quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Editorial: três anos do blog do Mercado Público de Floripa: será que vale a pena manter o Blog?























Amigos e blogueiros do Mercado Público de Floripa : agora, no final de dezembro de 2010 o nosso blog completou três anos.
           Isso mereceu de nossa parte, uma rápida análise para ver se esse trabalho voluntário, essa militância cultural e virtual, estava valendo a pena. Será que tem alguém lendo esse negócio?
Como muitos de vocês sabem, eu (Marcio) por força do meu trabalho de professor na UFSC, estou morando e trabalhado durante a semana em Araranguá, o que tem me  feito pensar sobre as dificuldades e o gasto de energia em várias atividades que desenvolvo paralelamente ao meu trabalho. Entre elas, estão os blogs diversidade autista (de que não abro mão) e o de cultura do Mercado Público. Na verdade, esses blogs,  principalmente o do Mercado Público, só está sobrevivendo, ou melhor, vivendo (muito bem),  por causa da rede social e virtual que está se formando em torno dele. Ou seja, por causa de vocês, pessoas reais, movimentos sociais e culturais reais, concretos. Ativistas, arteiros, artistas, gourmes,churrasqueiros, pescadores e pecadores dessa nossa Santa Catarina.  Vocês que realizam coisas, eventos, que vivem a música, a cultura, o teatro, o cinema, as festas, os eventos, a luta política, o futebol, que alimentam as conversas no Mercado Público de Floripa, que ajudam a valorizar o blog produzindo e enviando informações, notícias, fotos, vídeos, links.  Foi assim que ele se manteve durante esses três anos com uma média de 217 informações (Posts) por ano .
          Mas será que estamos produzindo e reproduzindo essa série de informações e alguém está lendo? Será que alguém se interessa pelo que estamos postando? Será que está servindo para que as pessoas leiam e produzam conhecimento? Será que essa nossa tentativa amadora, voluntária e militante de divulgar e destacar a cultura regional, que não tem o devido espaço na mídia tradicional, está sendo usada por alguém de algum canto desta ilha ou do planeta?
           Pensando nisso, fomos buscar os bastidores e as estatísticas do Blog do Mercado nas ferramentas do blogspot, coisa que na correria do dia-a-dia pouco fizemos até agora.
    Vamos aos números: Já tivemos mais de 10 mil acessos, sendo que nos últimos meses estamos tendo uma média de 1400 acessos por mês. Confesso que ficamos (a equipe) surpresos com os números. Afinal nosso blog não tem nenhuma pretensão profissional e é feito sem nenhuma grande estrutura de marketing e sem nenhuma verba. Só pra terminar, falando um pouco mais da blogosfera e do fascínio, da curiosidade,  da relação entre a globalização e a web: foi obviamente do Brasil (8.911)  o lugar onde mais houveram mais acessos ao nosso blog, mas também tivemos acessos dos seguintes países :


Estados Unidos: 
337
Portugal
: 199
Alemanha:
 68
Canadá
: 53
Argentina
: 45
França : 
44
Rússia
: 35
Índia
: 21
Holanda:21


Como tem manezinho espalhado por esse planeta, ein istepo?

Um abraço a todos e feliz 2011

10 comentários:

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Elvis Poletto

data 6 de janeiro de 2011 08:55
atrás)

Márcio,
Sempre que posso dou uma "passadinha" no blog. Mantenha. Feliz 2011. Abraço.

Elvis.

Anônimo disse...

haini wahlheim
6 de janeiro de 2011 10:54


Amigo Márcio,
Parabéns pelos números, já era de se esperar o sussesso. Continue militando e se eu puder ser útil!?!
Grande abraço
Haini

Anônimo disse...

haini wahlheim
6 de janeiro de 2011 10:54


Amigo Márcio,
Parabéns pelos números, já era de se esperar o sussesso. Continue militando e se eu puder ser útil!?!
Grande abraço
Haini

Anônimo disse...

Silvia Burela

data 5 de janeiro de 2011 21:41


o
Oi Marcio para min é muito importante recever o Blog do Mercado , é um jeito de estar lá , nessa cidade tao maravilhosa que eu tanto amo, por isso que peso que continue com seu trabalho.
Muitos beijos , fico aqui esperando o proximo Blog.
Silvia Corazón rojo SonrisaRosa rojaNota
da Argentina

Marcio Vieira de Souza disse...

MEU QUERIDO AMIGO, POSSO SER BEM "RASTEIRA"?????
QUE PERGUNTA MAIS BOBA ...
CLARO QUE ESTÁ VALENDO MUITO. SE ACHARES QUE EU POSSA SER MAIS
PARTICIPANTE E NÃO APENAS UMA "REPASSADORA" DAS TUAS MENSAGENS, ME
CONVOCA QUE EU TEREI MUITO PRAZER EM FORMAR PARTE DA TUA EQUIPE DE
COLABORADORES..
"EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE..."
UM BEIJO
- IVONITA

Anônimo disse...

Cia Do Pastel
atrás)

Oi Marcio,
Adoro seu blog, não acompanhao mais por problemas que estão sendo solucionado, mas vc é ótimo, nos deixa sempre antenadas, grata

Jackie Assis

Ah!

Ainda quero conversar contigo sobre prtojetos sociais e captação de recursos, tá lembrado? sou da Capta Consultoria, estou precisandfo da sua ajuda, vamos fazer parceiras. AGUARDO NSEU RETORNO.

|bEIJOS

JACKIE

Anônimo disse...

Olá, querido Márcio
Não são somente manézinhos que lêem o seu blog, mas os "não manézinhos" também, assim como eu.
Parabéns pelos três anos de trabalho e acredite, este blog tem feito a diferença.
Bjinhos
Nelly
RIO DE JANEIRO

5 de janeiro de 2011 22:02

Anônimo disse...

É claro que vale a pena.
Continue sempre e parabéns.

Grande abraço

Wilson

Anônimo disse...

Helena Pires
atrás)

Querido nos lemos as materias porem nao temos a cultura de comentar nem de criticar nem de elogiar ; Teu blog nos deixa a par de noticias nos deixa atualizados com os acontecimentos e eu nem sou manezinha imagina quem seja persista e solicite opiniao mesmo se for pra critica Helena