobriram que moravam na mesma rua, uma casa em frente à outra. Eram vizinhos havia dez anos, mas nunca tinham se falado.
Thiago e Juliana acabam de completar oito meses de namoro e integram uma geração que se habituou a conhecer pessoas pela internet.
Levantamento feito pelo Portal Educacional com 10,5 mil adolescentes entre 13 e 17 anos de 75 escolas privadas de todo o país mostra que 38% deles já transformaram amigos virtuais em reais.
Um quarto dos jovens que responderam ao questionário já ficou com alguém que conheceu na internet e 27% disseram ter usado as redes sociais para encontrar gente.
Dados do levantamento mostram que 90% dos adolescentes sabem que, ao se conectarem à internet, podem se expor a situações como ciberbullying e invasão de privacidade, mas 61% disseram não se preocupar.
Polo agregador
De acordo com o psiquiatra Jairo Bauer, que coordena a pesquisa, a internet é hoje um grande polo agregador de jovens. "Para que se dar ao trabalho de se deslocar até o shopping, quando o outro pode estar ao alcance de alguns toques no teclado?", questiona o médico.
Luciana Ruffo, psicóloga do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Informática, da PUC-SP, afirma que os relacionamentos construídos a partir da internet podem ser positivos, diferentemente do que muitos pensam.
"É possível encontrar pessoas com gostos parecidos. O contato virtual permite uma profundidade que nem sempre se tem na vida real."
Mas fazer amigos ou namorar alguém que se conheceu na internet, apesar de ser cada vez mais comum entre os jovens, é algo que assusta muitos pais, diz Betina von Staa, especialista no comportamento do jovem na rede.
Para Staa, a internet torna os desafios mais complexos, mas os conselhos a serem dados são os mesmos que os avós davam. "A internet dá acesso a mais gente, mas não é diferente do passado: tem que dizer para ter cuidado com a privacidade, escolher bem com quem anda."
fonte: FNDC
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
NOSSA TARDE EM DOSE DUPLA
DESDE AGOSTO, ÀS SEGUNDAS-FEIRAS, ESTÃO ACONTECENDO, NO RESTAURANTE RANCHO BEIRA-MAR, TARDES ANIMADAS, QUANDO PESSOAS DE VÁRIOS PONTOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS E ATÉ DE OUTROS MUNICÍPIOS MAIS DISTANTES REUNEM-SE PARA DANÇAR E CANTAR DESCONTRAIDAMENTE.
SEMPRE, COM A INTENÇÃO DE CONFRATERNIZAR, “NOSSA TARDE” PROCURA OFERECER ATRAÇÕES DIVERSIFICADAS AOS PARTICIPANTES DOS EVENTOS. PROCURAMOS NÃO DEIXAR QUE ALGUÉM ESTEJA SOZINHO NUMA MESA. TODOS SÃO APRESENTADOS, UNS AOS OUTROS E LOGO SE ESTABELECE UMA APROXIMAÇÃO E TROCA DE ENDEREÇOS, INFALIVELMENTE.
PARA ALEGRAR MAIS AS TARDES, INSTITUÍMOS ALGUMAS RODADAS DE BINGO ENTRE UMAS VOLTAS NO SALÃO AO SOM DA NOSSA MÚSICA AO VIVO.
COMO ESSA INICIATIVA ESTÁ DANDO MUITO CERTO FOMOS CONVIDADAS A REPETIR A DOSE NAS QUINTAS-FEIRAS, NO “ABSOLUTO CHOPP BAR”. ACEITA A PROPOSTA INICIAMOS A “NOSSA TARDE ABSOLUTA” NO DIA 7 DE OUTUBRO E, A PARTIR DE NOVEMBRO TAMBÉM TEREMOS, NAQUELE LOCAL, ALÉM DAS DANÇAS, AS RODADAS DE BINGO.
NOSSA PROGRAMAÇÃO, NOS DOIS PONTOS, PREVÊ A APRESENTAÇÃO DE MINI-SHOWS NO INÍCIO DE CADA MÊS ESTANDO PREVISTOS, PARA INICIAR NOVEMBRO OS SEGUINTES EVENTOS:
RANCHO BEIRA-MAR – DIA 15/11 - TARDE ESPANHOLA
ABSOLUTO CHOPP BAR - DIA 11/11 - TARDE GAÚCHA
ESPERAMOS CONTAR COM SUA PRESTIGIOSA PRESENÇA. LEVE SEUS AMIGOS E PASSEM UMA TARDE MUITO ANIMADA CONOSCO.
GRACY E IVONITA
ENDEREÇOS:
REST. RANCHO BEIRA-MAR – PRÓXIMO AO “KUXIXO’S” E “SACOLÃO”
ABSOLUTO CHOPP BAR – AV.PREF. OSMAR CUNHA, 313 – CENTRO
INFORMAÇÕES: IVONITA (91221469)/ GRACY (88242913)
Direito planetário e as eleições na CBN
De: Sidneya Magaly Gaya
Data: 27 de outubro de 2010 09:0
GRUPO DE PESQUISA DIREITO PLANETÁRIO, MEIO AMBIENTE E GLOBALIZAÇÃO
Caros amigos e colaboradores estamos convidando a todos a acompanharem
no dia 31 de outubro, a partir das 17h na CBN Diário, o programa
especial sobre o segundo turno das eleições presidenciais e a
perspectiva do Brasil que sai das urnas.
Este programa terá a participação do coordenador do nosso grupo de
pesquisa, professor ROGÉRIO PORTANOVA, que, a convite da CBN Diário,
estará fazendo análises, projeções e entrevistas com os protagonistas
do processo, juntamente com a equipe de jornalistas da CBN e outros
cientistas políticos.
Para os que estão em Florianópolis basta sintonizar AM no dial 740
MHZ, para os que querem acompanhar pela internet o site é:
www.radios.com.br/play/1_
Boa eleição a todos e exerça sua cidadania este domingo comparecendo para votar.
Equipe do GRUPO DE PESQUISA DIREITO PLANETÁRIO, MEIO AMBIENTE E GLOBALIZAÇÃO
UFSC/CCJ/Depto. Dto.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
LITERATURA CATARINENSE DE LUTO
Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br
Faleceu o escritor Lauro Junkes, maior divulgador da literatura catarinense das últimas décadas, também professor e presidente da Academia Catarinense de Letras.
Eu o considerava um participante do Grupo Literário A ILHA, pois desde o início do grupo, há trinta anos, ele divulgou as nossas atividades, nossas publicações e publicou textos no Suplemento Literário A ILHA. Inclusive, para provar isso, ele é um dos verbetes do meu livro “A Nova Literatura Catarinense – Escritores Catarinenses e o Grupo Literário A ILHA”, volume com biografia, bibliografia, fortuna crítica e amostra da obra de autores que participam ou participaram do nosso grupo.
Lauro sempre foi um incansável leitor e pesquisador da literatura que se produzia e se produz nesse estado Catarina, além de resgatar a obra de grandes escritores da terra, como Cruz e Sousa, Luiz Delfino e tantos outros.
Santa Catarina perde o porta-voz da sua literatura, o homem que dedicou grande parte de sua vida a apreciar e avaliar os novos escritores catarinenses, revelando novos talentos e valorizando cada nova obra que aparecia.
Ele era a sentinela sempre atenta, tomando conhecimento de tudo o que se escrevia em Santa Catarina, para registrar, publicando sua apreciação para que o público leitor também soubesse das novidades.
É uma lacuna que dificilmente vai ser preenchida. Lauro Junkes era a literatura catarinense personificada. Temos outros divulgadores da literatura catarinense, mas o trabalho como ele o fazia, não se fará mais. Ele não era, simplesmente, um crítico literário: era um apreciador, um incentivador, um motivador da cultura em nosso estado.
Vai fazer muita falta. Os escritores, os alunos, os amigos, o meio literário e cultural catarinense já sentem a sua ausência, já sentem a imensa perda que os acometeu. A saudade que ele deixa é grande e vai ficar muito maior.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Grupo Coisa da Antiga divulga a agenda do fim de semana
Rua Cônego Serpa, 20 – ao lado da Igreja.
Fone para reservas: 3235.1377
Couvert: R$ 7,00
Rodovia José Carlos Daux, 9090 - SC 401 km 9
Trevo de Santo Antonio de Lisboa - próximo a faculdade CESUSC
Couvert: R$ 10,00Chico Neis – voz e violão;
Fernanda Silveira – voz e cavaco;
Gabriela Flor – voz e pandeiro;
Jorge Pinto – voz e harmônica;
Douglas Delatorre (Dôga) – voz e percussão;
Fabrício Gonçalves – percussão.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Denise de Castro Trio no Empórium Bocaiúva

Florianópolis - SC
Fone: 3224-1670