segunda-feira, 21 de junho de 2010

Software livre: você tem medo do quê?

Marcelo Andrade*
Correio Braziliense/FNDC

Aceite. Não adianta mais fugir, tapar o sol com peneira. O software livre foi chegando devagar e, hoje, está instalado em muitos computadores dos servidores em órgãos públicos, das empresas privadas e, inclusive, nas residências. E com essa “popularidade” não é de se estranhar que as provas de concurso público usem, cada vez mais, esse assunto em suas questões. Tenha coragem e encare os fatos: breve, você será obrigado a usar um software livre, seja ele BrOffice ou Linux. Então, deixe de lado o preconceito e a preguiça: comece a se preparar imediatamente para provas e para a vida.

Writer, Calc e Impress, softwares do pacote de escritório BrOffice.org, já são usados com frequência para edição de textos, planilhas e apresentações de slides, rodando sobre a plataforma Windows, onde podem ser instalados sem nenhuma dificuldade, mesmo se o usuário já possui seus equivalentes funcionais Word, Excel e Power Point, de qualquer versão, disponíveis. É com certa tranquilidade que você irá encarar o BrOffice, pois sua interface gráfica, recursos, menus e botões são semelhantes aos do concorrente licenciado. Claro que existem grandes diferenças, mas você consegue descobri-las aos poucos, não são muitas. Até este momento, o software livre não assusta nem um pouco. Difícil mesmo é mudar de sistema operacional — trocar o seu habitual Windows por uma distribuição qualquer do Linux mete medo.

Não entre em pânico. Se as suas mãos ficam frias só de pensar em instalar e usar um sistema operacional diferente no seu computador, siga este meu conselho: respire fundo. Mais calmo? Acesse o site ubuntu-br.org/download, clique em Baixar Ubuntu – Download Direto e salve o arquivo no seu computador. Agora baixe e instale um programa para criar um CD especial deste endereço: www.baixaki.com.br/download/cdburnerxp.htm. Execute-o, clique duas vezes em Gravar imagem ISO, aponte para o grande arquivo .iso baixado e grave um CD. Reinicie o computador com o CD na leitora e peça para Testar o Ubuntu, quando solicitado. Você pode experimentá-lo sem a necessidade de modificar absolutamente nada no seu computador. Se conseguiu chegar até aqui, parabéns. Agora o Linux é seu amigo e vocês estão prontos para manter um relacionamento profundo. Clique por todos os lados, abra o Gerenciador de Arquivos e todos os programas que encontrar pela frente. Em especial, use o Terminal. Lembra do MS-DOS? Você gostaria de esquecê-lo pra sempre, mas as questões teimam em usar comandos na forma de texto. É preciso guardar o que cada um faz... alguns, ao menos.

Aí vai outra dica: faça todas as questões que puder. As bancas se repetem com muita frequência. Para conseguir resumos teóricos de Linux (com uma lista de comandos e diretórios, inclusive, para seu treino) e uma grande quantidade de questões, acesse o endereço br.groups.yahoo.com/group/marrrceloandrade.

Abra o seu coração. Aceite o diferente. O software livre é seu amigo. Conheça, admire, use, distribua. Persevere e seja feliz.

*Marcelo Andrade é professor de informática do IMP Cursos

Nenhum comentário: