quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Magia das Bruxas invade Santo Antonio de Lisboa

O lançamento do filme BRUXAS, rodado em Florianópolis, produzido e dirigido por Merly Costa, será na próxima quinta-feira (18), às 20 horas, no Cine Clube Pescadores de Cultura que fica na sede do Baiacu de Alguém em Santo Antonio de Lisboa.

O filme é sobre duas curandeiras, mãe e filha, que vivem uma vida simples numa comunidade de pescadores de Florianópolis. Seus poderes são amplamente respeitados pelos moradores do bairro e usam ervas, poções e rituais para curar. Mas a filha Maria, bela e sedutora, aprende que a melhor forma de cura é o amor. Elas encontram obstáculos
impostos pela inveja de Raquel. A narrativa é feita de uma forma simbólica e poética usando mitos e costumes que fazem parte do cotidiano e imaginário da ilha de Santa Catarina.

A entrada é gratuita e após a exibição de BRUXAS,haverá bate-papo sobre a produção e apresentação de Sueli Ramos, acompanhada de Marcelo Gasparini no baixo e Mark na bateria.

Baiacu de Alguém celebra DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Para comemorar o dia 20 de novembro, dia da Consicência Negra em homenagem a herança de Zumbi dos Palmares, o Baiacu de Alguém promove sessão especial no Cine Clube Pescadores de Cultura. No sábado (20), às 20 horas, será exibido o filme TERRA DEU, TERRA COME, premiado como Melhor Documentário Brasileiro 2010 É tudo Verdade e Melhor Filme Mostra Panorâmica e Troféu Cidade de Gramado 38º Festival de Gramado.

TERRA DEU, TERRA COME
conta a história de Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, que comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que
nos põem em dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma auto-mise-enscène instigante.
No filme, não se sabe o que é fato e o que é representação, o que é verdade e o que é um conto, documentário ou ficção, o que é cinema e o que é vida, o que é africano e o que é mineiro, brasileiro.

Após a exibição e discussão do filme, a festa do Dia da Consciência Negra contará com roda de samba e comida típica da cultura afrobrasileira.

Nenhum comentário: