sexta-feira, 18 de junho de 2010

4º FITA Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação começa neste domingo


Começa neste domingo, dia 20 de junho, o 4º Fita Floripa – Festival Internacional de Teatro de Animação -, com três espetáculos internacionais no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. São 55 apresentações em Florianópolis, Criciúma e Joinville, durante a semana de 20 a 27 de junho. Desde a primeira edição o Fita Floripa traz companhias da América Latina e da Europa e a cada ano multiplica o seu público. Na primeira edição, em 2007, foram 15 mil espectadores e em 2009, saltou para 30 mil. Para este ano são esperadas mais de 40 mil pessoas.

Os grupos europeus convidados para a edição de 2010 são da Bélgica, Espanha, França e Alemanha. Da América Latina, além de três representantes do Chile, há companhias brasileiras e catarinenses. O Fita Floripa está alinhado com os principais eventos do gênero do país e do mundo e conta com três espetáculos já apresentados no Festival Mondial des Théâtres des Marionnettes, de Charleville Mezières, na França, o maior evento do mundo em teatro de animação. É o caso de LIFE.stories, da cia Marc Schnitter Figuren Theatre, da Alemanha, o Ultimo Heredero, do grupo Viaje Inmovil, do Chile, Los Funestos Esponsales de Don Cristobal, da Pelele Marionetes (França/Espanha), e As Aventuras de Benedito, da Mamulengo Jatobá (Brasil).

O Festival surgiu em 2007 para ampliar o acesso a espetáculos com esta linguagem no Brasil e hoje é um dos principais eventos do gênero no país. Apresenta espetáculos para todas as idades e também oferece oficinas para quem deseja desenvolver as técnicas do teatro de animação.

A idealizadora é a professora de artes cênicas Sassá Moretti, que via a necessidade de um grande festival para que os alunos tivessem contato com as inúmeras possibilidades das técnicas de manipulação e o trabalho minucioso de reconhecidos grupos de teatro. O Fita Floripa ganhou corpo a partir da parceria com Zélia Sabino, do Departamento Artístico Cultural da UFSC, que divide com Sassá a organização de um festival que cresce a cada ano e enriquece o calendário artístico da cidade, ocupando praticamente todos os principais espaços culturais de Florianópolis.


SERVIÇO:

O QUÊ: 4º Fita Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação.
QUANDO: De 20 a 27 de junho.
ONDE: Centro de Cultura e Eventos, Concha Acústica e Teatro da UFSC, Centro de Artes da UDESC, Teatro Álvaro de Carvalho, Largo da Alfândega, Palácio Cruz e Sousa, Apae e Orionópolis (Florianópolis) e Teatro Elias Angeloni, Praça Nereu Ramos e Teatro de Arena (Criciúma) e Teatro do Sesc (Joinville).
QUANTO: Entrada gratuita, com exceção dos espetáculos no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Teatro da UFSC e Teatro Álvaro de Carvalho, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).


Outras informações pelo site www.fitafloripa.com.br, ou pelos telefones (48) 3721-7848, 4141-2116, 9146-0251, com Fifo Lima, Assessoria de Imprensa.

Visite também http://fitafloripa2010.blogspot.com/

Fonte: [CW] DAC: SECARTE: UFSC

Nenhum comentário: